quinta-feira, 28 de março, 2024
29.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Alecrim: a esperança é verde

- Publicidade -

Por Ciro Marques – da TN Online

Poucos torcedores esperavam que o clube que lutou contra o rebaixamento para a Segunda Divisão do Campeonato Potiguar, conseguiria chegar a quarta fase da Série D do Brasileirão. Poucos esperavam, mas o Alecrim conseguiu e hoje pode chegar ainda mais longe. Enfrentando o Uberaba/MG no estádio Machadão, às 17h, o time alviverde pode fazer história, conquistando o acesso a Terceirona de 2010, depois de 16 anos sem disputar uma competição nacional.

Uma Série D que “caiu no colo” do clube esmeraldino. Passando várias rodadas dentro da zona de rebaixamento do Campeonato Potiguar, o Alviverde conseguiu escapar do rebaixamento apenas na última rodada, terminando a competição em 8º. A vaga na disputa nacional, que seria por direito do Assu, foi recusado não só pelo campeão estadual, mas também por Potyguar de Currais Novos, Santa Cruz, Baraúnas e Potiguar de Mossoró, até ser aceita pelo Alecrim, apoiado pelo empresário João Maria Belmont e pelo vice-prefeito de Natal, Paulinho Freire.

O time treinou no estádio Machadão, local do jogo que é decisivo para a ascensão do clube para a Série C
Se o começo do ano foi difícil, a situação agora é mais tranquila. O time venceu o primeiro jogo em Uberaba por 1 a 0 e  precisa apenas de um empate para chegar a Série C. O Alviverde só não pode perder tomando mais de dois gols, pois isso dá a vaga para o time mineiro.

“É importante que os jogadores entendam que ainda não conquistamos nada. É uma decisão em 180 minutos e só jogamos 90. A vantagem é importante, mas só ela não assegura nada. Transmitimos isso durante a semana para os jogadores e acredito que, como o grupo é experiente, eles entenderam. Temos que jogar com calma, paciência, mas mantendo nosso estilo de uma marcação forte e um contra-ataque rápido”, contou o técnico Francisco Diá.

Apesar de ainda não ter conquistado nada, a campanha do Alecrim já merece destaque. O time enfrentou e venceu, pelo menos uma vez, adversários como Sergipe, Treze/PB, Flamengo/PI, Ferroviário e Central até chegar a quarta fase da competição. “Ainda bem que fomos passando por cima de todos os obstáculos, mesmo com as pessoas não acreditando no nosso time. A diretoria do Alecrim deu todo o respaldo para que pudéssemos trabalhar com tranquilidade. Fora o apoio da nossa torcida, que compareceu em todo jogo. Agora, é pensar no Uberaba e confirmar nossa vaga na série C do ano que vem”, disse o atacante Maurício Pantera, que se destacou no início da competição e foi, inclusive,  procurado pelo ABC para disputar a Série B, mas continuou no grupo alecrinense.

Como aconteceu em todas as outras partidas da competição, o Alviverde tem desfalques também para esse jogo. O zagueiro Geilson, suspenso pelo terceiro amarelo, está fora e pode ter a companhia de Rafael, seu companheiro de zaga, que ainda se recupera de uma virose. Eduardo Igor, com uma contusão no pé, também é dúvida. Outro vetado é o atacante Léo Papel, que com um problema estomacal pode até ter que passar por uma cirurgia. Para conseguir o apoio dos outros torcedores, a diretoria alecrinense manteve a promoção de ingresso a R$ 10 para torcedores que forem ao Machadão com camisas de outros clubes.

Depois de sofrer a primeira derrota em casa para o Alecrim, o Uberaba venceu (2×1) o Poços de Caldas na Taça Minas Gerais e chega a Natal motivado. O grupo chegou a fazer um pacto para conseguir um bom resultado contra o Esmeraldino. “É a nossa última chance. Fizemos um pacto para buscar de qualquer forma a classificação. Não será uma missão fácil, mas confio no elenco”, revelou o goleiro Glaysson.

A epectativa é para uma grande presença de público, uma vez que além dos alecrinenses, o jogo é uma atração para os torcedores de ABC e América.

Belmont, o idealizador do time

Um dos idealizadores do projeto para o Alecrim nessa caminhada da série C do Brasileiro, foi o empresário João Maria Belmont. Junto ao vice-prefeito Paulinho Freire, foram em busca de jogadores com experiência e qualidade para disputar uma competição tão difícil quanto a Quarta Divisão. Depois de dois meses de jogos, a recompensa está perto de ser alcançada, mas, sem deixar de lado o respeito pelo adversário. “Sabemos que esse jogo vai ser muito difícil. Ainda não ganhamos nada e não podemos vacilar nesse momento. Conversei com os jogadores e mostrei a importância deles conquistarem esse acesso para a Terceira Divisão”, afirmou Belmont.

Agora, faltando apenas um empate para a tão sonhada vaga, o dirigente alecrinense, destaca o principal motivo pela surpreendente campanha do time na competição. “A união desse grupo está sendo impressionante. Tivemos pouco tempo para montar essa equipe, e mesmo assim, eles nos deram uma resposta em campo maravilhosa. Todos aqui dentro são amigos, e isso faz uma diferença muito grande na hora do jogo. Mesmo muita gente não acreditando neles, os jogadores mostraram que estavam dispostos a brigar por essa vaga. Espero que hoje ela seja confirmada”, disse João Maria.

O dirigente ainda revelou que o Alecrim não vai entrar com uma representação contra o Uberaba/MG, em relação ao jogador que tinha atuado alguns jogos de maneira irregular na série D. “Não vamos atrás disso, até porque, descobrimos que o atleta do Uberaba estava jogando com um efeito suspensivo. Então, nosso time vai fazer o resultado dentro de campo”, afirmou.

Val, o maestro alviverde

Um dos destaques do Alecrim na bela campanha que o time vem fazendo na série D do Campeonato Brasileiro, o meio-campo Val, considerado peça fundamental no time alviverde, volta ao time titular depois de passar quase um mês de fora, por causa de uma contusão. Para o jogador, Alecrim não pode entrar em campo pensando que já está classificado, já que ainda restam 90 minutos para que o embate diante do Uberaba/MG, acabe. “Ainda falta um obstáculo para o nosso time conquistar seu primeiro objetivo nessa série D, que era a classificação para a Terceira Divisão do Brasileiro, e temos a oportunidade de conquistar hoje. Se isso acontecer, vamos em busca de outro objetivo, que é o título da competição”, revelou Val.

De acordo com o atleta, o mais importante é que o time entre em campo sem pensar na vantagem do empate, conseguido com a vitória por 1×0, no jogo de ida, em Minas Gerais. “Não podemos entrar pensando no empate, porque, normalmente, quem entra com esse pensamento, acaba sendo surpreendido no jogo. Temos que manter a tranqüilidade e jogar atento em todo momento, até porque, quem precisa do resultado é o time deles. Vamos jogar com inteligência, mas, sempre buscando o gol”, afirmou.

Conseguindo a vaga para as semifinais do Brasileiro da quarta divisão, o Alecrim vai quebrar um tabu de 16 anos sem participar da série C do Brasileiro. Segundo Val, uma responsabilidade muito grande, conseguida com muito trabalho. “Nosso grupo está muito motivado com a possibilidade de entrar para a história de um clube tão importante do Rio Grande do Norte. Isso foi fruto de muito trabalho, de muita entrega dos jogadores, que estavam desacreditados por muitos. Ninguém apostava no Alecrim no começo da competição, e agora, mostramos que o grupo é de qualidade e ainda vai dar muita alegria para essa torcida”, finalizou Val.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas