quinta-feira, 18 de abril, 2024
29.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Vulnerabilidade social

- Publicidade -

Jornal de WM
Woden Madruga [[email protected]]

Quando o assunto é desenvolvimento humano, o Seridó aparece sempre bem colocado nos rankings elaborados por instituições como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Um outro indicador, divulgado na terça-feira pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), também aponta nesta direção. O estudo mostra que sete dos 10 municípios nordestinos com menor grau de vulnerabilidade social são do Rio Grande do Norte; e dos sete do RN, cinco são do Seridó. O ranking é liderado por Fernando de Noronha, que tem índice de vulnerabilidade quase zero. Em segundo lugar vem Timbaúba dos Batistas, em terceiro Ipueira, em quarto Parnamirim, em quinto Caicó, em sexto Imperatriz/MA, em sétimo Várzea/PB, em oitavo Mossoró, em nono São José do Seridó e em décimo Jardim do Seridó. No banco de reserva em 11° e 12° lugares estão, pela ordem, Carnaúba dos Dantas e Acari.

O Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) é formado por três eixos: capital humano, que inclui os indicadores de saúde e educação; renda e trabalho; e infraestrutura urbana (domicílios com água, energia elétrica, esgotamento sanitário etc.). Para elaborar o estudo, o Ipea usou dados dos censo demográficos feitos pelo IBGE em 2000 e 2010. No Rio Grande do Norte, a vulnerabilidade social teve queda de 31,4% no período, acima da média nacional, que foi de 27%.

O RN poderia ter uma posição melhor no ranking nacional –  ocupa o 14° lugar -, se os indicadores educacionais ajudassem. Se levar em conta, por exemplo, o porcentual da população entre 11 e 13 anos de idade que está cursando o último ano ou já concluiu o ensino fundamental, o RN emplaca apenas três entre os dez mais do Nordeste. Nesta lista, estão Cruzeta, em terceiro lugar (99% dos jovens nesta condição), Santana do Seridó (97%) e Rafael Godeiro (96%).

Nem aí
O Altas da Vulnerabilidade Social, assim como o Atlas do Desenvolvimento Humano e os indicadores do ensino básico (Ideb) poderiam se transformar numa excelente ferramenta de gestão para enfrentar o problema de miséria, das condições precárias de moradia, do analfabetismo, da mortalidade infantil. O estudo do Ipea mostra que entre 2000 e 2010 a vulnerabilidade social caiu em todos os municípios potiguares. Mais em uns, como Ipueira (58%) e Timbaúba dos Batistas (46%) e quase nada em outros:  Galinhos apenas 7,4% e João Dias 5,5%. João Dias é um capítulo à parte em qualquer estatística de desenvolvimento humano. No município que tem as maiores taxas de pobreza e de analfabetismo, o porcentual de crianças de 6 a 14 anos fora da escola chega a 12,2%. Em São Vicente, esse indicador subiu de 4,09% para 7,55% e em Lagoa Nova de 2,22% para 4,52%.

Ministro
O Rio Grande do Norte terá mais um ministro no Superior Tribunal Justiça. Depois de  Luiz Alberto Gurgel de Faria, ontem o Senado aprovou a indicação do desembargador federal Marcelo Navarro. Foram 65 votos a favor, dois contra e uma abstenção. Sessenta e seis, se levar em conta que o senador Raimundo Lira (PMDB-PB), que perdeu a votação eletrônica, pediu que constasse em ata o voto dele favorável à indicação de Marcelo.

Seca
E São Paulo vive dias de sertão nordestino. Pelo menos dez municípios do interior já estão com restrições na distribuição de água. Em Araras, onde vivem aproximadamente 119 mil pessoas, há cortes no abastecimento duas vezes por semana. A regra também vale (perdão!) para Valinhos, na região metropolitana de Campinas. A concessionária dividiu o município em quatro regiões que se revezam no racionamento. Em Mauá, a prefeitura utiliza oito caminhões-pipa para garantir o abastecimento nas regiões mais altas da cidade e em Santo André, a população reza para que as chuvas voltem antes que os reservatórios entrem em colapso.

Emprego

As inscrições para o Programa de Trainee Global 2016 da Ambev terminam na próxima segunda-feira, dia 7. Os interessados devem se inscrever por meio do site www.queroserambev.com.br. Não há limites de vagas. O salário de trainee, que já entra na companhia como funcionário, será de R$ 5.500.

Pronaf 
Dados divulgados ontem pelo governo mostram que nos primeiros sete meses de 2015 foram contratos, no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), R$ 1,77 bilhão no Nordeste, dos quais 71% via BNB.

Greve 
Se o Supremo Tribunal Federal acatar o argumento da Advocacia-Geral da União, a administração pública poderá descontar do salário de servidores os dias não trabalhados por ocasião de greves, cada vez mais comuns e duradouras no serviço público. O STF reconheceu a repercussão geral do caso. Em outras palavras, isso significa dizer que a decisão do tribunal deverá valer para todos os processos semelhantes. O recurso estava na pauta de ontem.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas