quinta-feira, 28 de março, 2024
31.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Vereadores pedem definição para substituto do prefeito

- Publicidade -

Dois vereadores de Natal entraram com uma ação na Justiça para questionar quem está no comando da gestão municipal durante os doze dias de viagem do prefeito Carlos Eduardo a Europa, embarque que ocorreu na última quarta-feira. Fernando Lucena (PT) e Maurício Gurgel (PHS) pediram judicialmente que seja indicado quem responderá pelo município nesse período.
Juiz definirá com quem ficará o comando da Prefeitura até retorno do prefeito Carlos Eduardo
A dúvida surgiu porque na ausência do prefeito, comunicada à Câmara, quem deveria assumir era a vice-prefeita, Wilma de Faria (PSB), mas ela não aceitou porque  será candidata ao pleito deste ano e, por isso, já cumpre o prazo da desincompatibilidade. Situação semelhante vivida pelo presidente da Câmara, vereador Albert Dickson (PROS), que será candidato a deputado estadual na eleição de outubro.

“A cidade não pode ficar sem prefeito. No meu entendimento, Wilma está inelegível porque ela não renunciou ao cargo de vice-prefeita e, portanto, com a ausência do prefeito ela é a gestora”, disse Fernando Lucena.

Ele lembrou que em 2012, com  a então prefeita Micarla de Sousa afastada do cargo por decisão judicial, o vereador Edivan Martins renunciou ao cargo de presidente da Câmara Municipal porque, na época não podia assumir a prefeitura de Natal. Com isso, Ney Lopes Júnior, vice-presidente, foi alçado a condição de presidente e se tornou prefeito em exercício.

“Wilma (vice-prefeita de Natal Wilma de Faria) está inelegível ou terá que renunciar ao cargo com data retroativa”, ressaltou o vereador do PT. A ação foi assinada pelo advogado Pablo Pinto e deverá ser julgada pelo magistrado de plantão, já que hoje é feriado na Justiça Estadual.

A VIAGEM

O prefeito Carlos Eduardo embarcou, esta semana, para sua primeira viagem administrativa internacional. Ao lado do secretário adjunto de Turismo, Murilo Felinto, o gestor terá reuniões na área de turismo.  Entre as reuniões, há uma na Casa do Brasil em Madrid com o diretor de Relações Institucionais da Air Europe, Manoel Panadero Lopes. A companhia aérea já opera oito freqüências semanais para o Brasil, sendo cinco para São Paulo e três para Salvador, e está interessada em ampliar as bases no Brasil, inclusive com a possibilidade de fazer um voo conjugado com destino final em Buenos Aires (atualmente a companhia tem um voo Madrid-Salvador-Santiago). A intenção do prefeito é trazer essa nova frequência semanal da empresa para Natal. A reunião foi agendada pelo secretário adjunto de Turismo, Murilo Felinto, que acompanha o prefeito na viagem, por meio do diretor geral da Casa do Brasil em Madrid, o natalense Cassio Romano.

De Madrid, Carlos Eduardo e Murilo Felinto, seguem para Lanzarote, nas Ilhas Canárias, a convite do governo da ilha, uma região Autônoma da Espanha. Com 120 mil leitos, as Canárias é um dos principais destinos turísticos da Europa e no primeiro trimestre deste ano superou a marca dos três milhões de turistas estrangeiros. Lá, Carlos Eduardo irá fazer uma palestra sobre as potencialidades de investimentos em Natal e terá encontros com empresários do ramo turístico. Está agendada ainda uma reunião com o diretor de Turismo de Lanzarote, Héctor Fernandez, e representantes da Operadora alemã Tui Travel, um dos maiores grupos de turismo do mundo, que recentemente investiu no Brasil na compra do site MalaPronta.com.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas