sexta-feira, 29 de março, 2024
30.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Vasco x América relembra 2009

- Publicidade -

Everaldo Lopes [[email protected]]

Além do detalhe de ser um dos confrontos mais destacados na história do América FC valendo o Campeonato Brasileiro, o jogo de logo mais em São Januário traz recordações não somente da temporada de 1975  – e nos primeiros anos do Campeonato Brasileiro quando os rubros protagonizaram o zebrão da Loteria Esportiva (Vasco 0x1 América), em 2009 outra vez o time rubro atrapalhando os planos do time cruzmaltino ao empatar em 2×2, gols de Somália e Lúcio Curió, descontando Adriano e Elton para o Vasco. Foi o ano da reação americana com a feliz  contratação de um técnico “da terra”, o treinador Francisco Diá, substituindo Arthur Neto, que havia deixado o clube dias depois.  abrindo chance para Diá, assumindo dia 02 de outubro. Com ele, veio a reação e o América escapou do rebaixamento com uma sucessão de bons resultados. A mesma sorte não teve ABC, ao ser surpreendido quando perdeu para o Campinense e para o Bragantino, caindo para a série “C”. Quanto ao Vasco, retornou à série “A” naquele 2009.

Via crúcis tricolor
Este final de semana é de preocupação extrema para um dos clubes mais populares do Nordeste: o Fortaleza. O tricolor alencarino vem penando há algum tempo na tentativa  desesperada de  deixar a série “C”, sempre perdendo as  últimas oportunidades. Agora, a vez é de enfrentar o Treze, patinando no 9º lugar com apenas seis pontos, enquanto o Tricolor lidera a “C” com 14 pts, oito acima do seu adversário de logo mais.

Via crúcis (2)
Esta vai ser a terceira vez em que o Fortaleza tem tudo nas mãos (na verdade, tem tudo nos pés…) para retornar à série “B”, e perde a chance. Segundo o portal Chance de Gol, o Tricolor alencarino tem 50% de probabilidade de vitória, contra 26% do Treze. Outras novidades no Nordeste, neste final de semana são as estreias do Globo/RN e do também tricolor, o Baraúnas de Mossoró, jogos da série “D”.

O livro de Bira
O veterano dos veteranos do jornalismo no RN, Raimundo Ubirajara Macedo (que prefere  mais utilizar as iniciais RUM) reúne os amigos neste final de tarde, para autografar seu mais novo título: “A Saga de Joaquina – do Ateísmo ao Cristianismo”, edição Sebo Vermelho, preço R$ 25,00. O local é o salão do condomínio, aonde reside, no edifício Rio/Mar, no final da av. Deodoro, em frente ao antigo prédio da Rádio Poti e Diário de Natal, conhecido também como ladeira da Poti.

O livro (2)
Veterano da imprensa, RUM trabalhou em vários veículos de imprensa,  incluindo rádio (Rádio Nordeste) e jornal, inclusive de São Paulo, na emissora do Grande Ponto, apresentando um programa do ABC FC. Bira virou meio mundo como um nômade, até parar em definitivo, em Natal. Botafoguense roxo e abecedista, formou um grupo de amigos e fundou o CLAMBOM (Clube dos Amigos da Boa Música). Durante muito tempo recebeu amigos na redação do extinto DIÁRIO DE NATAL, onde atuava como responsável pelo noticiário nacional e internacional. “Bira” – para os mais íntimos, está com 95 anos.

Opinião
“A Fifa deveria implantar o “fair play” financeiro (prêmio em dinheiro), punindo os clubes que estão com os salários dos seus jogadores, atrasados. São raros os clubes que mantém o salário dos seus atletas, em dia. Enquanto em Portugal há três universidades do futebol, aqui no Brasil não tem uma só.” (Tarcísio Pugliesi, técnico do Icasa).

A morte de Nene
Nossos pais devem ter aplaudido o goleiro Domício B. das Neves – o Nené, maior goleiro na história do futebol do RN, sensação no Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais no distante 1934, quando o RN chegou até à Bahia, perdendo o vice-campeonato para a seleção baiana,  por 4×3. Nené foi para o Flu/RJ, mas não suportou as saudades e abandonou o clube  carioca, retornando via marítima, pois não havia ainda vôos normais.

DIA DO FUTEBOL
Segundo está lá no anuário dos eventos mundiais, este sábado é considerado o “Dia Mundial do Futebol”, e também o dia Mundial da Caridade, duas datas distintas e sem muita aproximação uma com a outra. Futebol & Caridade.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas