Agora você já pode ler a tribuna em versão FLIP
Ir para página inicial
  • Natal - 27°Natal - 27°

Natal

Natal, 24 de Maio de 2012 | Atualizado às 10:20

Via Costeira é sinuosa e perigosa

Publicação: 01 de Agosto de 2010 às 00:00
tamanho do texto A+ A-

Roberta Trindade - repórter

O telefone toca. Do outro lado da linha alguém avisa que um ente querido está morto. Foi um acidente de trânsito destes onde os causadores não chegam, sequer, a ir parar na prisão. Respondem a processos que caminham a "passos de tartaruga" e quem sofre mesmo é a família de quem se foi. O mês de julho, em Natal, fechou com  saldo negativo quando o assunto é trânsito. Somente na Avenida Senador Dinarte Mariz - a conhecida Via Costeira, na zona Sul da capital, duas pessoas perderam  a vida. Não era fim de semana. Não era madrugada. Ninguém estava embriagado (boa parte dos  acidentes atende a um desses requisitos).
Adriano AbreuCapitão Cláudio mostra para a reportagem da TN um dos pontos mais perigosos da Via Costeira.Capitão Cláudio mostra para a reportagem da TN um dos pontos mais perigosos da Via Costeira.

A bióloga Helena Fagundes Bouth, 25, e  o taxista Francisco de Assis Hermínio, 60, engrossam a lista de uma estatística preocupante. De novembro de 2009 até ontem (31 de julho) foram registrados na rodovia 001 ( Via Costeira), 82 acidentes com 18 lesionados e duas mortes (Helena e Francisco).

Os dados  repassados pela Companhia de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) representam os acidentes que aconteceram após a reforma na Via Costeira. Já de janeiro a outubro de 2009 (antes da reforma), o órgão computou 68 acidentes, com 11 feridos e quatro vítimas fatais.

O comandante do 1º Distrito de Polícia Rodoviária Estadual, capitão Cláudio Augusto Ferreira Alves, percorreu a Via Costeira com a reportagem da TRIBUNA DO NORTE e apontou diversos problemas no trajeto.

Da Praia do Meio até Ponta Negra foram contabilizadas seis curvas, a maioria perigosa. A primeira, por exemplo, localizada em frente ao Hotel Piramide, segundo o capitão, deveria ter uma maior inclinação e ser mais larga porque há condutores de veículos que não conseguem segurar o automóvel ao fazer a curva.

A segunda, nas proximidades do Hotel Parque da Costeira tem abertura normal. Não há perigo.

A terceira curva, que começa no final do Hotel Parque da Costeira, tem declive, sem ângulos corretos. Se o carro não tiver estabilidade "sobra na curva".

A quarta curva, fica 200 metros antes de chegar no Hotel Imirá. Somente há recuo do lado direito (sentido Praia do Meio até Ponta Negra), porém não há do lado esquerdo (sentido contrário). Segundo o capitão, sem recuo ou acostamento, o condutor do veículo terá que parar em uma das faixas para fazer o retorno. "A faixa esquerda, por exemplo, é a de maior velocidade e isso pode vir a provocar um acidente grave", justifica.

Na quinta curva, nas  proximidades do Hotel Vila do Mar, o problema é o mesmo.

Na sexta curva, (não apresenta muito perigo) localizada  nas proximidades do Centro de Convenções, há um aclive muito alto. Quem sai de Ponta Negra e entra na rotatória (como se fosse subir para o Centro de Convenções ou  fazer o retorno) não visualiza o veículo que vem em sentido contrário. "Não há sinalização que indique o perigo", detalha o policial.

Para o capitão, quando se tenta urbanizar a via - deixar mais bonita - se diminui trechos e é o que acontece na rodovia 001. "O canteiro central diminuiu o espaço e piorou o tráfego", acredita. 

DER diz que curvas são as mesmas

Caio Pascoal, diretor de Obras e Operações do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) diz que a Via Costeira foi construída há 30 anos e esta foi a primeira vez que houve reforma. Segundo Caio, o projeto da via necessitava de, pelo menos, cinco metros de largura para calçadas, ciclovias, acostamentos, mas as Ongs, Ministério Público, órgãos ligados ao Meio Ambiente e a prefeitura não permitiram que se entrasse "um milímetro", no Parque das Dunas. Do outro lado da via, a topografia acidentada também não permitia  a mudança. "Com a retirada dos coqueiros foi possível aumentar, um pouco, a via".

O aumento, segundo o diretor, foi significativo. De 11 metros para 14 metros, ou seja, 7  de pista para cada via, além de 1,20 de canteiro central. A calçada tem 4,5. "É importante frisar que a Via Costeira  não é uma rodovia de velocidade".

Quanto à ciclovia, Pascoal salienta que não há mais,  e sim, a calçada mista (que pode ser usada para caminhar ou para andar de bicicleta". 

Questionado sobre as obras que ainda estão sendo realizadas na Via Costeira, Caio diz que neste mês estará tudo pronto. "O redutor de velocidade ainda não funciona. Vamos sinalizar tudo e queremos que a velocidade máxima seja de 70 km. Estará funcionando 24 horas por dia. É esse nosso objetivo".

Para o diretor, a Avenida Senador Dinarte Mariz é uma região contemplada por belezas naturais e que a maioria dos acidentes é provocada porque os condutores de veículos deveriam trafegar na via sem excesso de velocidade. "Seguir para o trabalho pela Via Costeira, poder ver o mar de perto, junto à natureza, é muito bom".

A falta de educação no trânsito é o ponto principal apontado pelo diretor como causador de acidentes.  "As curvas são as mesmas de antes. É a alta velocidade  que provoca os acidentes, os postes caídos no trajeto da via. Agora está muito melhor, tem até retorno. Antigamente não existia".  

Em relação  aos postes caídos e o local onde a bióloga morreu, o diretor garante que os postes serão reerguidos rapidamente e que o departamento ainda estuda o que vai fazer para solucionar o problema em frente ao restaurante Tábua de Carne - a maioria dos condutores de veículos fazem uma conversão errada no local. " O canteiro da pista não continuou naquele loca para beneficiar o restaurante. Aquele é o local mais estreito de toda a rodovia".

Caio afirma que um semáforo na entrada de Mãe Luiza será colocado. O que poderá também evitar acidentes naquela região. E que onde hoje existe o relógio do Sol será construída uma rótula. Pascoal também falou sobre as coberturas para as paradas de ônibus. "Foi necessário derrubá-las (antigas). Não sei se isso é da nossa competência ou da prefeitura. Tenho dúvidas".

Quanto aos acostamentos, o diretor   de Obras e Operações do DER argumenta: "Na avenida Romualdo Galvão também não tem acostamento". Caio Pascoal completa dizendo que as festas realizadas na Via Costeira, como a que ocorreu ontem, são inviáveis. "É um movimento grande de veículos, pessoas bêbadas. Tudo isso inviabiliza que o fluxo de veículos escoe normalmente".

Passageiro fica sob sol forte e chuva

Quem trabalha na Via Costeira, sem dúvida, sofre com o descaso dos gestores públicos. Apenas a empresa Santa Maria é detentora do trajeto e, por isso, os trabalhadores "enchem a boca" para reclamar. Dois são os principais motivos apontados por quem trabalha nos hotéis da região. Na tarde de quinta-feira (29), em alguns pontos da via, várias pessoas esperavam embaixo de sol forte a chegada do transporte coletivo.  Anteriormente, coberturas evitavam que passageiros, no aguardo do ônibus, ficassem embaixo de sol forte ou de chuva. Após a reforma da via, não tem mais cobertura em nenhum ponto de ônibus.

Cosme Rosa de Araújo, 42, cozinheiro, diz que é horrível permanecer horas embaixo do sol forte à espera de um transporte coletivo. "Esqueceram que nesta região tem muito trabalhador e que pega ônibus. Senão bastasse o descaso quando chega o transporte parece uma "lata de sardinha"de tão lotado".

O chefe de garçon Marcos Antônio Silva de Oliveira, 41, é outro que reclama. "É só uma linha de ônibus que faz esse trajeto, por isso, fazem o que querem e abusam da paciência dos passageiros".

Veridiano Rodrigues, 19, assim como Cosme e Marcos, também estava embaixo do sol esperando o ônibus. "A gente toma chuva, toma sol, toma vento. É assim todo dia. Não tem onde sentar, não tem nada".

Motoristas andam em alta velocidade

Tarcísio, Lenival, Aguiar e Nogueira são alguns dos vários condutores de veículos que trafegam diariamente na Via Costeira e todos têm a mesma opinião quando o assunto é a reforma na rodovia. No sentido Praia dos Meio à Ponta Negra, as curvas sinuosas, as saídas precárias dos hotéis e a falta de sinalização são fatores que facilitam os acidentes de trânsito na região.

O motorista de ônibus Tarcísio Roberto Santos, 50, trafega diariamente pela via e reclama: "Ficou muito mais perigoso. Os motoristas andam em alta velocidade e desta forma a possibilidade de um acidente é bem maior".

Lenival de Oliveira, 44, taxista, afirma que são mais curvas. "O perigo de um acidente é visível. Para sair dos hotéis a atenção deve ser redobrada e o excesso de velocidade é freqüente. Vejo isso todo dia aqui ".

Para o bugueiro Francisco Aguiar, 37, a atenção agora deve ser redobrada. O profissional acredita que era mais fácil percorrer a via antigamente. "Quem sai de Ponta Negra e entra na rótula para o Centro de Convenções não visualiza quem vem no sentido contrário. Não sei como ainda não teve uma colisão aqui".

O motorista Gentil Nogueira entende que a Via Costeira se tornou uma via difícil de percorrer. "Se não tiver muita atenção nas curvas acaba batendo nos postes. Ficou muito sinuosa. À noite, quando diminui a visualização, esta ainda mais perigoso".

Publicidade
  • 600 caracteres
  • separar os emails por vírgulas
  • 600 caracteres
  • Encontrou algum erro nesta matéria? Envie pra nós.

  • 400 caracteres

comentários

pitg07@...01/08/2010 @ 14h11
As curvas são as mesmas, sim. Mas, a pista mudou!!! Tá muito mais bonita, mas também perigosa.
domiciojs@...01/08/2010 @ 11h13
Vocês pegaram o cara certo para dá estas explicaçães,estes pontos são muito perigosos no mínimo precisa de lobadas eletrônicas e de muita responsabilidades de quem usa esta via se os nossos motoristas usasse o que o curso de dereção defensiva exigem isto dificilmente aconteceria.
coeli0507@...01/08/2010 @ 10h18
Dos 3 postes, dois estão lá há mais de um mês!!! Vão ser reerguidos rápido????
wasco53@...02/08/2010 @ 04h02
Senhor Diretor do DER dê exemplo de responsabilidade (der), não queira responsabilizar as ONGs pelas "obras" excretadas por esse organismo. Espera-se que o DER faça as devidas correções, não somente da Av. Dinarte de Medeiros Mariz, mas de toda malha viária sob a sua jurisdição. Portanto, não atribua os vícios desse órgão às instituições sérias deste Eatado, respeite às Leis, a Fauna, a Flora e a vida Humana, pois já está em tempo de acabar com essa contenda com as instituições fiscalizadoras, de Controle Social e da Sociedade Civil Organizada.
gustavomedeiros1@...01/08/2010 @ 23h16
ficou muito ruim!era melhor como era antes
zecaparaense@...01/08/2010 @ 22h48
O acesso ao Centro de Convenções pra que vai de Ponta negra realmente é perigoso pq chega um trecho antes da entrada que não se vê os veículos que vem do Centro. Ali cabe um sinal. Ademais, se a Via é perigosa nós motoristas temos que dirigir com mais cuidado; é simples.
radamessj@...01/08/2010 @ 20h38
Gostaria de informar que no primeiro dia que foi entregue a rotula do centro de Convenções, houve uma colisão sim. lembro bem que isso ocorreu no periodo do evento doSalão Imobiliário. quando você pecorre a via, ja percebe a quantidade de postes que foram derrubados por colisões. É uma vergonha para todos nós sabermos que tanto funcionários quanto hospedes dos hoteis ali situados, ficam sem abrigo enquanto esperam o transporte urbano para deslocamentos. Isso se agrava muito mais quando essa espera é no sentido indo para Ponta Negra. pois, além de nao ter abrigos, não existe calçadas e o mato está muito alto. eu considero isso uma vergonha. Espero que nossos gestores públicos possam fazer alguma coisa. ou será que vão esperar que algum de seus familiares morram nessa via para tomar coragem de brigar por melhorias.
a-ha_t@...01/08/2010 @ 23h14
Eu já trafeguei pela via costeira, mas não me senti nenhum pouco seguro, prefiro evitar aquela via,e isso foi bem antes desses trágicos acidentes,um dos principais problemas que vejo na via costeria, é a pista de alta velocidade, com curvas perigosas, e sem acostamento, se algum carro quebra na pista,o risco de acidente por ser de 100%, principalmente se for a noite.É bom lembrar que o descaso das autoridades com o trânsito de natal, é algo incomum,também vejo risco contante de acidentes e que têm acontecido por causa do tipo de semáforo, que não marca o tempo, de verde para amarelo e vermelho, que obriga os motoristas frear bruscamente com medo ser multado.Os três pontos perigosos são, enfrente ao walmart,cidade satélide e emaús.
schultzbertrand@...01/08/2010 @ 21h34
Simples e so obedecer as leis de transito que todos vao passar pela via costeira e sair do outro lado ilesos. nao adianta botar a culpa da irresponsabilidade nas autoridades de transito. p que deve ser feito e obedecer a sinalizacao e andar com o carro em condicoes. ninguem vai nos cuidar, livrar dos acidentes, nenhuma auoridade, seja do executivo, judiciario ou legislativo. quem vai nos manter integros sera nossa atencao as leis de transito.
xicomacaiba@...01/08/2010 @ 19h08
A via é perigosa sim, pois foi mal planejada. Em Trieste, na Itália, tem uma bela via parecida, um trecho da "Strada Costiera" (procurando no Google acha fácil). Tem mais tráfego de veículos, e bem menos acidentes. Agora, como a Via Costeira já foi planejada de forma errada, um paliativo seria reduzir a velocidade máxima para 60 km/h e com mais fiscalização. E torcer para que o acidentes se reduzam ao mínimo, sem vítimas fatais.
masp777@...01/08/2010 @ 18h45
Se ta mais perigosa, entao nao vamos ficar brincando d Need for Speed lá. É pra andar com, no maximo, 80 km/h. Tem gente q passa na VC com 180. Aí é fogo!!!!!!!!!!
glauberh@...01/08/2010 @ 19h00
isso são os engenheiros merdas que o estado e prefeitura contratam, antes não era duplicada nunca tinha acidentes, agora duplicada mais em consequincia muuuito perigosa, infelizmente mais vitimas irão ocorrer por conta de projetos mal elaborados.
waltherfreitas@...01/08/2010 @ 17h19
É consenso que a Via Costeira não teve uma boa reforma, ao menos para os motoristas (Há alguém mais interessado do que os motoristas?). Se há alguém que esteja satisfeito com o "lay-out" atual da mesma; não conheço. Se houver algum problema com algum carro; praticamente uma das faixas será comprometida e sem recurso de saída por quilômetros, dependendo do ponto da interrupção. Do ponto de vista do fluxo de trânsito, foi umas das obras Pelo alarde que se fez; ficou muito abaixo das expectativas e da necessidade da população. Ficou devendo.
paugusto.s@...01/08/2010 @ 20h13
Parabéns, Caio Pascoal. Somente o Sr. é capaz de não enxergar os problemas que existem na via costeira. Como sempre temos que colocar a culpa nos outros.
powerblack@...01/08/2010 @ 16h20
"Quanto aos acostamentos, o diretor de Obras e Operações do DER argumenta: ?Na avenida Romualdo Galvão também não tem acostamento?...por esse raciocínio do competente diretor deduzimos que: se na Romualdo tá uma m...porque aqui não pode ficar igual?? Isso é Brasil!
c.mello2006@...01/08/2010 @ 20h21
Duas coisas chamam a atenção, sem falar no total desrespeito aos usuários do transporte coletivo, porque isso já é regra geral na cidade toda: primeiro, a irresponsabilidade de quem liberou o tráfego, depois da "reforma" da Via Costeira, sem o mínimo de sinalização, como se fosse Pilatos lavando as mãos... Segundo, a demonstração explícita de que o interesse privado (no caso representado pelo Restaurante Tábua de Carne) é muito mais importante do que o interesse coletivo (preservação da vida, manutenção do patrimônio público, despesas do sistema de saúde com o atendimento aos acidentados, etc) expressada pelo Sr. Diretor do DER ao dizer, assustadora e inocentemente, que "o canteiro da pista não continuou naquele loca (sic) para beneficiar o restaurante". Que dica maravilhosa ao advogado da bióloga falecida: o Estado (responsabilidade objetiva do agente) reconhecendo o erro!!! Um absurdo, em todos os sentidos...
helenocarlos@...01/08/2010 @ 13h57
? O canteiro da pista não continuou naquele loca para beneficiar o restaurante. Aquele é o local mais estreito de toda a rodovia? Beneficiar um restaurante? porque não prorizar a segurança de todos? Em relação a cobertura dos pontos de ônibus: "Não sei se isso é da nossa competência ou da prefeitura. Tenho dúvidas?. Puxa. Não tenho conficança neste senhor. Ele teve competência para derrubar as coberturas e ampliar a pista, mas para construir novas coberturas a conversa muda. Lástimável!
steeve_miranda@...01/08/2010 @ 13h24
O BOM DA REPORTAGEM É QUE CULPA A PISTA OU A REFORMA, E NAO QUEM ANDA EM ALTA VELOCIDADE... TAMBEM ACHO QUE AS CURVAS SAO AS MESMAS, MAS SE VC ANDA CORRENDO O PERIGO FICA DO MESMO JEITO QUE NUMA ESTRADA EM LINHA RETA... O QUE FALTA É FISCALIZAÇÃO!!! PEGO A VIA COSTEIRA TODOS OS DIAS E NUNCA TIVE NEM PERTO DE ME ENVOLVER EM ACIDENTES... A VIA COSTEIRA FICOU LINDA DEMAIS!
augustofarn@...01/08/2010 @ 13h18
realmente, hoje, a via costeira é um local bastante perigoso para os usuarios. infelizmente o diretor de Obras e Operações do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) tenta justificar algo que é notório: o aumento dos acidentes (dados estatistico do CPRE). já imaginaram como vai ser na COPA? acredito que ainda dá tempo de se fazer alguma coisa para melhorar essa situação. sabemos que a educação no trânsito é importante. mas será que na "reforma" da via costeira houve algum estudo da area, em relação as ocorrências de trânsito? atualmente ha uma crescente no numero de veiculos que trafegam naquela via. por isso, quantas vitimas ainda serão necessarias para as autoridades abrirem os olhos?
jnogueirinha@...01/08/2010 @ 13h02
Boa tarde meus caros, A Via Costeira pela qual eu transito todos os dias ficou bem melhor do que antes da reformulação. O maiores problemas que eu vejo é o desrespeito dos Condutores de Veículos as SINALIZAÇÕES EXISTENTES, poucos são os que respeitam a sinalização, eu chego a perceber que tém muitos Motorista que não conhecem o Código de Trãnsito e nem tam pouco as sinalizações, tudo isso são causadores de GRAVES ACIDENTES na região, o que precisa ser feito no momento é um trabalho de concientização e obrigar aos Motorista respeitarem as sinalizações e conter de uma forma mais contundente as ALTAS VELOCIDADES desenvolvidas na área da Via Costeira por Condutores irresponsaveis.
fsouzax@...01/08/2010 @ 12h45
Acho engraçado dizer que via costeira ficou pior. Que o projeto poderia ter ficado muito melhor, isso poderia, agora dizer que está pior não concordo. O que acontece é que os motoristas não querem reduzir a velocidade nas curvas e, é óbvio que, dessa forma, não conseguirão manter os seus carros na via e os acidentes serão frequentes. Os dois postes que estão caídos na via costeira não são em curvas, mas em retas, o que mostra que o problema não são as curvas. Talvez bebida, alta velocidade, falta de educação no trânsito, imaturidade para dirigir etc. Quanto às nossas "autoridades ambientais", acho que um pouco de bom censo não faz mal a ninguém. A impressão é que estão sempre procurando algo para aparecer. Fizeram uma novela danada por causa daqueles coqueiros atrofiados que nunca ninguém colocou uma pá de adubo ou um copo d'água. Alguns nunca chegaram a um metro de altura nem nunca colocaram um único côco. Não são nem plantas nativas ou raras. Preservar esses coqueiros em nome do meio ambiente pra mim não passava de uma piada ridícula. Tinha gente querendo se mostrar. Outra coisa, tirar um ou dois metros para fazer uma ciclovia não iria degradar o meio ambiente em lugar nenhum do mundo (só aqui). O maior impacto ambiental houve com a construção da via costeira e o loteamento da área para construção dos hotéis que, inclusive, alguns, na ora de construir não respeitam sequer a faixa de areia. Isso ninguém viu!!!!! Construir uma ciclovia tornaria a via costeira muito mais segura. Mas parece que quem decide não anda a pé ou de biclicleta, nem sai de seus gabinetes. Como podem ver os reais problemas?
silveriomedeiros@...01/08/2010 @ 11h51
Foi totalmente infeliz a colocação do Sr. Caio Pascoal, diretor de Obras e Operações do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), quando compara a avenida Romualdo Galvão (acerca de acostamentos) com a Via Costeira, vez que a primeira não é um corredor turístico, ao contrário da segunda.
gomes-sandra@...01/08/2010 @ 12h40
Matéria oportuna sobre os perigos da Via Costeira. Uso a via frequentemente e ainda que a reforma possa ter neglicenciado aspectos que deveriam ser elementares, como segurança, gostaria de registrar que o maior problema é a altíssima velocidade com que alguns, repito alguns, motoristas trafegam por ali. Isto inclui carros de passeio e motoristas de ônibus, profissionais que, em tese, deveriam zelar pela segurança de todos, inclusive seus passageiros. Há sempre veículos trafegando acima de 100km/hora. Obviamente, nesta velocidade, qualquer imprevisto é candidato a virar acidente. É curioso que logo após a reforma, a velocidade havia sido limitada a 40km/hora. Imagino que estudos técnicos, levando em conta as características da via, tenham estabelecido esse limite como prudente para o tráfego. Não passou nem um mês e o limite foi retirado e hoje não há limite! Poderia ser a pressão da classe média alta? Era, de fato, uma peça de ficção, uma regra "para inglês ver", pois a grande maioria dirigia a mais de 80km/h, ou seja, o dobro do máximo permitido. No meu caso, que seguia a recomendação de velocidade, chegava a ser um problema, com motoristas (especialmente os de ônibus) "pressionando" para que eu aumentasse a velocidade. Numa palavra: a reportagem deu muita ênfase ao "desenho" da via e quase nenhuma atenção à irresponsabilidade dos motoristas, à falta de regras e aos policiais rodoviários que ignoram os carros em altíssima velocidade. É urgente o estabelecimento de limites e de policiais mais atentos. Sou a favor de multas para aqueles que põem em risco a vida de outros. É legítimo e só reclama quem não segue as regras de trânsito.
danseveriano@...01/08/2010 @ 09h51
O tal diretor do DER parece desconhecer a legislação estadual. Nenhum equipamento de fiscalização eletrônica no RN pode funcionar de meia noite as 6 hs, portanto, IMPOSSÍVEL funcionar 24 hs.
cpinheirorosa@...01/08/2010 @ 09h10
"Seguir para o trabalho pela Via Costeira, poder ver o mar de perto, junto à natureza, é muito bom?. este imbecil certamente nunca dirigiu na nova via costeira, se voce desgrudar os olhos da pista por um segundo, é acidente na certa. trafegar a 70km/h exige habilidade dos motorista, é curva em cima de curva, todas fechadas. só um imbecil do DER para falar um negócio destes.
antoniopacheco345@...01/08/2010 @ 08h59
esse caio é hum louco , o que o capitao fala é o correto, os prejudicados devem mover açoes contra o estado e esse caio. essa reportagem é de suma importancia p/populaçao.
cerverob@...01/08/2010 @ 08h51
agora se dao conta? fizerao um trabalho ruim .., quem sao os incompetentes ?
francineider@...01/08/2010 @ 07h37
A qual velocidade a reportagem andou para verificar os pontos de perigo? Eu ando a 60 km/h, e nunca tive problemas para controlar o carro. Os perigos surgem quando os outros condutores, certamente mais espertos que eu, aproveitam a ausência de fiscalização para andar a altas velocidades, colocando em risca suas vidas e a dos outros. A Via Costeira tem 12 km. Com velocidade de 60 km/h, gastam-se 12 minutos, para percorrê-la. Com velocidade de 80 km/h, gastam-se 9 minutos; ou seja, aumentam-se MUITO os riscos, e economizam-se 3 minutos. Eu prefiro gastar os 3 minutos a mais, e continuar VIVA.
deuto_lima@...02/08/2010 @ 07h36
Ainda estou pra ver um acidente de trânsito fatal, onde o fator real não seja a alta velocidade. Por acaso já aferiram o tacômetro do alternativo para se avaliar a velocidade do veículo ?
danseveriano@...02/08/2010 @ 06h47
Pelo visto só tem gênio aqui.. andar a 40 km/h.. eu hein! É melhor fechar a via costeira pra veículo pq essa velocidade é de camelo.
roberto.com@...02/08/2010 @ 08h23
A via Costeira no sentido Areia Preta está com as mesmas curvas, concordo, mas no sentido Ponta Negra "criaram" curvas perigosíssimas em todos os pontos de retorno.
reservate@...01/08/2010 @ 14h58
O maior defeito desta "pista" está entre o banco do motorista e o volante; a solução urgente é uma máxima de 70km/h e radares e câmeras ao longo de toda a via, enqunato isto não for implantado, por lá não transito mais; me avisem quando estiver pronto!
luisphelipe_r@...02/08/2010 @ 09h17
Caio Pascoal o Sr deveria pedir exoneração, pois suas explicações são claramente uma tentativa de transferir responsabilidade, é notório que o problema foi um(a) engenheiro(a) de autorama que vcs colocaram para cuidar da boa mobilidade urbana.Tudo errado, sem segurança, sem mobilidade, semáforos interpostos sem fluência no tráfego, via costeira era para ser lugar mais tranquilo para se trafegar, mas nem isso vcs conseguem fazer, e o povo que se exploda!
BRANCOBRANDAO@...02/08/2010 @ 09h59
SÓ CEGO, NÃO VÊR. SEM FALAR NOS POSTES DA COSERN A 10 CM DA PISTA... NOS POSTES FAZEM PROTEÇÃO DE CONCRETO, EVIDENCIANDO QUE O POSTE É MAIS CARO QUE UMA VIDA........ASSASSINOS !!
leao_elj@...02/08/2010 @ 11h45
Sou motoqueiro, e quando transito pela via costeira, ando com andrenalina a mil, pois a via é estreita demais, não têm segurança! A obra de duplicação veio só para deixar esta via PERIGOSA! Como a obra foi feita com fins eleitoreiros, deixaram de lado a segurança do Povo! POLÍTICOS CEIFADORES DE VIDA!
pauloeduardo@...02/08/2010 @ 11h05
É o próprio policial militar quem reconhece que a via é perigosa. Ora, se a via costeira tem trechos perigosos, com certeza foi erro de projeto. Qualquer cidadão comum enxerga os perigos da via costeira: curvas acentuadas, rótula impróprias, sinalização deficente, etc, dão causa aos acidentes. Lógico que não se descarta a imprudencia dos motoristas, mas uma via não pode ser projeta com as falhas que são flagrantes. Façam um teste. Levem um profissional especializado para fazer o percurso e pergunte a ele a sua opinião.
lua.valeria@...02/08/2010 @ 10h56
Sim e os governantes estão pensando que é só o trabalhador que espera ônibus na Via Costaeira??? Saibam que o turista também se utiliza deste meio de transporte em nossa cidade, eles também reclamam da demora dos ônibus, de ter que esperar o ônibus ao sol ou tomando banho de chuva! Essa obra foi mal planejada sim! E todos sabemos os interesses de quem vive por ai se vangloriando por te-la realizado.
celso.matias@...02/08/2010 @ 10h50
Srº Diretor do DER, as estradas estaduais estão esquecidas pelo órgao público. É bom lembrar que os politicos estão em campanha e as viagens nessa época é via terreste, cosa rara em outros tempos. Faz vergonha a estrada que vai de Ceará Mirim para Pureza, cidade turística esquecida pelos dirigentes públicos, os buracos causam acidentes e danos materiais. UMA VERGONHA...
JAIRTOMARTINS@...02/08/2010 @ 10h44
SUBIR E DECER SERRAS NO RIO GRANDE DO NORTE, SE TORNOU ROTINA NO MEU TRABALHO. VC NÃO V UMA PLACA DE SINALIZAÇÃO, O QUE TEM DE EXISTIR É MINHA CONCIENTIZAÇÃO. NÃO ESTOU DEFENDENDO OS ENGENHEIROS DE TRAFEGO DO NOSSO ESTADO E PREFEITURA, QUE NESSAS HORAS QUEREM CULPAR ATÉ A RELIGIÃO Q A VITIMA SEGUE..
francillima@...02/08/2010 @ 10h25
O que eu dizia entre meus amigos está se revelando... Esta obra serviu apenas para enriquecer os já ricos e envolvidos. A obra que esbanjou taxões, sinalizadores horizontais em excesso que seriam facilmente substituidos por tinta, está inacabada e, pasmem, matando. Sem falar que o usuário cotidiano que utiliza a via para se livrar do conturbado (por incompetencia) transito da cidade terá que reduzir a velocidade numa via que comportaria 100km/h facilmente caso não houvesse o maldito canteiro central que deixou as curvas mais perigosas. Por que não planejaram mirantes para a admiração dos turistas? Esta infeliz sugestão de admirar a paisagem certamente provocará mais acidentes.
sandrafsamaral@...02/08/2010 @ 12h59
O que acho engraçado é quando se estava fazendo essa obra de m.... niguem "engeiros de trafego" viram q ficaria muito perigosa, mas como ja está morrendo gente vamos analizar e por a culpa em alguem. Esses nosso governantes são todos ums "bostas" e ainda contratam pessoas iguais p serem auxiliados, com certeza essa coja não andam pelas vias assassinas q reformam. INDIGNAÇÃO.....
rosineideoliveira.oliveira@...02/08/2010 @ 12h46
Concordo com masp777. Além dos excessos de velocidades, a via não tem acostamento e ponto de ônibus adequado. Tráfego pela via todos os dias e fico assustada com o número de acidentes.
glauberh@...02/08/2010 @ 12h45
NÃO TEM NADA A VER COM VELOCIDADE ISSO É OBRA MAL PLANEJADA MESMO, SE FOSSE VELOCIDADE NA ALEMANHA TEM UMA VIA QUE VC PODE BOTAR TUDO QUE O CARRO DER, TEM CARROS LA QUE ANDAM A 300KM TEM ACIDENTES??????? NENHUM!! ENTÃO NÃO ADIANTA COLOCAR CULPA EM VELOCIDADE, COLOQUE NAS OBRAS MAL FEITAS, NOS BURACOS NA PISTA E ETC... MUITA GENTE VAI DIZER "MAIS É ALEMANHA" ENTÃO TEMOS Q SEGUIR EXEMPLO DE LA, E NÃO DAS BURRICES QUE FAZEM AQUI..
aqsdick@...02/08/2010 @ 14h59
Toda obra em pista de rolamento o responsável tem a obrigação de sinalizar antes e depois. No caso da Via Costeira que sofreu sua primeira transformações após tantos anos, deverá manter obrigatóriamente a sinalização de acordo com a Lei 9.503 de 23/09/1997 Código de Trânsito Brasileiro e suas Resoluções de trânsito pelo Contran, não basta o responsável pela obra agir a sua vontade. Consequências desse tipo irão aconteçer, principalmente quando põem em risco à vida humana e a mesma passa a ser transformada em pista de corrida sem qualquer impedimento por falta de sinalização e responsabilidade. Espero que as autoridades, principalmente o Min. Público possa intervir imediatamente na sinalização da Via Costeira. Vamos esperar prá ver.
elciotavares@...02/08/2010 @ 15h11
A Via Costeira NÃO É perigosa! Já andei por ela muitas vezes antes e depois das mudanças e jamais estive sequer perto de um acidente. O motivo é muito simples: eu dirijo abaixo do limite de velocidade, mesmo sabendo os locais em que não há radar para multar! E além disso, não faço conversões ilícitas, ando na faixa da direita, sinalizo para mudar de faixa... Se as pessoas seguirem as normas do trânsito, os acidentes na Via Costeira serão mínimos.
gusmaorn@...02/08/2010 @ 17h40
O lado bom da via costeira é que se pode apreciar o mar, como também o parque das dunas, entre outras maravilhas da natureza. Então, pra que pressa gente! Vamos respeitar o limite de velocidade da rodovia 001... que tudo ocorrerá bem.
carlosvatutin@...03/08/2010 @ 00h15
O que ouvimos sempre das "autoridades",pelo os excessos de velocidade aqui em Natal, é "que falta educação de trãnsito aos motoristas"", porém nenhuma providencia e solução são apresentadas. As nossas ruas e avenidas estão esburacadas , mal sinalizadas e nos bairros da periferia , estão completamente enviável para se transitar,sem sinais, ruas mal acabadas e a lei do trãnsito não existe, nem guardas "amarelinhos" existem! Enquanto persistir essas calamidades, muitas pessoas inocentes irão morrer! Quem será responsabilizado?
marcos.emanoel@...04/08/2010 @ 10h18
CURVAS PERIGOSAS, FALTA DE SINALIZAÇÃO NA VIA URBANA DURANTE A NOITE, É IMPRUDÊNCIA EM GRANDE PARTE, DOS MOTORISTAS QUE TRAFEGAM NESSA ÁREA. TEM SIDO A CAUSA DE VARIOS ACIDENTES NA VIA COSTEIRA.
gv.pescador@...05/08/2010 @ 22h23
Lemos a reportagem e concordamos com os pontos citados. É tanto que estamos evitando trafegar na mesma. A Via Costeira depois desta reforma deveria ser uma obra modelo, pois é uma rodovia muito importante para nossa cidade e no entanto está tornando-se a rodovia da morte.
georgeamaral30@...07/08/2010 @ 07h38
O limite de velocidade da via costeira (80 Km/h) não é compatível com o ângulo das curvas. Quem não tiver cuidado pode sofrer acidentes graves.
buzios.beach@...16/08/2010 @ 09h01
Para quê serviu aquela reforma mesmo??? Talvez alguns bolsos repletos tenham a resposta.
guilhermeuc@...21/09/2010 @ 09h19
fazer uma via perigosa é depois por a culpa nos motoristas é muito conveniente. a reforma da via costeira era desnecessária e foi executada de péssima maneira, criando um problema, ao invés de saná-lo. além disso, foi sacrificada a única ciclovia que se tinha em natal. parabéns, micarla, por criar a via da morte dentro da nossa cidade. pelo menos as construtoras amigas da nossa prefeita estão felizes com isso.
Publicidade
Tribuna do Norte