O LIVRO - Letras vazadas refletem o poemaGuaraci Gabriel, o escultor das transgressões e da loucura, abraçou a poesia de Auta de Souza e a eternidade em sua mais recente obra, “O Livro”, que será inaugurada hoje às 18h, na praça Paulo Holanda Paz, em Macaíba.
A escultura surgiu da idéia de transformar a palavra em forma, encontrando força na poesia e nas dores da poeta Auta de Souza. “Sempre tive dificuldades com as palavras, meu campo das imagens sempre foi mais aflorado e com isso resolvi criar essa nova obra. Minha paixão por Auta de Souza sempre foi latente, mas pensei muito no que fazer e cheguei a essa idéia de um processo contínuo”, conta o escultor.
O processo contínuo que Guaraci fala é a estrutura da obra, que foi feita para ficar pronta daqui a 200 anos. A proposta é um livro aberto com a imagem da Auta de Souza de um lado e um trecho de sua poesia “Simples” do outro. Essa parte da imagem e do poema é feito de aço oxidável, sem o devido tratamento, disposto à deterioração através do tempo, que pelo estudo feito pelo artista, acontecerá em 200 anos. Já a estrutura que sustenta toda a obra é feita com aço inoxidável de 1 polegada, o que restará depois de todo o processo.
Existe uma analogia entre a oxidação do poema e da imagem com a vida de Auta de Souza. “pensei muito na força dela para nossa cultura, que tudo o que é material pode acabar, tanto os livros como nosso corpo, nossa imagem, mas a força da poesia e sua essência ficarão eternizadas na vida, mesmo depois de muitos anos”, filosofa Gabriel.
A oxidação tem ligação também com a tuberculose que consumiu a poetisa durante muitos anos até a morte. “Utilizei outro elemento que é o ferro para contrapor a essa fragilidade humana, revelando a fortaleza que existe no feminino”, diz.
Além do cuidado com a criação da escultura, Guaraci pensou na iluminação e numa projeção das palavras. Durante o dia, com o sol, o poema e a imagem de Auta, que são vazadas, ficarão refletidas em terceira dimensão, no chão da praça, revelando a poesia: “Por isso, adoro as lembranças/ as amarguras e as dores/ assim como amo as crianças/ as andorinhas e as flores” (trecho do poema “Simples” de Auta de Souza”). À noite, Guaraci pensou numa iluminação artificial que está instalada por detrás da obra. “Coloquei luzes azuis, como se fossem néon, para dar um sentido angelical à obra, revelando a espiritualidade da poetisa. Imaginei o azul como a alma dela respirando ali, na praça”, finaliza o artista.
A obra, que teve o apoio da Prefeitura de Macaíba, mede 2 metros por 40 centímetros e para a inauguração de hoje, Guaraci Gabriel convida a todos os poetas para um recital coletivo em torno da obra.
Serviço:
Hoje, inauguração da obra “O Livro”; horário: 18h; Local: Praça Paulo Holanda Paz, em Macaíba. Convidando a todos os poetas para um recital coletivo
Siga-nos Novo
VC Notícia
| JULHO | ||||||
| T | Q | Q | S | S | D | S |
| 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 |
| Outros meses... | ||||||