segunda-feira, 13 de maio, 2024
24.1 C
Natal
segunda-feira, 13 de maio, 2024

UFRN oferta 6.878 vagas pelo SiSU

- Publicidade -

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte irá oferecer 7.987 vagas para ingresso dos alunos em 2016.  Deste total, 6.878 serão para acesso à Universidade por meio de seleção pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) – o mesmo disponibilizado este ano. Diferente dos anos anteriores, explica a pró-reitora de graduação da UFRN, Maria das Vitórias Vieira de Almeida, não houve criação de novos cursos. O aumento de 122 vagas ficou por conta da da abertura de vagas para atender convênios celebrados entre países africanos e a UFRN, com cadeira em diversos cursos.
Professor Jailson Nobre repassa o conteúdo de Física das vídeo-aulas do projeto #TNnoEnem
A manutenção dos cursos se deu em virtude de cortes no orçamento das universidades que  impossibilitou planos de expansão a oferta de vagas e curso, o que geraria aumento do gasto com despesa de pessoal e infraestrutura. “Tivemos que nos adequar a situação econômica do país e o nosso planejamento priorizou manter a qualidade dos cursos da grade, em vez da  expansão para ingresso via SiSU”, explica a pró-reitora de graduação. Em 2015, a UFRN ofertou 7.704 vagas para ingresso em 101 cursos de graduação, por meio de diversos tipos de processos seletivos.

O SiSU tem sido o principal mecanismo de acesso à Universidade nos últimos três anos, desde que a UFRN aderiu a forma de acesso. Com as provas do Enem previstas para os dias 24 e 25 deste mês, o processo de seleção deverá ocorrer em novembro. “É um mecanismo satisfatório e democrático, que unifica a possibilidade de concorrer em várias universidades públicas do país”, disse.

As demais 1.109 vagas para o próximo ano serão disponibilizadas por meio de processos seletivos específicos e convênios. A maior parte, 750 destas entradas serão em vagas para Processo Seletivo de Reingresso de 2º Ciclo, nos Cursos de Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT) e Bacharelado em Tecnologia de Informação (BTI).

“Estes são cursos em que o aluno aprovado pelo SiSU, curca o bacharelado durante três anos e depois, de forma mais madura, faz novo processo para escolher a graduação”, explica a pró-reitora. As vagas serão em cursos como engenharia de produção, alimentos, mecânica, elétrica, engenharia de software e ciências da computação.

Outras  80 ingressos se darão por meio do Programa de Estudantes Convênio de Graduação, chamado PEC-G. Serão 80 vagas em cursos de graduação para estudantes da Guiné Bissau, República do Congo entre outros. E 62 vagas foram destinadas a estudantes que já fazem cursos na UFRN, nos campi Natal, Currais Novos ou Caicó, por meio do processo de mobilidade interna, que permite ao aluno pagar uma ou mais disciplinas em campus distinto do seu.

Os alunos aprovados, por nota no Enem, para os cursos de Música, Teatro e Letras-Libras em vez de entrar pelo sistema unificado terão ainda um processo seletivo específico com oferta de 186 vagas.

Simulado
O novo simulado do projeto #TNnoEnem foi liberado ontem para os estudantes que desejam testar os conhecimentos para as provas que acontecem nos dias 24 e 25 de outubro. Dessa vez, as questões são da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que inclui as disciplinas de física, química e biologia. As provas foram elaboradas pela equipe do CDF Colégio e Curso, parceiro da TRIBUNA DO NORTE no projeto. O gabarito será disponibilizado às 15h desta quarta-feira (14) no hotsite especial do Enem.

Lançadas em setembro, as vídeo-aulas tem cerca de 20 minutos de duração e abordam todas as áreas do conhecimento. As próximas serão liberadas nos dias 17, 23 e 24 de outubro.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas