terça-feira, 16 de abril, 2024
27.1 C
Natal
terça-feira, 16 de abril, 2024

Vice-governador chega a Natal para tomar posse

- Publicidade -

A quarenta e oito horas de ser empossado no cargo de governador do Rio Grande do Norte, o vice-governador Iberê Ferreira de Sousa desembarcou  no Aeroporto Internacional Augusto Severo. Depois de 15 dias em São Paulo, onde foi para fazer um checape e terminou retirando um nódulo cancerígeno do pulmão, Iberê Ferreira chegou e não escondeu a emoção.

Iberê desembarca no Aeroporto Augusto Severo e promete anunciar nova equipe até segunda-feira“Sinto-me muito emocionado, muito feliz, voltando a minha terra e reencontrando aqui tantos amigos, tantas pessoas que torceram, rezaram, lutaram pela minha saúde. Só posso estar muito feliz e emocionado”, disse Iberê Ferreira. O vice-governador chegou acompanhado do filho, João Olímpio Ferreira, conhecido como Joca, da assessora de imprensa Juliana Celli e do deputado estadual Gustavo Carvalho. No hangar do Governo, foi recebido por auxiliares da administração estadual, correligionários do PSB e aliados políticos. Entre eles, estavam os deputados federal João Maia e estaduais Ezequiel Ferreira (PTB), Márcia Maia (PSB) e Gustavo Carvalho (PSB).

Iberê Ferreira disse que até segunda-feira anunciará os nomes dos novos secretários. Ele informou que primeiro conversará com a governadora Wilma de Faria para, em seguida, definir os auxiliares. Sobre os projetos políticos,  ratificou que mantém a candidatura. “Prioridade é minha saúde, mas enquanto não tiverem brigando no tempo saúde e a minha atividade não tenho porque desistir. No primeiro momento a prioridade que dei foi a saúde. Agora vou administrar”, destacou.

O tratamento de quimioterapia e radioterapia a que se submeterá Iberê Ferreira começará no dia 13 de abril. A partir daí, durante cinco semanas, o governador potiguar ficará cinco dias por semana em São Paulo.

No Hospital Sírio Libanês, o mesmo onde foi realizada a cirurgia para retirada do nódulo cancerígeno do pulmão, Iberê fará o tratamento preventivo. Mas durante o período em que estiver na capital potiguar ele não deixará a atividade administrativa. O futuro governador solicitou ao presidente da Fiesp, Paulo Skaf, uma sala na sede da instituição. De lá, ele despachará durante o período em que estiver em São Paulo.

Posse será nesta quarta-feira

Amanhã, às 16h, Iberê Ferreira será empossado no cargo de governador do Rio Grande do Norte. Depois de três anos e quatro meses como vice-governador na administração de Wilma de Faria, ele assume o cargo com a renúncia da chefe do Executivo, que será candidata ao Senado Federal.

A solenidade está prevista para às 16h, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Iberê Ferreira será empossado no cargo pelo presidente da Casa, deputado estadual Robinson Faria. Para o evento serão instalados telões no hall e também no auditório da AL.

Após ser empossado governador, Iberê Ferreira irá até o Palácio da Cultura, onde será instalado um palanque para transmissão do cargo e em seguida o primeiro pronunciamento do novo governador.

O percurso até o Palácio da Cultura será feito a pé. Chegando lá, o vice-governador encontrará com a governadora Wilma de Faria. Os dois assinarão o livro: Wilma renunciando ao cargo de titular do Executivo, Iberê assumindo.

Em seguida, a ex-governadora e o novo governador farão um pronunciamento. A solenidade será encerrada com show da banda Garota Safada.

Sete auxiliares de Wilma vão deixar o governo

Com a saída de Wilma de Faria, estão confirmadas as exonerações de, pelo menos, sete secretários estaduais. São auxiliares que deixarão o cargo para concorrer ao pleito de 2010 e outros que serão exonerados no próprio processo para nova gestão.

Pediram exoneração dos cargos: o secretário-chefe do Gabinete Civil, Vagner Araújo; de Comunicação Social, Rubens Lemos Filho; a adjunta de Comunicação, Cledivânia Pereira; de Assuntos Fundiários, Canindé de França; o secretário de Segurança e Defesa Social, Agripino Neto; presidente da Empresa Potiguar de Turismo, Cláudio Porpino, e o controlador Geral do Estado, Jorge Galvão.

Dessa lista, candidatos serão Vagner Araújo, que tentará uma vaga na Câmara dos Deputados, e Cláudio Porpino, que planeja chegar à Assembleia Legislativa.

Na lista dos que pedirão exoneração há também alguns cotados para permanecer no cargo. É o caso do controlador Geral Jorge Galvão. “Estamos esperando fechar o balanço para entregar o cargo”, disse Galvão. Questionado se aceitaria continuar na controladoria, caso fosse convidado por Iberê Ferreira, ele foi reticente: “Se for formulado o convite pensarei nele. Mas essa não era minha intenção (de continuar no Governo). Mas asseguro que não chegou convite e nem sondagem”, frisou.

Uma das pastas que está indefinida é a da Saúde. O vice ainda não decidiu se exonerará o secretário George Antunes.

Micarla deve ter alta ainda hoje

Estava previsto para ontem à noite a saída da prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV), do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo,  onde estava internada desde o último sábado, para a realização de um checape após sentir dores abdominais e ter picos de pressão alta. A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa do Sírio-Libanês, mas foi informada de que a prefeita concentraria as informações sobre a passagem de três dias pelo hospital em sua assessoria de imprensa. O chefe de Gabinete da Prefeitura de Natal, Kalazans Bezerra, informou que hoje a chefe do Executivo Municipal volta ao Sírio-Libanês para receber os exames a que foi submetida.

O marido da prefeita, jornalista Miguel Weber, informou em seu twitter que os exames da esposa foram satisfatórios. A previsão é de que Micarla de Sousa retorne à Natal ainda hoje. Enquanto esteve internada, a prefeita de Natal recebeu a visita do vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), do senador Garibaldi Filho (PMDB), do deputado estadual Gustavo Carvalho (PSB) e do vereador paulista Gabriel Chalita (PSB).

O Sírio-Libanês é um hospital particular e não dispõe de serviços por meio de planos de Saúde. A equipe que cuidou da prefeita é chefiada pelo cardiologista Roberto Kalil, o mesmo do presidente Lula.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas