Natal

Natal, 16 de Abril de 2014 | Atualizado às 15:42

Cientec estará aberta a partir de amanhã

Publicação: 22 de Outubro de 2012 às 22:30
Aura Mazda Dutra - Agência FOTEC - UFRN

A partir de amanhã, a 18ª Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) estará aberta à visitação. Este ano, são 250 estandes montados na Praça Cívica da campus expondo trabalhos com o tema central: "Energias: Sustentabilidade, desenvolvimento e seus impactos”.

Segundo o produtor cultural Daniel Campos, responsável pelo evento, o objetivo da CIENTEC é criar um intercâmbio de ideias entre a comunidade natalense e a UFRN “A universidade quer mostrar os melhores trabalhos que vem sendo produzidos no âmbito acadêmico, e criar um diálogo proativo entre o universo acadêmico e a sociedade que a cerca”.

A pluralidade marca a programação de 2012, com a presença de pavilhões que abrigarão 350 trabalhos e mais de mil banners, com exposições interativas e interdisciplinares. A conferência de abertura será ministrada pelo diretor do Instituto de Ciências Atmosféricas da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Luiz Carlos Molion às 9h15 de amanhã. Para os quatro dias de evento estão previstas a exposição de banners, minicursos, oficinas e apresentações culturais diversas.

No dia 24 o auditório do Departamento de Psicologia da UFRN abrigará uma mesa redonda cujo tema será “Os Megaeventos Esportivos: Impactos e Legados” às 16h. A finalidade é debater os aspectos que norteiam o papel de políticas públicas na influência dos megaeventos. Ainda no mesmo dia, alunos oficiais da Polícia Militar darão a palestra "Polícia em comunidade: Atividade especializada da policia e a produção de conhecimentos", no Auditório Multiuso Praça Cívica da UFRN.

Encerrando a programação, às 20h, haverá a palestra do músico e escritor Humberto Gessinger dentro da programação da Feira de Livros e Quadrinhos (FLIQ), que há dois anos ocorre paralelamente à CIENTEC.

No dia 25, às 14h30, ocorre a palestra com a Promotora do Meio Ambiente, Gilka da Mata. A palestra tem como tema “Os pilares do desenvolvimento sustentável”, e ocorrerá no Auditório Multiuso da Praça Cívica.

No mesmo local, no dia 26, às 10h, o gerente da Faber Castell, Marcelo Langer, abordará o tema "Energia a partir das Usinas de Lixo" e às 14h ocorrerá o Lançamento da Emissão Postal Conjunta  Brasil-Portugal: A Força Da Língua Portuguesa. No pavilhão da FLIQ, às 17h, acontece o lançamento do livro "Ensino Superior: Saberes, Experiências, Desafios.” Este ano a grande novidade que a CIENTEC trás é a exposição de Infláveis da Otorrinolaringologia. Durante toda programação, o Centro de Convivências abriga a exposição NANOART.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

A CIENTEC também conta com uma vasta programação cultural. A abertura cultural ocorrerá amanhã, às 20h, com a presença do Quinteto Violado, de Pernambuco, na Praça Cívica da UFRN.

Para o encerramento está previsto na programação o tributo aos cem anos de Luiz Gonzaga, com a presença de artistas potiguares. Caio Padilha, Camila Masiso, Khrystal, Valéria Oliveira, Widger Valle e Zé Milton, acompanhados da Orquestra Sinfônica da UFRN, em evento que promete mostrar toda sua versatilidade interpretando 16 grandes sucessos do Rei do Baião. O evento acontecerá às 20h do dia 26 na Praça Cívica da UFRN.

A programação cultural completa pode ser vista no site: http://www.nac.ufrn.br/cienteccultural/programacao.html