sexta-feira, 19 de abril, 2024
28.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

UFRN recebe o Encontro Regional de Ensino de Astronomia

- Publicidade -

A cidade de Natal vai sediar o 30º Encontro Regional de Ensino de Astronomia (EREA). O evento acontecerá, entre os dias 23 e 26 de julho, no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O EREA será realizado pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) em parceria com o Departamento de Física Teórica e Experimental da UFRN, entre outras instituições. O encontro contará com palestras, minicursos e oficinas. Entre as muita atividades que serão oferecidas, o público aprenderá a construir foguetes de garrafa pet, lunetas com tubos de PVC e relógios de Sol.

Para a Dra. Silvia Calbo Aroca, coordenadora local do evento, o EREA será voltado para professores de todos os níveis, universitários e interessados em Astronomia ou Astronáutica. “Esse encontro surge para tentar suprir a carência do ensino de astronomia de qualidade em sala de aula”, ressalta.

A coordenadora do evento ainda destaca a interação entre trabalhos do Brasil. “Vários profissionais de educação do Rio Grande do Norte e seus alunos têm desenvolvido trabalhos de astronomia, mas tiveram poucas chances de expor para a comunidade. O EREA também vai proporcionar uma troca de experiências e conhecimentos com especialistas da área, permitindo um intercâmbio entre professores, estudantes, pesquisadores e astrônomos” lembra.

Segundo o professor e astrônomo, Dr. João Canalle, coordenador nacional da OBA, o EREA tem como missão debater e compartilhar práticas pedagógicas voltadas ao ensino da Astronomia e divulgar o valor dessa ciência em âmbito regional. “Queremos ainda realizar uma integração entre educadores, pesquisadores, estudantes e astrônomos”, destaca.

Durante todo o ano, a OBA realiza os Encontros Regionais de Ensino de Astronomia (EREAs). O programa – que existe desde 2009 – é realizado com parcerias locais e principalmente com recursos obtidos junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e junto ao Instituto Nacional de Estudos Espaciais (INespaço). Quem deseja organizar um EREA em sua região, basta entrar em contato com a secretaria ([email protected]).

Serviço:

EREA – Natal (RN)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Endereço: Avenida Senador Salgado Filho, 3000 – Lagoa Nova  Natal – RN
Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA – http://www.oba.org.br)

Programação:

http://www.dfte.ufrn.br/erea/

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas