sexta-feira, 29 de março, 2024
30.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Última Forma I

- Publicidade -

João Mariano Sepúlveda (Cardiogeriatra) – www.medicareclinica.com.br @no_formol

Freqüentemente pacientes, amigos querem saber o que há de novo em estudos sobre suplementos, estilo de vida etc. Aqui vão algumas:

Três do café

O ácido clorogénico, um composto antioxidante encontrado em abundância no café cru, parece prevenir a degeneração macular da retina, os ratos que receberam o ácido clorogénico não desenvolver danos na retina por reduzir significativamente a apoptose das células da retina . o consumo de café pode ajudar na prevenção da degeneração da retina.”
Estudos sobre a relação entre dieta e demência, quanto ao  consumo alimentar diário, revelam que uma maior ingestão de gorduras saturadas esta ligada redução das funções cognitivas e memória! Favorecendo a demencia. Podendo ser neutralizadas por quem consome em media de 3-5 xicaras de café por dia, que parecem ter um menor risco!
Segundo resultados do estudos recentes em asiaticos, beber duas ou mais xícaras de café por dia pode reduzir drasticamente, (ate 66%) o risco de morrer de cirrose hepática não viral.

Uma do vinho
Indivíduos com rins saudáveis ??que beberam ao menos de um copo de vinho por dia tiveram, 37% menos risco de ter doença renal crônica do que aqueles que não bebiam vinho. Os que ja estavam em IRC, reduziram em 29% a invidencia de doencas cardiacas!

Duas do chocolate
Tanto a rigidez arterial e a adesão de células brancas do sangue são conhecidos factores que desempenham um papel significativo na aterosclerose. O consumo de 70 gramas de chocolate amargo, ao dia, com alto teor de flavonóides.

Ajudou a restaurar a flexibilidade das artérias e reduzir a adesividade das células brancas do sangue nas paredes dos vasos sanguíneos.

O consumo regular de cacau pode ajudar a prevenir o ganho de peso e diabetes. Recentes resultados mostraram que a adição destes compostos, conhecido como procianidinas oligoméricas (PCs),  na alimentação fez  diferença na prevenção do ganho de peso, e também melhora a tolerância à glicose, o que poderia ajudar a prevenir a diabetes tipo 2. Os pesquisadores concluíram: “Os PCs Oligoméricas parecem possuir o maior antiobesidade e bioatividades antidiabéticos dos flavonóides presentes no cacau, especialmente nas baixas doses utilizadas para o presente estudo.”

Uma das algas
Estabilizadores de alimentos, alginatos (compostos de algas) são compostos de longas cadeias de açúcares – guluronato e manuronato, tem propriedades químicas que inibem a absoção de gorduras  pelo organismo.  Adicionados a alimentos regularmente, podem agir no sentido de reduzir a absoção de gorduras

Mais a ameixa australiana.
A ameixa Kakadu (Terminalia ferdinandiana) cresce selvagem no Território do Norte e Austrália Ocidental, onde ele é usado como um alimento tradicional e da medicina por pessoas indígenas. Comparado com curcumina – o composto do açafrão, encontra-se em fase de ensaios clínicos como uma terapia de Alzheimer!
A ameixa Kakadu é agora reconhecida por ter pronunciada capacidade antioxidante, e ser uma fonte abundante de taninos e ácido elágico, podendo deter futuro potencial como terapia de Alzheimer.

A amêndoa para concluir

Recentes trabalhos sugerem que a ingestão de amêndoa com pele, pode levar a uma melhora no perfil da microbiota intestinal e uma modificação das atividades bacterianas intestinais. Infere-se que as amêndoas com peles possuem potenciais propriedades Probióticas gerando as bacterias saudaveis,
Bifidobacterium spp. e Lactobacillus spp.
Bom Domingo! Boa Copa!

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas