sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Um passeio pela Leitura

- Publicidade -

Yuno Silva
Repórter

Leitores, escritores e cinéfilos, ouvintes, gamers e ilustradores, entre outros seres que se sentem à vontade em uma livraria, ganharam um novo endereço para garimpar as novidades do mercado. Desde o último sábado, dia 11, o grupo mineiro de livrarias “Leitura” abriu sem muito alarde sua primeira loja em terras potiguares no Natal Shopping. Apostando no conceito megastore, a rede está em processo acelerado de expansão por cidades do Norte e Nordeste do país, e a filial natalense reforça o interesse da marca em tomar a dianteira na região.
Livraria Leitura investe no conceito de megastore
Com áreas definidas para comercializar filmes, livros, CDs e DVDs, quadrinhos, jogos eletrônicos e informática, papelaria, acessórios para eletrônicos, produtos infantis, presentes, material escolar e livros de autores locais; mais espaço para receber lançamentos, palestras e ações como contação de história e oficinas, a Leitura entra no páreo ocupando o espaço deixado pela Potylivros. “Nosso conceito é ser um shopping cultural”, adiantou Marcus Teles, sócio-diretor da empresa de perfil familiar criada em 1967 em Belo Horizonte.

Teles conversou pelo telefone com a reportagem e disse que a rede “identificou a presença de apenas uma loja média em outro shopping e o fechamento da Potylivros. O mercado literário está aquecido no Norte e Nordeste, e vimos que Natal tinha uma carência de diversidade. Acredito que a cidade ganha com nossa chegada”.

O empresário acredita que a relação com autores potiguares, principalmente os interessados em promover lançamentos, é questão de tempo e virá naturalmente. “Ainda estamos na fase de implantação, que deve durar uns três ou quatro meses, tem um sobrinho meu aí tomando conta de tudo até contratarmos um gerente local. Nossa filosofia é manter as portas abertas (para ideias, parcerias) e a previsão é que a partir de maio, no mais tardar junho, passemos a promover atividades regulares para o público”. A proposta, segundo Marcus, é montar uma grade com lançamentos de livros, contação de histórias semanais e outros eventos correlatos.

“Estamos com espaço aberto para receber debates ou mesmo o lançamento de um autor nacional. Não temos dúvida que é uma boa opção cultural”, valoriza.

A livraria Leitura em Natal tem 520 metros quadrados, e é a 11ª loja do grupo na região – a primeira foi inaugurada a cerca de quatro anos em João Pessoa, e o tamanho médio das lojas gira em torno dos 500 e 2 mil metros quadrados. “Por enquanto ainda não estamos pensamos em ampliar a rede aí no RN”. Marcus informou que até o final de julho a Leitura chegará em Teresina (PI). “Só vai ficar faltando Sergipe para cobrir todo o Nordeste”, emenda.

Em uma rápida visita do VIVER à livraria, a princípio pouca coisa do acervo se diferencia dos demais já disponíveis no mercado natalense. Como de praxe, os best sellers dominam as prateleiras, e o diferencial pode estar justamente no plus do formato megastore, afinal o mix de produtos alcança fácil os 100 mil itens. Há setores específicos para Hqs e games e um primeiro andar onde está localizado um auditório para eventos.

Família
O grupo, que começou vendendo livros novos e usados em 1967, está entre os três maiores do ramo no país – tanto em termos de unidades quanto em faturamento. “Tudo começou com meu irmão Emídio, que aos poucos foi trazendo toda a família para dentro da empresa. Somos 15 irmãos (12 vivos), quase todos envolvidos com a empresa, e há uma segunda geração já trabalhando também”, lembrou.

Marcus Teles ressalta que a livraria Leitura não trabalha com o sistema de franquia: “Temos 54 lojas no Brasil, e em cerca de 30 delas temos sócios-gerentes atuando, assim mantemos os melhores talentos sempre estimulados”. Por enquanto, em Natal, a loja está sob a batuta do sobrinho Adriano Teles.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas