quinta-feira, 25 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Viver a vida e a cidade

- Publicidade -

Gustavo Sobral
jornalista e advogado

“Advogado, jornalista, escritor, vou me refugiar na vida da cidade. Todo natalense deveria imitar Cascudo, ser assim provinciano incurável. Navarrear, e fazer crônica da vida. Viver a vida e a cidade”. É assim que Gustavo Sobral vê, sente, escreve e vive a capital potiguar. O fim de semana do jornalista também não escapa dessa visão. Cada esquina, bar ou restaurante pode render uma crônica.
Para Gustavo, todo natalense deveria ser um provinciano incurável como Cascudo
“Este meu fim de semana, em especial, começará na Feira das Artes. Praça das Flores, sábado, 16h, quando autografarei ‘Petrópolis’, guia saboroso do bairro. Pedaço da cidade cercado por dunas que rabiscam o horizonte, mata que acompanha o mar, perigo iminente no sonho de Manoel Dantas; que pode não ter os táxis amarelos frenéticos dos filmes de Allen, mas que tem as avenidas largas em nome de presidentes; e que se pode sair pelas suas ruas numa aventura felliniana à ‘Dolce Vita’. À noite brilhará cidade em luzes. Melhor filme e melhor leitura, não há outro que viver as cenas da cidade.

Natal de cafés, bares, restaurantes e bistrôs, e que precisa de se completar de museus e galerias, andar mais nas ruas e habitar as suas praças. Aos finais de semana, não perco café com André e Lígia, chope com Pedro, almoço em família, encontrar o poeta Paulo de Tarso e Ana Maria, flanar por ai e viver. Um roteiro que inclui aproveitar a lentidão do tráfego e fluir o sossego das ruas. Contemplar da avenida do Contorno, o Potengi, o manguezal, a Redinha; subir e descer Ribeira e Cidade Alta, ver todos os tempos da arquitetura e história nas fachadas dos edifícios.

Entre o ir e vir, Tirol ao comando de Temístocles com a turma do Clube de Engenharia. Café e pôr do sol no Sápida. Ali, Alto do Juruá, bordejando a avenida Getúlio Vargas. Nos jornais, a Coluna de WM e Cena Urbana, itens de primeira providência. Viva a Costeira aos domingos. Pés na areia, Morro do Careca, banhos de mar e caminhada, Old Five em Ponta Negra.

Dom Vinícius, samba, bossa, Gisa e Mistura Fina. Alterne com o Benditas. Na Choperia Petrópolis, Wendel e seu time espera com chopinho. Vinho Magazzino e consulta à simpatia de Marcelo Chianca. Jantar, seu Sílvio nos recebe à porta no Basilico´s.

Almoços de domingo é vendo as dunas que abraçam Tirol e o vento que sopra as nuvens. Ouvir passarinho, burburinho das conversas, Nina Simone, Jobim, Vinícius de Moraes, João Donato. Cercar-se de pai, mãe, tios, crianças pela casa, tanto melhor, a família e os amigos, e a comida de casa, licor, café, sobremesa, ou de se ir deliciar pelos restaurantes da cidade. Terraço do Buongustaio, terraço do Agaricus. Não perca o Manary Gastronomia e Arte. Mas o bom de tudo isso é saber que a cada passo a gente sempre descobre a cidade e exerce um pouco da vida no prazer de contemplar à Navarro e imitar Cascudo.”

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas