quarta-feira, 24 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Um viva à Costeira

- Publicidade -

Caminhadas, lazer, convivência e diversão com vista para o mar. O projeto Costeira Viva está reapresentando a Via Costeira para o natalense. A chamada Avenida Dinarte Mariz, mesmo sendo um dos principais corredores turísticos da cidade, permaneceu por muito tempo  apenas como ponto de passagem para carros em trânsito e turistas hospedados nos vários resorts da área. Agora, o projeto completará um mês nesta edição de domingo (dia 28), já com plena aprovação dos natalenses, e a disposição para se incrementar e absorver novas ideias. O calendário cultural da capital está um pouco mais arejado.  
Projeto Costeira Viva fecha trecho para os passantes, aos domingos, e cai no gosto dos natalenses
O projeto Costeira Viva consiste na interdição de um trecho da avenida localizado entre o Centro de Convenções e o Hotel Pestana, todos os domingos, das 16 às 20h.   Ao longo desses 2,5 quilômetros fechados, os visitantes podem fazer uma série de atividades e dispôr de alguns serviços oferecidos pela Secretaria Estadual de Turismo, idealizadora do projeto. Há tendas montadas para exames médicos (com verificação de pressão e testes de glicemia), distribuição gratuita de água, e eventuais atrações culturais. O Centro de Convenções disponibiliza seu estacionamento  com capacidade para mil veículos, assim como os hotéis das redondezas cedem parte de seus estacionamentos aos passantes.
#ALBUM-4317#
A possibilidade de ter  momentos de lazer em um cenário bonito e até então inacessível, caiu rapidamente no gosto dos natalenses – sobretudo, de famílias. Segundo Renato Fernandes, secretário estadual de turismo, os projeto já recebe um número médio de três mil visitantes. Segundo ele, o objetivo do Costeira Viva foi atingido rapidamente. “A gente queria dar vida a um local até então pouco usado pela sociedade natalense. Conseguimos. O projeto já está consolidado,e agora estamos na fase de fazer adequações e planejar como utilizar as parcerias”, explica.

Pedaladas

Uma das adequações já  implantadas neste domingo será a divisão da pista utilizada pelo projeto: uma parte ficará para pedestres e outra para usuários de equipamentos sobre rodas (bicicletas, skates e patins). A criançada adora. O número de lixeiras também foi ampliado. O número crescente de visitantes está fazendo com que os organizadores pensem em aumentar o trecho interditado em mais um quilômetro, estendendo-se até o hotel Vila do Mar.

Medidas para incrementar o Costeira Viva é o novo passo, garante o secretário. Neste domingo haverá um cadastro de ambulantes, estabelecendo uma quantidade que não atrapalhe o fluxo da via. Isso visa também manter rígida a proibição da venda de álcool e cigarros. Renato Fernandes conta que muita gente já está cobrando uma agenda de eventos culturais (música, teatro, dança, etc) no Costeira Viva. “Estamos analisando ideias novas, e é algo que também depende de parcerias. Recebemos a adesão de duas empresas fortes recentemente, e coisas boas virão por aí. Novos atrativos surgirão à medida que o projeto se concretize”, diz.

O próprio êxito do projeto já séria incentivo para as melhoras na área para os passantes. “A consequencia natural será o melhoramento da infraestrutura da Via Costeira, com investimentos em mais linhas de transporte público e aumento da segurança da população que transita pela área. Tudo se traduz em mais conforto para a população”, explica. Segundo estudos, foi verificado que a presença de hotéis, a ausência de transporte público eficiente e a insegurança costumam inibir a presença do natalense no local. A intenção é que o local seja mais que um corredor turístico ou um parque hoteleiro, e sim uma via pública que sirva para o lazer do natalense e também do turista. 

Serviço: Projeto Costeira Viva. Domingo, das 16 às 20h, na Via Costeira. Acesso gratuito.

Hotéis da área estão otimistas, aprovam o projeto e abrem portas

A proposta arejada do Costeira Viva está aproximando os hotéis da Via Costeira dos passantes. Além de parte de seus estacionamentos, os hotéis também estão abrindo as portas de seus bares e restaurantes aos passantes que desejam algo mais para repôr as energias. Integração é a palavra-chave nessa nova fase da Avenida Dinarte Mariz.

O Ocean Palace possui cinco restaurantes abertos para almoço e jantar, todos disponíveis aos passantes. Só é mantido restrito o acesso às piscinas, por questão de privacidade dos hóspedes. Para Lauri Pivoto, gerente-geral do hotel, o projeto acerta em tornar um espaço nobre da cidade mais acessível, e que só tem a crescer. “O Costeira Viva está num estado crescente de maturidade, e estamos otimistas com isso”, afirma.

A melhor visualização dos hotéis para o natalense é um dos grandes trunfos do projeto para Valdir Rodrigues, gerente de contas do Serhs Hotel. Segundo ele, o grande público participante gera oportunidades para todos. “Entre nossas ações está a divulgação de nossos restaurantes e spa, que são abertos ao público. Nosso RH também está fazendo uma ação interna que visa estimular as atividades físicas de seus funcionários e familiares, incentivando a participação deles no Costeira Viva”, diz.

Alexandre Lauzid, gerente-geral do Natal Mar Hotel, afirma que o projeto está dando uma nova dinâmica ao movimento na área. “Está mostrando que é possível desfrutar de uma das partes mais bonitas da cidade. E a resposta para nós tem sido boa”, diz. O bar e o restaurante do hotel também estão disponíveis para o público.

O público, por sua vez, está contente com a oportunidade de ter um novo espaço de lazer muito bem localizado. A jornalista Gabriela Freire conta que já foi a duas edições do projeto, e sente que foi satisfeito um anseio antigo da população. “Desde que o Parque das Dunas proibiu o uso de skate e bicicleta em suas dependências, muitos pais ficaram sem opção. Estou adorando pedalar ao lado do meu filho e curtindo esse clima gostoso de domingo”, diz. Ela faz ressalvas ao respeito de algumas normas, como o cuidado ao levar animais de porte médio e regras de trânsito elementares para pedestres e ciclistas.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas