sexta-feira, 19 de abril, 2024
28.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Veterinário sugere controle de morcegos ‘vampiros’

- Publicidade -

O veterinário Severino Dantas, do município de Lucrécia, disse que a morte do agricultor Sebastião Pereira Nunes, de 49, vítima de raiva humana no município de Frutuoso Gomes, é mais do que um sinal de alerta às autoridades de saúde pública e controle de pragas. “É o momento de o Governo do Estado, através do órgão competente, retomar o controle dos morcegos hematófilos no Rio Grande do Norte”, diz o veterinário.

Especialistas acreditam que a Secretaria de Agricultura deve retomar de imediato o controle de morcegosSeverino Dantas disse que este trabalho de controle era realizado por dois veterinários especialistas no assunto, no caso os professores Francisco Soares e Flávio Gorgônio. O primeiro morreu e o segundo está aposentado. “O vírus da raiva existe na região há muito tempo. Já matou rebanhos bovinos, caprinos, equinos e suínos no passado. Houve este período de controle e a chegada da vacina que fez reduzir estes índices”, lembra o veterinário.

No entanto, o controle foi suspenso com o fim das atividades dos especialistas Francisco Soares e Flávio Gorgônio e as colônias de morcegos vampiros (hematófilos) aumentaram consideravelmente em todas as regiões do Estado. No caso do Alto do Oeste, Severino disse que as maiores colônias ficam na região entre Lucrécia e Umarizal, numa comunidade chamada Tanquinho. “O que tem que ser feito é a retomada imediata deste controle”, destaca.

Em Almino Afonso, o prefeito Lawrence Amorim informou que ainda neste final de semana vai reunir os técnicos da Secretaria de Saúde, Agricultura e técnicos do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) do município para decidir o que fazer. O prefeito disse que o município vai adotar todas as medidas necessárias para evitar a proliferação do vírus na raiva nos animais do município. “A notícia da morte de Seu Tião nos deixou muito preocupado”, diz.

O secretário de Agricultura de Antônio Martins, que também fica perto de Frutuoso Gomes, onde morava Seu Tião, como era mais conhecida a vítima de raiva humana, o secretário de Agricultura Davi Calixto Neto, que é veterinário prático, explicou que a vacinação no município foi providenciada em todo o rebanho. Reconheceu, no entanto, que existe o perigo de contaminação do rebanho mesmo assim, muito embora este tenha sido vacinado.

Ainda em Antônio Martins, Davi Calixto informou que o técnico do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn), Paulo Moscoso, esteve no município desenvolvendo atividades nas escolas de conscientização quanto à transmissão da febre aftosa e agora também sobre o vírus da raiva. “Podemos, em parceria com a secretaria de Saúde, buscar orientar a população quanto aos cuidados que se deve ter com morcegos contaminados”, explica.

Todos concordaram com a proposta do veterinário Severino Dantas, de que o Governo do Estado, através da Secretaria de Agricultura, deve retomar imediatamente o controle de morcegos hematófilos no Rio Grande do Norte. “Não devemos nos concentrar quanto ao morcego com hábitos alimentares vegetarianos. Este nos ajuda na multiplicação das plantas, levando o caroço das frutas de uma região para outra ao contrário do hematófilo que leva doença”, destaca.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas