quinta-feira, 28 de março, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Um Brasil desafiador

- Publicidade -

Luiz Antônio Felipe [ [email protected]]

Os números da economia brasileira, no primeiro semestre de 2014, deixam qualquer analista confuso. De um modo geral as vendas não cresceram, a balança comercial é deficitária, o PIB é um dos piores do trimestre, o empresariado continua desconfiando do desempenho da economia, entre outros problemas como a elevada taxa de juros e da carga tributária. Mesmo assim, o “Indicador Serasa Experian”, apura que o número de novas empresas no país bate ?recorde para o mês de abril. Acrescenta que depois do  carnaval, com a diminuição na quantidade de novos  negócios, os empresários retomaram o pique: em abril, foram criadas 163.023 novas empresas no País, quantidade 7,9% maior comparada a março, o maior valor da série histórica, iniciada em 2010, para um mês de abril. O número de empresas no país chegou a 5,2 milhões em 2012, segundo o IBGE. Agora pergunta-se: Como se aposta em uma economia abrindo uma empresa com tantos números negativos?

REALIDADE
Além da queda de confiança do empresariado do comércio, a indústria também está mais pessimista, diz a pesquisa de maio da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O Índice de Confiança da Indústria (ICI) caiu 5,1% em maio ante abril, passando de 95,6 para 90,7 pontos, um resultado que representa a maior variação negativa na margem desde dezembro de 2008.

Supermercados
Mais investimentos na área varejista. A bandeira Assaí, do Grupo Pão de Açúcar, está concluindo a sua primeira loja no RN, às margens da BR 101, próxima ao Atacadão e ao Shopping do Carro. Já o Nordestão está ampliando a sua loja em Igapó, pra compensar a pequena perda de área externa por conta do Complexo Viário do Gancho. Além de mais área de venda e estacionamento, vai ganhar um novo espaço de congelados.

Eólica
O RN confirma sua liderança nacional em energia eólica. Com 1.2GW de potência eólica instalada, o RN passa a contribuir significativamente para a redução do risco de oferta de energia no Nordeste e no Brasil. Em regiões como o Mato Grande ou a Serra de Santana, no RN, a injeção de capital na economia local gerou expansão da base comercial e hoteleira, segundo o consultor Jean-Paul Prates.

DEBATE
A Gomes de Matos Consultores Associados om a Fortes Informática realiza a 10ª edição do Projeto Pizza com RH, hoje (29), às 19h, na sede da empresa de informática. Em pauta a estratégia e tática dos  cases na área de gestão de pessoas. Com o tema “A Força da nossa essência” a 10ª edição será conduzida por Cássia Miranda, Assistente Social e Taynali Cavalcante, da equipe da 3Corações.

Projeção dos shoppings
A estimativa de crescimento das vendas para o Dia dos Namorados segundo pesquisa feita pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping, com os associados apontou um aumento de apenas 3,5% em relação ao mesmo período de 2013, com um tíquete médio de R$ 130,00. O Dia dos Namorados é a terceira melhor data para o varejo, perdendo apenas para Natal e Dia das Mães. Em 2013, o aumento foi de 7% sobre 2012. 

NÚMEROS
Nos cálculos do  Dieese, o desemprego em abril ficou em 11%. Outra pesquisa mostra que os salários subiram 35% entre 2008 e 2012.

1 Não se conhece a metodologia da pesquisa que coloca o Brasil em 114º colocado em ranking mundial de liberdade econômica. A classificação “geralmente sem liberdade”, aponta o Brasil atrás das grandes potências e até da Colômbia e do Chile e abaixo da média mundial. O estudo da Fundação Heritage elege Hong Kong, como o de maior autonomia financeira.

2 O governo tornou permanente a desoneração da folha de pagamento para os setores já beneficiados, como construção civil e comércio varejista. A medida vai gerar renúncias fiscais de mais de R$ 20 bilhões por ano. De acordo com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, novos setores poderão ser incluídos nos benefícios “ao longo do tempo”, mas não neste ano. Agora, espera-se que a desoneração seja repassada e possa chegar ao preço final.

3 O empresário Marcelo Alecrim, distribuidora ALE, será homenageado no IX Encontro de Revendedores de Combustíveis do Nordeste, hoje e amanhã, no hotel Serhs. A homenagem ao empresário será feita durante a abertura hoje, às 17h. Cerca de 600 empresários e revendedores do varejo de combustíveis terão oportunidade de participar de discussões sobre o mercado, a qualificação e seus negócios. Também será apresentado um relatório do segmento.

COZINHA
O Festival Gastronômico Brasil Sabor, da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), promove dois eventos paralelos: a Cozinha Show Brasil Sabor e a Corrida dos Garçons, em parceria com o Shopping Cidade Jardim, Sesi Cozinha Brasil e a EM2. A Cozinha Show será a partir de hoje até domingo, das 14h às 20h, no shopping Cidade Jardim. Já a Corrida dos Garçons será sábado, na área do shopping, das 9h às 11h.

CONCESSIONÁRIA
O Grupo Gotemburgo, concessionário Volvo, inaugura hoje (29), sua mais nova concessionária de caminhões e ônibus no Rio Grande do Norte. A nova casa está localizada às margens da BR 101, entre Parnamirim e São José do Mipibu, Região Metropolitana de Natal, ampliando em 100% a capacidade de atendimento na região.

FILIAL
A Dudalina inaugura hoje, no terceiro piso do Shopping Midway Mall, sua segunda loja em Natal. Será aberta ao público a partir das 15 horas e os primeiros 15 clientes receberão um brinde. A Dudalina no Midway abre com peças da nova campanha inspirada na cidade de Perugia, centro cultural e histórico da região da Úmbria, na Itália.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas