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Universidade incentiva o hábito da leitura entre alunos

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Quase 40% dos universitários do País apresentam alguma dificuldade com leitura, escrita e interpretação de textos. É o que apontam os dados do Indicador de Alfabetismo Funcional, divulgados ano passado, pelo Instituto Paulo Montenegro/Ibope. De acordo com o estudo, que ouviu mais de duas mil pessoas em todo o país, 38% dos que têm ou estão cursando graduação não possuem alfabetização plena, isto é, apresentam dificuldades para lidar com textos e cálculos mais complexos.
Grupo de estudantes universitários recebe certificado de participação com horas complementares
Com o intuito de reduzir esse percentual e contribuir para o desenvolvimento de habilidades relacionadas à oralidade, leitura e escrita entre os alunos, uma equipe de professores de língua portuguesa da Estácio Natal realiza, desde 2006, o Projeto “Rodas de Leitura”. Leituras em grupo, interpretações críticas e discussões sobre temas diversos estão entre as atividades realizadas a cada reunião, como meio de incentivar o hábito da leitura entre alunos de todos os cursos das unidades Estácio Romualdo e Zona Norte.

 Os encontros acontecem de uma a duas vezes por semana, nas duas unidades acadêmicas. Durante as dinâmicas, os alunos – cuja participação não é obrigatória -, têm acesso a textos poéticos e em prosa de autores consagrados na Literatura Brasileira, como Cecília Meireles, Graciliano Ramos e Machado de Assis. Todos os estudantes também são estimulados a ler os textos em voz alta, através de uma leitura compartilhada. Depois das discussões levantadas, onde têm oportunidade de expressar suas opiniões e ouvir a dos colegas, eles são orientados a produzir resenhas críticas sobre os textos trabalhados nas reuniões. Ao final de um semestre de atividades, os estudantes recebem certificados com horas complementares para o currículo acadêmico e realizam festival literário como forma de divulgar o que tiveram oportunidade de descobrir durante as Rodas de Leitura.

Para a professora de língua portuguesa, Maritza Arruda, coordenadora do Projeto, é através da exposição de ideias e discussões em grupo, que os estudantes são estimulados a formar uma opinião crítica e a trabalhar a oratória. “O hábito da leitura deve ser estimulado desde cedo. No entanto, como ainda não vemos no Brasil essa cultura, é preciso buscar meios alternativos de incentivo para que os estudantes possam usufruir os seus benefícios. Através do Projeto, a leitura dos textos literários proporciona aos participantes a ampliação do vocabulário e, com isso, maior facilidade de expressar suas opiniões”.

A aluna do 8º período do curso de Direito, Maria de Fátima foi monitora do Projeto. Ela ressalta a importância dos encontros, para a formação profissional dos alunos que deles participam. “Nas Rodas de Leitura, cada estudante tem a oportunidade de expressar suas opiniões e recebem o retorno sobre suas produções textuais, que são realizadas após os encontros. Presenciei muitos avanços de pessoas que antes tinham dificuldade de se expressar em público e hoje se sentem bem à vontade nesse ambiente”, destaca

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