quarta-feira, 24 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Você e a legislação

- Publicidade -

Qual o prazo para emplacar o carro em outra cidade?

Quinze dias. Assunto é previsto pela Resolução 4/98  do Contran (Conselho Nacional do Trânsito), com alteração feita pela 269/08 e mais recentemente pela 487/14. Resumindo, é permitida a circulação do automóvel antes do emplacamento, desde que o motorista tenha uma autorização especial, que é válida exatamente para deslocamento até o município no qual será “emplacado”.
Qual o prazo para emplacar o carro em outra cidade?
A autorização (que deve seguir o modelo estabelecido pela mesma Resolução 4/98  tem que ser impressa em três vias: uma para ser afixada no para-brisa do veículo automotor; outra no vidro traseiro e a terceira para arquivamento na repartição de trânsito expedidora. O prazo de quinze dias  é contado da data de emissão da nota fiscal de compra, “prorrogável por igual período por motivo de força maior”.

Mas, atenção, o texto da Resolução é claro ao dizer que “Antes do registro e licenciamento, o veículo (…) poderá transitar do pátio da fábrica, indústria encarroçadora, ou concessionária ou posto alfandegário até o órgão de trânsito do município de destino”. Por mais difícil que possa parecer esse tipo de fiscalização, é bom ficar atento.

O não cumprimento da Resolução é infração “gravíssima”, sujeita a apreensão do veículo. A multa é de R$ 191,54  e são perdidos 7 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

A legislação está no site www.denatran.gov.br/resolucoes.htm

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas