terça-feira, 16 de abril, 2024
26.1 C
Natal
terça-feira, 16 de abril, 2024

Veraneio (quase) sem sinal de celular

- Publicidade -

Isabela Santos
Repórter

Não importa onde estejamos, mesmo nas mais belas paisagens, a maioria de nós não consegue se desconectar por muito tempo do mundo virtual. E neste período de férias, com a concentração de veranistas nas praias, a demanda pelos serviços de telefonia móvel (transmissão de voz e dados) aumentam no litoral. A qualidade, ao contrário, em geral cai. As operadoras procuram solucionar o problema com ampliação da rede (isso inclui aumento do número de antenas e melhorias nas já existentes), mas a reclamação dos clientes ainda é frequente.
Brenda Karolayne reclama do serviço na praia de Búzios
De acordo com levantamento da Agência  Nacional de Telecomunicações (Anatel), os municípios do litoral leste potiguar, de Touros a Baía Formosa, contam com 1108 Estações Rádio Base (ERBs), sendo 871 em Natal. 

Na praia de Búzios, no litoral ao Sul da Capital, o comerciante Pedro Alves usa três números de operadoras diferentes: Oi, Claro e Vivo. Ele faz isso para dar opção aos clientes de escolherem para qual delas ligar, já que os telefonemas entre dois contatos da mesma operadora são mais baratos. O pior sinal, na opinião dele, é da Claro. “Na comunidade Bela Vista não pega”, avisa, apontando a localização por atrás do seu comércio.

Outro comerciante que também está decepcionado com o serviço prestado é Márcio Augusto. Ele contratou 4G da Vivo para oferecer conexão wi-fi aos clientes do restaurante, mas a velocidade que de fato está sendo oferecida é bem inferior. Nas quatro reclamações que fez, Márcio ouviu a mesma coisa: que a demanda está muito grande e que o sistema não suporta.

#SAIBAMAIS#“Todas as operadoras aqui são ruins, mas quando chega a alta temporada piora muito. As ligações caem na metade ou não completam. Isso acontece principalmente no fim de semana”, completa.

A garçonete Brenda Karolayne, também cliente da Vivo, perde tempo tentando se conectar nos momentos de folga que tem. Ela  optou pela operadora há quatro anos e disse que nunca viu a internet tão lenta. “Há dois ou três meses não era assim. Agora eu uso e consome o limete de uso rápido demais. Também fica disponível só chamada em espera”.

O serviço está horrível, nas palavras de Glenda. Mas ela não entra em contato com o número de atendimento, porque acredita que nada seria feito. “Uma vez meu namorado perdeu R$ 10. E quando ligamos pra reclamar, eles só colocavam uma ‘musiquinha’ e a gente desistiu”.

Para a carioca Ana Cristina, que passa férias em Natal, está complicado falar com a família. “Às vezes a gente não consegue entrar na internet”, conta, em Pirangi, litoral Sul.

Na mesma praia, a nutricionista Eugênia Maria diz que a Tim melhorou. “No Ano Novo foi uma tristeza, mas agora está bem melhor”, disse. O aposentado João Alberto há algum tempo frequenta Pirangi e Muriú durante o verão e concorda com ela. “Anos passado estava muito ruim, pra pegar sinal da internet era uma novela”.

Telefonia Móvel
Número de torres no litoral Leste do RN, por município

Touros                               3
Natal                              871
Baía Formosa                      2
Canguaretama                  11
Tibau do Sul                     13
Senador Georgino Avelino    1
Nísia Floresta                    14
Parnamirim                    124
Extremoz                         30
Ceará-Mirim                    29
Maxaranguape                   6
Rio do Fogo                       4
Total                           1108

Fonte: Anatel

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas