quinta-feira, 18 de abril, 2024
31.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Urnas passam por ajustes

- Publicidade -

Brasília (ABr) – Algumas urnas apresentaram problemas durante o primeiro turno e passaram por manutenção para serem usados hoje, diz o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), Ricardo Negrão. “Os sensores foram substituídos por outros novos. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encaminhou um lote de sensores para que a gente pudesse fazer a troca”.  Além do Distrito Federal, Alagoas, Sergipe, Pernambuco e Paraná realizaram a troca. Ao todo, foram cerca de mil leitores biométricos substituídos. Eleitores de todo o país usarão novamente o sistema biométrico de identificação hoje para votar.

O secretário do TRE-DF explica também que mesmo que a urna apresente problemas o eleitor não será prejudicado. “O mesário tem toda a autonomia para autorizar esse eleitor, que não foi reconhecido pela biometria, a votar no dia da eleição. São oito tentativas que o eleitor tem que fazer para tentar ser habilitado pela biometria. Não conseguindo, o mesário coloca um código que ele detém e autoriza o eleitor a votar.”

A previsão é que cada pessoa leve cerca de 30 segundos para registrar o voto. De acordo com o TSE, o sistema biométrico apresentou um percentual de 91,5% de reconhecimento dos eleitores. Para o segundo turno a expectativa é aumentar ainda mais a eficiência do sistema e baixar o índice de não reconhecimento para cerca de 5%.

Na primeira fase do pleito, parte da população teve problemas com a identificação das digitais. Ricardo Negrão, explica que muitos fatores podem influenciar niso. Um deles é a posição do dedo no leitor e a pressão aplicada. Outra questão que é a hidratação da pele. Há quem acredite que passar álcool pode ajudar a deixar a mão livre de gordura facilitando a identificação biométrica. Mas a verdade é que isso pode prejudicar. “A mão muito ressecada pode dar problema na identificação. Mas a gente também não recomenda que a pessoa use muito creme”.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas