sexta-feira, 19 de abril, 2024
31.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Um lugar para o vinho

- Publicidade -

Demorou algum tempo para que os restaurantes natalenses passassem a ter adegas como mandam o figurino enófilo. As lojas importadoras também cresceram em diversidade. Ter uma boa adega em casa, plenamente adaptada ao espaço disponível, é o próximo estágio a ser degustado pelos bons bebedores. Essa opção moderna virou tema de um dos ambientes do Casa Cor RN 2014, na sede social do América, a cargo dos arquitetos Leonardo Dias e Joyce Stela. Um brinde com estilo.
#ALBUM-5447#
“O crescimento dos espaços gourmet em casa, cada vez mais comuns, agora incorporou a necessidade de um espaço para os vinhos”, afirma Leonardo. Segundo ele, qualquer espaço pode ser usado: desde a varanda (gourmet) até a sala ou aquele ambiente da casa que está sem serventia ou desocupado. “Alguns clientes chegam a ter 100 garrafas de vinho dentro de casa. A ideia é otimizar esse espaço de uma forma que também fique bonito”, ressalta.

O ambiente na Casa Cor é um bom exemplo de como é possível fazer algo original com um mínimo de espaço. “A primeira coisa que fazemos é observar o espaço para saber se é para armazenar, para degustar, ou as duas coisas”, diz. Há um aparador com ‘colméias’ para colocar os vinhos (não necessita de uma área grande pra isso), uma mesa e, para efeito decorativo, um painel de madeira com garrafas expostas; esse painel tem iluminação em LED, que é fria, para não esquentar a bebida. “É painel e vitrine ao mesmo tempo”, ressalta o arquiteto, que está há dez anos no ramo.

Outro ponto curioso da decoração é a parede com revestimento de mármore que, curiosamente, lembram rolhas de garrafa. “Já me perguntaram várias vezes se eram rolhas de verdade. Eu respondo que teria um trabalho impossível se tivesse colado uma por uma nessa parede”, brinca o arquiteto. No piso, inspirações nos azulejos portugueses. A iluminação é a meia luz, para dar um tom aconchegante. A parte de vinhos foi realizada em parceria com a Adega São Cristóvão.

A quantidade de garrafas projetada para a adega caseira ficará determinada pelo espaço disponível. “A questão é que, além da praticidade e aproveitamento de espaço, o arquiteto põe o elemento decorativo na equação do projeto. Isso também compõe um diferencial”, explica. E melhor, não precisa de um grande espaço. Para os enófilos caseiros, para ter uma boa adega o bom gosto e conhecimento são aliados de um projeto prático e criativo.

Serviço
Casa Cor RN 2014.
Na sede social do América, no Tirol.
Aberto de terça a domingo, das 16 às 22h.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas