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Vai pegar a estrada de moto neste feriadão? Veja algumas ‘dicas’

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Como é público e notório, as motocicletas representam 20% da frota brasileira de veículos. Elas são responsáveis por cerca de 65% das solicitações do seguro DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre).  Com este feriadão da Semana Santa e o aumento do movimento nas estradas, é preciso redobrar o cuidado. Como a motocicleta deixa o usuário mais vulnerável do que o carro, A & M elencou uma série de medidas preventivas que devem ser tomadas por você ao viajar. Como as velocidades nas estradas costumam ser superiores às das ruas, não é recomendado a quem não tenha experiência pegá-las. “Para  andar de motocicleta em uma estrada é preciso ter conhecimento, pois sua condução exige mais atenção que a do automóvel”, adverte André Horta, analista de segurança da CESVI.

Antes de pegar a estrada
Concentração: devido à menor proteção que a moto traz, é preciso “foco” ao conduzi-la. Evite pilotar cansado, sonolento ou quando estiver sob efeito de medicamentos que possam causar algum efeito colateral. Lembre-se, a mínima desatenção pode resultar numa “queda”. Ir a uma balada, beber e viajar de moto, nem pensar!  

Destino e  tempo
Trace o roteiro da viagem: informe-se sobre as condições do piso, clima e se há postos de alimentação e abastecimento no trajeto. A cada 90 minutos pare e  movimente os músculos para evitar  os efeitos da fadiga e da ação do vento. O roteiro deve estar ligado ao tipo de motocicleta utilizada.

Cuidados mecânicos 
Itens básicos como pneus, nível de óleo do motor, dos freios e o nível da água do radiador, podem ser checados por você, seguindo o manual do proprietário. Faça uma inspeção visual prévia e, caso note alguma irregularidade, leve a moto a um mecânico especializado ou a uma concessionária, o que dará mais segurança para a viagem.

Proteção
Além do capacete, que deve ter o prazo de validade sempre checado, outros equipamentos auxiliam a sua segurança. Atenção: o capacete deve ser bem ajustado e a viseira precisa estar limpa e sem riscos. Ande sempre com ela fechada. Calça, jaqueta, luvas e botas, também são imprescindíveis. Uma capa de chuva também é importante Roupa de cor mais expressiva faz você ser visto mais facilmente na estrada, evitando acidente.

Linha de coruja (pipa)
Em um feriado nota-se o aumento do número de “corujas” (pipas) no ar. Muitas com linhas de cerol. Há protetor de pescoço e acessórios como as antenas de proteção e vestimentas que anulam o efeito da “linha de coruja (pipa)”.

Bagagem e  pneus
Guarde a bagagem em mochilas e fixe-as no bagageiro ou dentro  de malas específicas presentes em algumas motocicletas. Calibrar os pneus é importante, a fim de garantir a aderência ao solo,  a estabilidade e o aumento do poder de frenagem da motocicleta. 

Kit de emergência
Leve sempre um “kit” com  ferramentas, lanterna, câmara de ar, lâmpada do farol e da lanterna traseira,  pequenas peças como fusíveis, além de fita isolante e chaves.

Postura na estrada
O acostamento deve ser usado somente numa emergência. Se precisar usá-lo ligue o pisca-alerta da moto, pare, saia e fique fora da estrada. Mantenha sempre o farol da moto aceso,  para que os outros lhe enxerguem mais facilmente.  

Neblinando ou chovendo
Estacione a motocicleta em lugar seguro. A falta de visibilidade e aderência ao solo pode ocasionar acidente. Em alagados lembre-se da aquaplanagem (o pneu perde contato com o solo devido a camada de água).

Numa curva, evite inclinar demasiadamente a motocicleta e cuidado com as poças de água, as mesmas podem esconder bueiros e buracos.

Mantenha uma distância segura do veículo que vai à sua frente e jamais confie na luz do freio dele. A mesma pode estar “queimada”. Em caso de neblina, nunca use o farol alto, pois ele diminui sua visão. Com o piso molhado, cuidado extra com as faixas de marcação da pista (elas ficam escorregadias).

Ultrapassagens  
Como a motocicleta possui aceleração mais rápida que a dos carros, é necessário cuidado extra nos momentos de ultrapassagem. Você precisa ser visto. Muitas vezes o motorista do carro não lhe vê, por que sua moto está no “ponto cego”. Não esqueça: trafegar entre os carros (corredor) é suicídio! Colar em traseira de caminhão é perigosíssimo, pois ele pode frear bruscamente e sua moto “engavetar” . Só ultrapasse pela esquerda e usando a sinaleira.

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