quinta-feira, 28 de março, 2024
27.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Veríssimo de Melo em debate

- Publicidade -

Tádzio França
repórter

Advogado, escritor, jornalista e folclorista potiguar de renome internacional, Veríssimo Pinheiro de Melo recebe justa homenagem no Encontro de Folclore e Cultura Popular, que será realizado de 22 a 26 de agosto, no auditório do Sesc Centro. O evento homenageia os 90 anos do intelectual – falecido em 1996 – com uma série de palestras e debates a cargo de estudiosos e acadêmicos, sobre sua vida e obra.   O encontro é uma realização da prefeitura municipal, através da Fundação Cultural Capitania das Artes.
Veríssimo de Melo debruçou-se em diversos temas da cultura
Veríssimo de Melo – carinhosamente chamado de “Vivi” pelo meio cultural de sua época – ficou conhecido pelas habilidades literárias aliadas à precisão de sua pesquisa. A  produção literária do escritor aproxima-se dos 100 livros, alguns publicados no exterior, com grande parte dedicada ao folclore. Os debates vão discutir várias facetas de seus talentos. Começará pela segunda-feira (22), com o seminário “Viva Vivi”, de 9 às 12h, com mesas redondas sob o comando de Diógenes Cunha Lima, Deífilo Gurgel e Roberto Lima.

Terça-feira, dia 23, Veríssimo de Melo será debatido de três formas diferentes: “O antropólogo”, com Paulo Lopo Saraiva; “O humanista”, com José Augusto Júnior, e “O folclorista”, por Severino Vicente. Para a quarta, Gutemberg Costa fala de religiosidade popular; Dorian Gray, sobre xilogravura e cordel, e Vicente Serejo, sobre a produção intelectual de Veríssimo de Melo. A quinta-feira receberá Iapery Araújo, falando da relação do folclorista com a medicina popular; Leide Câmara fala da porção compositor, e Woden Madruga, do jornalista. O encontro se encerra na sexta com debate dos historiadores Enélio Petrovich, Jurandyr Navarro e Valério Mesquita.

O registro cultural feito por Veríssimo de Melo foi profundo e abrangente. Seus estudos deram subsídios para a formação de uma contingência histórica sobre o  passado potiguar; no meio dos arquivos oficiais, encontrou documentos inéditos que se tornaram conhecidos por todos.  A sua produção cultural o pôs ao lado de nomes locais como Luís da Câmara Cascudo, Olavo Medeiros Filho, Tavares de Lira, Eloy de Souza, Manuel Dantas, Ticiano Duarte, e nacionais como Gilberto Freyre, José Américo de Almeida, Nelson Saldanha, e Mário de Andrade.

O folclorista nasceu em Natal no dia 9 de julho de 1921, filho do casal Graciano Melo e Emília Pinheiro de Melo. Estudou no Colégio Pedro II e no Atheneu, sendo depois transferido para o Colégio Universitário, no Rio de Janeiro. Ingressou na Faculdade de Direito da PUC, de onde se transferiu para a Faculdade de Direito do Recife. Publicou o primeiro livro, “Adivinhas”, aos 27 anos. Nos últimos anos presidiu o Conselho Estadual de Cultura. Ocupou a cadeira nº 12 da Academia de Letras.

Veríssimo publicou muitos trabalhos, artigos e ensaios em congressos e seminários folclóricos. Entre eles estão “Adivinhas” (1948), “Acalantos” (1949); “Parlendas” (1949); “Rondas Infantis Brasileiras”; “Jogos populares do Brasil” (1956); “Gestos populares” (1960); “Cantador de viola” (1961); “Ensaios de Antropologia Brasileira”; “O conto folclórico no Brasil” (1976); “Folclore brasileiro”: “Rio Grande do Norte” (1978); “Folclore infantil”; Tancredo Neves na literatura de cordel” (1986); ‘Medicina popular no mundo em transformação” (1996). Em 2007 foi editado pelo Sebo Vermelho, o póstumo “Natal há 100 Anos Passados (estudo histórico1972).

Serviço:

Encontro de Folclore e Cultura Popular. Homenagem a Veríssimo de Melo. De 22 a 26/08, no Sesc Centro, das 9 às 12h.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas