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Vendas de final de ano: vendedor vendido

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Ricardo Veríssimo – Escritor e Palestrante

Estamos em época de final de ano e temos as contratações temporárias para o Natal. Se você está chegando agora em um comércio através de uma destas vagas, pode ser uma grande oportunidade de garantir o emprego efetivo. Por isso, para os novatos em vendas, quero deixar algumas dicas de abordagem, visto que uma abordagem ruim é uma venda praticamente perdida.

 Abordar o cliente é um passo importantíssimo na venda – é o momento em que você pode conquistar a atenção do cliente ou perdê-la. 

Confira algumas dicas para uma boa abordagem:

 1.  Não chegue correndo. Não se chega correndo para vender nada.

2. Não apresse. Não apresse o cliente para fechar a venda.

3. Responda todas as perguntas. Não demonstre impaciência com o detalhista, responda todas as perguntas com educação e paciência.

4. Ouça e fale com o cliente. Esqueça você, o que importa no momento da venda é realizar o desejo do cliente.

5.  Justificar o injustificável. Não tente justificar uma falha, pois você acaba a realçando ainda mais. E caso o cliente não a tenha percebido, vai passar a perceber. Não vai ajudar, só piorar.

6. Atenda o cliente e dê toda atenção a ele. Jamais faça comparações com outro cliente que levou o produto A ou B, ninguém gosta de ser comparado.

7.  Chegada. Cumprimente o cliente com entusiasmo, para que ele sinta que é importante para você, só depois fale do produto. Diga quem você é. São nesses primeiros 15 segundos que o cliente decidirá se você é de confiança ou não.

8.  Observe. Observe o jeito de falar ou vestir do cliente e tente manter o mesmo padrão. Se ele aperta forte a mão, aperte forte também, se ele fala pausadamente e baixo, se é mais formal ou informal. Isso gera uma ligação entre vocês. Preste atenção em coisas que possam ajudá-lo.

9.     Estabeleça a comunicação. A comunicação pode estar adequada ao que se observa do cliente. Evite fazer perguntas que possam ser respondidas com sim e não, pois não ajudam a criar um dialogo.

10.  Avalie a necessidade do cliente. Geralmente se você souber avaliar com calma e ouvir, o próprio cliente irá conduzir o assunto.

Estas frases podem situar você sobre como conduzir a conversa para fechar a venda: “Eu queria, Eu gostaria, Eu necessito, Eu tenho que, Eu poderia, Eu preciso, Eu posso, Eu quero, Eu desejo, Eu vou”.

11. Tempo. Não apresse o cliente, mas também não fique prolongando a conversa. Você pode irritar e perder o cliente. Dance conforme a música – se for lenta, seja lento, se for agitada, seja agitado. O bom vendedor deve estar preparado para isso.  Não tenha pressa em falar do produto – se seu cliente quiser perder meia hora para falar de futebol, família ou política, deixe-o falar, pois ele quer avaliar você antes de comprar.

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