sexta-feira, 29 de março, 2024
30.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Uma vila chamada Samburá

- Publicidade -

Samburá é uma palavra do vocabulário tupi (significa  pau enroscado/cesto pequeno) e é comumente conhecido como o cesto de cipó,  bojudo e de boca estreita, usado pelos pescadores para carregar o material da pesca.  O nome também batizou o Hotel Samburá, que marcou época em Natal pelo pioneirismo na rede hoteleira e pelas famosas confrarias realizadas em seu restaurante. Samburá também virou uma cidade. Uma cidade dentro da cidade, como só existia no passado. E ela abriu suas portas no município de São Gonçalo do Amarante, localizado às margens da RN 160 – Grande Natal. E até o dia 29/06, Samburá é festa e tradição. É lá onde acontece o “São Gonçalo Convida São João”, diariamente, a partir das 16h, um evento que marca o período junino com muita cultura popular e grandes nomes da música da terra. A cidade cenográfica que lembra as antigas vilas de interior, está localizada às margens da RN 160, portal de entrada de São Gonçalo – Grande Natal.
Em são Gonçalo, uma cidade junina foi construída para receber a efervescente cultura popular da região
Uma extensa programação foi pensada para os muitos dias de festa. Entre elas, Festival Municipal de Quadrilhas Juninas, Feira de Artesanato e Cultura Popular, Concurso de Causos, Piadas e Mentiras, exposições, parque infantil, shows populares, muita comida típica a até o “Cãocurso”, competição que irá premiar o “Rei Cachorro” e a “Rainha Cadela” melhor caracterizados.

A programação é uma parceria entre o empresário Felizardo Moura, proprietário da Cidade Samburá e o poeta popular Paulo Varela, que idealizou a “cidadela rural” como um ponto de divulgação da verdadeira cultura nordestina. “A ideia é transformá-la em uma casa de shows permanente, que divulgue a cultura nordestina e receba música de todos os gêneros”, afirma o empresário Felizardo Moura.

Numa área de 15 mil metros quadrados, moradores de São Gonçalo e turistas podem conferir  a cidadela com igrejinha, cruzeiro e casas de taipa. A estrututa conta ainda com palco principal em área coberta, praça de alimentação, estacionamento exclusivo e arena para apresentação das quadrilhas juninas.

O palco principal receberá nomes como Lane Cardoso, Khrystal, Forró Namanha, As Carolinas, Dodora Cardoso, Chiquinho do Acordeon, Antônio de Pádua, além de um show diário com o cantor Isaque Galvão e grupo Samburarte.

O multiartista potiguar abre a programação musical diária com um show reunindo canções de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e Elino Julião. “Estou fazendo um show voltado para o forró, mas sem perder a pegada do samba que faz parte das minhas origens”, conta Isaque. O show tem início sempre às 20h.

O empresário Felizardo Moura acredita que ações como esta estimulam a vocação artística do município. “São Gonçalo tem um grande potencial econômico e artístico. Estamos apenas colocando um pouco de combustível nesse palheiro cultural que existe em nossa cidade. Estamos apostando todas as nossas fichas na Cidade Samburá”, revela Moura.

Já o poeta Paulo Varela, ainda comemora a conquista. “A Cidade Samburá está proporcionando um evento para toda a família. Uma oportunidade de conhecer um pouco da história e da cultura de São Gonçalo e ainda dançar um forrozinho”, convida o poeta.

Um legado além da cultura

A história da Fazenda Samburá, onde se localiza a casa de shows homônima, começa a ser contada com a chegada da Família Moura ao município de São Gonçalo do Amarante, há mais de 60 anos atrás. O fazendeiro Carlos Farache Moura, patriarca da família, adquiriu 300 hectares de terra e foi o ponto de partida da história que contamos hoje.

O empresário Firmino Moura, já da segunda geração da família, multiplicou os 300 hectares iniciais em cerca de 1000 hectares de terra. A partir daí, o grande pedaço de chão onde hoje se localiza o bairro Central, acabou sendo deixado como legado familiar e foi um estímulo ao progresso daquele município. “Firmino Moura sempre acreditou no potencial de São Gonçalo do Amarante e foi um visionário ao distribuir mil lotes de terra aos moradores do município e construir a Igreja Santa Terezinha para presentear a cidade.”, ressalta o empresário Felizardo Moura, herdeiro da terceira geração da família Moura.

“São Gonçalo Convida São João”

Cidade Samburá

23/06 – Quinta-feira

16h00 – Programação Cultural
20h00 – Isaque Galvão e Grupo Samburarte
21h 00- Festival Municipal de Quadrilhas Juninas
22h00 – Itanildo Show e Forró Chega Mais

24/06 – Sexta-feira

16h00 – Programação Cultural
20h00 – Isaque Galvão e Grupo Samburarte
21h00 – Festival Municipal de Quadrilhas Juninas
22h00 – Gugu do Acordeon
00h00 – Jair e Banda Forró Melado

Dia 25/06 – Sábado

16h00 – Programação Cultural
20h00 – Isaque Galvão e Grupo Samburarte
21h00 – Festival Municipal de Quadrilhas Juninas
22h00 – Forró Xique e Ilton do Acordeon
00h00 – Banda Maiorais do Forró

Dia 26/06 – Domingo

16h 00 – Programação Cultural
20h00 – Isaque Galvão e Grupo Samburarte
21h00 – Festival Municipal de Quadrilhas Juninas
22h00 – Ivando Monte
23h00 – Será o Benedito?

Dia 27/06 – Segunda-feira

16h00 – Programação Cultural
20h00 – Isaque Galvão e Grupo Samburarte
21h00 – Encerramento do Festival Municipal de Quadrilhas Juninas
22h00 – Chiquinho do Acordeon

Dia 28/06 – Terça-feira

16h00 – Programação Cultural
20h00 – Isaque Galvão e Grupo Samburarte
22h00 – Dodora Cardoso

Dia 29/06 – Quarta-feira

16h00 – Programação Cultural
20h00 – Isaque Galvão e Grupo Samburarte
21h00 – Cristiane Velassy

Aprenda tudo sobre as danças e manifestações do São João

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas