sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Valorização salarial também é reivindicada

- Publicidade -

Apesar da implantação do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV) os servidores reivindicam valorização salarial. Isso porque, segundo a presidente do Sindicato dos Servidores da Saúde do RN (Sindsaúde), Sônia Godeiro, é preciso corrigir o plano que, segundo ela, “foi bom para médicos e profissionais de nível superior e técnicos de nível médio, mas os que foram contratados como auxiliares de enfermagem, de laboratório e de serviços gerais foram injustiçados”.

Os servidores contratados como auxiliares, segundo a sindicalista, ficaram com seus salários congelados. “Tem que readequar os planos, corrigir essas distorções”, afirmou Sônia. Os sindicalistas afirmam que “a correção salarial não foi suficiente para recompor o poder aquisitivo, o poder de compra do servidor, porque não veio acompanhada de ganho real”. Os sindicalistas reivindicam o cumprimento da lei da data-base, que evita o achatamento do plano. 

No caso da Educação, pelo Plano Nacional de Educação (meta 17), em seis anos, a categoria deverá estar recebendo salários compatíveis á média nacional, em torno de R$ 3.000. Hoje, um professor da rede municipal de ensino recebe, em média, R$ 1.400,00. “É preciso garantir a atualização das matrizes salariais previstas no Plano de Cargos e Salários, e assegurar a reposição da inflação na data-base das categorias”, complementou o presidente interino do Sindicato dos Servidores Públicos de Natal (Sinsenat), Roberto Linhares.

Linhares alerta que caberá ao novo governo municipal implantar uma política de qualificação e valorização do servidor público. Outro item que precisa ser visto, diz Sônia, é o pagamento de direitos funcionais. Direitos legais, como o terço de férias, adicional de insalubridade e noturno não estão sendo pagos. “Esses direitos precisam ser pagos e de forma retroativa”, afirmou. Ela afirma que deve ser prioridade ampliar investimento para remunerar melhor o servidor.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas