sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Meu tempo de fera

- Publicidade -

Miguel Josino
procurador-geral do estado

Fiz o ensino fundamental em Areia Branca, depois estudei no Centro Educacional Maristela (5ª a 8ª série) e fiz o chamado “científico” no Colégio Salesiano São José. Eram bons tempos. Fiz vestibular para o Curso de Direito. Naquela época (1982), só existia, em Natal, a nossa querida UFRN. Passei para o primeiro semestre e, para minha alegria, comecei a trabalhar na área, ou melhor, num escritório de advocacia, antes mesmo de as aulas terem início. Nunca fui CDF, mas sempre prestava atenção às aulas e não deixava acumular matérias. Para se alcançar bons resultados é preciso estudar.
Miguel Josino, procurador-geral do estado
O único exemplo de alguém que aprendeu sem estudar foi o de Nosso Senhor Jesus Cristo que, aos 12 anos, discutiu com os Doutores do Sinédrio, espantando a todos com sua sapiência. Mas Jesus Cristo morreu e não passou a receita para ninguém, de modo que para aprender é preciso estudar. Estudar muito. Ter disciplina, ler assuntos variados, estar atendo ao que acontece na Cidade, no Estado, no Brasil e no mundo.

Recebi apoio incondicional da minha Família e dos amigos. Isso é muito importante.

Sempre procurei ser disciplinado nos horários de estudos e nunca abdiquei da prática esportiva, sobretudo futebol e voleibol, além das saudáveis brincadeiras com os amigos. Esses encontros telúricos, de diversão, serviam para distensionar, relaxar. Saber compartilhar estudo e diversão é importante.

No Curso de Direito me realizei. Tive Professores extraordinários: Ivan Maciel de Andrade, Américo de Oliveira Costa, José Augusto Delgado, Paulo Lopo Saraiva, Taumaturgo Rocha, José de Ribamar de Aguiar,  Múcio Vilar Ribeiro Dantas,  Armando Holanda, Carlos Gomes, só para citar alguns. Pessoas de uma sabedoria, de uma grandeza tão marcantes que, ainda hoje, são sempre festejadas.

A vida é um aprendizado. Paulo Freire tem razão quando afirma que “quem ensina aprende ao ensinar, e quem aprende ensina ao aprender”. É uma relação hermenêutica de ensino e aprendizagem.

Aprendi muito nas escolas onde estudei e na UFRN. Aprendi que é preciso não ter medo do futuro. Aprendi que a solidariedade é um valor do qual não se pode abrir mão. Aprendi que a vitória de cada um deve ser  a vitória do coletivo. Aprendi que crescemos como pessoas quando ajudamos o próximo, quando acreditamos  no melhor, torcemos pelo bem e pelo bom.

Quando concluí o Curso de Direito eu já trabalhava num escritório de advocacia.

O Curso de Direito permite que se exerçam muitas profissões advogado (desde que passe no exame da OAB), Magistratura, Ministério Público, Defensoria Pública, etc.

Fiz 11 Concursos públicos, em vários fui aprovado em primeiro lugar, mas um concurso marcante, importante na minha vida, foi o que não passei. Porque pude ver minha humanidade. Porque pude enxergar minhas limitações, em que área precisava me dedicar mais.

Hoje, sou Procurador do Estado do Rio Grande do Norte. E defendo o Estado do RN em juízo e fora dele.

Para quem vai fazer vestibular dou um conselho: estude e sonhe. E não esqueça: o bem sempre vence. Sempre. Mesmo que demore, acredito que a verdade sempre aparecerá triunfante.

Considero-me uma pessoa realizada porque corro atrás, luto, estudo, fiz e refiz rotas, trilhas, caminhos, convicto de que a vida só tem sentido quando se busca o entendimento das coisas, quando há empenho pela paz, pela Justiça, pelo amor.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas