quinta-feira, 25 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Viaduto da Redinha tem obras iniciadas

- Publicidade -

A zona Norte de Natal tem outras obras em execução voltadas à malha rodoviária: os serviços do Pró-Transporte. Viabilizados com recursos adquiridos através de empréstimos do Governo do Estado com a Caixa Econômica Federal, o serviço é executado pela Secretaria de Infraestrutura (SIN). O pacote de intervenções terá o investimento de R$ 88 milhões e deve ser concluído até novembro de 2015.

Atualmente, está em execução a duplicação da avenida das Fronteiras, em trecho de 800 metros onde não precisará fazer desapropriações. A SIN também faz terraplenagem próximo à ponte Newton Navarro, onde será erguido o viaduto da Redinha. A alça que está em andamento fará parte da estrutura definitiva, mas já será usada quando a rotatória for bloqueada para construção do equipamento. A secretaria acrescentou ainda que os estudos de desvios do tráfego estão em fase de conclusão.

#SAIBAMAIS#A SIN foca, atualmente, nas desapropriações, para que possa dar celeridade ao restante das obras na Redinha e Moema Tinoco. Estão em andamento 27 processos correspondentes a 39 imóveis que serão desapropriados, dos quais quase 30 estão acordados. Ao todo, são necessárias 309 desapropriações no eixo Moema Tinoco/Conselheiro Tristão e cerca de 100 no eixo Fronteiras.

Serão feitas cinco grandes interferências: construção do Viaduto da Redinha; implantação do Eixo Moema Tinoco/Conselheiro Tristão; implantação do Eixo Fronteiras; conclusão do viaduto das Fronteiras e o prolongamento da avenida Moema Tinoco. O projeto também fará duplicação de corredores viários, implantação de corredores exclusivos para ônibus, construção de cerca de 11 km de ciclovia e padronização de passeios públicos.

Após seis anos paralisadas, as obras do Pró-Transporte foram iniciadas em novembro do ano passado e devem facilitar o acesso às praias do litoral norte. Até então, apenas o viaduto na avenida das Fronteiras havia sido construído pelo projeto concebido em 2005, enquanto estava sob a responsabilidade da Prefeitura de Natal.

Em dezembro passado, o  Ministério Público recomendou a suspensão das obras para analisar as ações próximas a uma região de lagoa e dunas em trecho do prolongamento da Moema Tinoco até a BR-101 norte. A sugestão foi acatada e o Governo se comprometeu a fazer novo estudo com modificações, que deve ser concluído este mês, para causar menos impacto ambiental.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas