Área do Leitor
Natal/RN, Terça, 14 de Julho de 2009 • Atualizado 14/07 às 15h46112952 notícias • 1839 anúncios
Viver
Avalie esta notícia Avalie esta notíciaAvalie esta notíciaAvalie esta notíciaAvalie esta notíciaAvalie esta notícia
Comentar Notícia Enviar Notícia por Email

Um preâmbulo a James Joyce em Natal

16/06/2009 - Tribuna do Norte


Considerado um dos marcos da literatura contemporânea ocidental, “Ulysses”  - obra de James Joyce – relata a odisséia do personagem Leopold Bloom durante 16 horas do dia 16 de junho de 1904.

Em homenagem à obra – adorada por milhares de leitores - a Irlanda fez da data um feriado, o único em todo o mundo dedicado a um livro.  Em Natal, mesmo não sendo feriado, o Blomsday é comemorado desde 1987 quando entusiastas e escritores não deixam que o dia passe em branco e relembram os acontecimentos vividos pelos personagens de Ulysses pelas dezenove ruas da cidade de Dublin.

Este ano, além de palestras e exibições de filmes, a comemoração tem um sabor especial. É quando o Sebo Vermelho na editoria de Abimael Silva lança hoje a obra “Panorama do Bloomsday em Natal”, organizada por Franscido Magno de Araújo e apresentada pelo escritor Chico Ivan.

O livro - bem cuidado e com quase 200 páginas – contém textos de conferências, catálogos, fotografias e publicações de jornais referentes às comemorações da data. “As páginas deste livro, são uma leitur extremamente prazerosa, uma recordação entre estudantes, jornalistas e leitores; para muitos uma legenda viva dos que ajudaram a divulgar a obra mais revolucionária do século XXI”, escreveu Chico Ivan.

As páginas trazem as recordações, junto ao olhar de escritores e estudiosos de Joyse, num delicioso mosaico de percepções. As matérias de jornal e as imagens, unidas a um mesmo tema, brindam o leitor.

Diferentes assinaturas aparecem durante o folhear de páginas. Paulo Augusto traz seu olhar com o artigo “James Joyce Vive em Natal”, numa publicação feita no Jornal de Natal em 1993, “Mr. James Joyce e o Mito de Ulysses” publicado por Francisco Ivan da Silva no jornal TRIBUNA DO NORTE em 1987, além de poemas, impressões e diferentes viagens junto ao herói do romance-Odisséia de Joyse. Ou a preciosidade escrita por Francisco Ivan, “Quem lê o Ulysses de James Joyse, conhece um cidadão, conhece um homem, toca em um verdadeiro homem, Mr. Bloom. Ulysses se parece tanto com a vida que, como romance teve que acabar com a linearidade da vida, condição que o distingue, radicalmente, desta, já que seu personagem, igual ao homem de carne e osso, mergulha, precisamente, na vida”.



Compartilhe: Del.icio.us Digg O que é isso?


Comente esta notícia
 Twitter
Siga-nos Novo

 Colaboração
VC Notícia

 Últimas Notícias
15h23 | Política
Senado aprova integrantes para o Conselho de Ética

15h23 | Economia
Mega-Sena sorteia R$ 32 milhões nesta quarta-feira

Leia mais notícias...


 Edições Anteriores
JULHO
T Q Q S S D S
7 8 9 10 11 12 13
Outros meses...

 Busca

 Publicidade

Copyright© 1996-2009 Tribuna do Norte/RCC.
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.