quinta-feira, 25 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Wilma comunica renúncia e Iberê assumirá governo

- Publicidade -

O Executivo do Rio Grande do Norte mudará de comando hoje. Assumirá a titularidade o  vice-governador Iberê Ferreira de Souza, 66 anos. A governadora Wilma de Faria, depois de dois mandatos, renuncia o cargo para se candidatar ao Senado. A solenidade de posse terá dois momentos. O primeiro será na Assembleia Legislativa, às 16 horas, quando o presidente da Casa, deputado Robinson Faria, dará posse a Iberê Ferreira. Será no Legislativo que o no governador fará o juramento e o primeiro pronunciamento.

Em seguida, o chefe do Executivo estadual irá até o Palácio da Cultura onde está instalado um palanque. No local, o recém-empossado governador será recebido por um show da Orquestra Talento. Em seguida haverá, um ato simbólico da renúncia de Wilma.  Em frente ao Palácio da Cultura, a governadora fará seu último pronunciamento como titular do Executivo. Em seguida, Iberê Ferreira fará o primeiro discurso como administrador do Estado. A expectativa é que às 19h esteja sendo encerrada a solenidade, com o início de show musical.

O pedido oficial de renúncia, no entanto, foi lido ontem à Assembleia Legislativa. Ele fica no cargo até as 13 horas. Na prática, o RN fica sem governador das 13h às 16 horas.  Iberê Ferreira assume o Governo em um momento delicado da vida pessoal. Há 12 dias ele descobriu um câncer no pulmão esquerdo, onde retirou um nódulo. O tratamento de quimioterapia e radioterapia começará no dia 13 de abril, no Hospital Sírio Libanês. Mesmo com o problema de saúde, o novo governador potiguar não desistiu de disputar o pleito 2010, onde tentará a reeleição pelo PSB. 

Na administração, o  governador promete priorizar a saúde e segurança. Nessas duas pastas fará mudanças. No caso da Saúde, ele manteve o secretário George Antunes, mas indicará um comitê gestor para a Saúde.

Já na Secretaria de Segurança, Iberêtrocará o delegado da Polícia Federal Agripino Neto, que estava há um ano e nove meses no cargo, pelo desembargador aposentado Cristóvam Praxedes.

Iberê Ferreira assume o Estado em um momento delicado dos cofres públicos. O balanço do último quadrimestre de 2009 apontou que o Governo do Rio Grande do Norte ultrapassou o limite total da Lei de Responsabilidade Fiscal. Além disso, os policiais civis estão em greve cobrando a implantação de reajuste salarial. 

O anúncio dos nomes que integrarão o primeiro escalão do Governo Iberê Ferreira será feito apenas na próxima segunda-feira. Embora o secretariado ainda não esteja fechado, já é certo que pelo menos sete secretarias serão mudadas, inclusive a Casa Civil, que ficará com o engenheiro Leopoldo Rosado, e a Educação, vaga desde a morte do médico Ruy Pereira. Além de exonerar secretários, Iberê também  fará remanejamentos.

Governador vai despachar amanhã

Embora a quinta-feira seja ponto facultativo nas repartições do governo do Estado, Iberê Ferreira já definiu que passará o feriado da Semana Santa trabalhando, colocando as coisas em dia para, na segunda-feira, anunciar as primeiras mudanças. Amanhã ele despachará no novo gabinete, instalado na Governadoria.

Iberê Ferreira ultimará o fechamento dos novos secretários estaduais. Durante o período em São Paulo, para tratamento contra o câncer, o governador disse que “priorizou a saúde”, mas agora focará na formação da equipe que estará no Executivo nos próximos oito meses. Estão certas as indicações de Leopoldo Rosado (Gabinete Civil), Lázaro Mangabeira (Recursos Hídricos), Juliana Celli (Comunicação Social). O tratamento contra o câncer será retomado no dia 13 de abril. A partir dessa data, durante cinco semanas, em cinco dias por semana, ele estará em São Paulo. No Hospital Sírio Libanês será submetido a sessões de quimioterapia e radioterapia.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas