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Professor dá dicas de matemática

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Professor Fellipe Arrais lembra que o aprendizado de matemática é construído aos poucosAo perguntar para um vestibulando qual a matéria que tem mais dificuldade, a resposta é quase unânime: Matemática. Estudar matemática é realmente bem complicado, muitos têm trauma da disciplina, mas saiba que ela não deve ser encarada assim, principalmente pelo estudante que está se preparando para ingressar na universidade.

Para os especialistas, esse temor que os alunos têm da matemática vem desde os primeiros anos da escola, momento em que mais do que regras ou cálculos, deve-se ensinar a utilidade da disciplina. “O aprendizado da matemática é construído aos poucos. Caso não exista uma boa base, o aluno vai chegar ao vestibular sem o básico da disciplina que é saber efetuar as quatro operações, resolver equações, trabalhar com números decimais, porcentagens. Assuntos do dia-a-dia, que muita gente não aprendeu”, explica o professor de matemática, Fellipe Arrais.

A vestibulanda Aline Botelho é uma das alunas não muito chegadas aos números. E como vai prestar vestibular para Ciências Biológicas, que não precisa responder à prova discursiva, ela não dispensa muito tempo para a disciplina.

“Nunca gostei de matemática, de cálculos. Além disso, para o curso que eu quero fazer, Ciências Biológicas, não cobra muita matemática. Por isso eu foco mais nas disciplinas específicas como biologia e química”, diz Aline.

Fugir do problema não é uma boa saída. A melhor maneira é estudar a disciplina, um bom material didático e até a internet podem ajudar muito.

Mas como estudar matemática??? O aprendizado da disciplina exige o domínio de três aspectos: a parte conceitual do assunto (idéias, definições), a notação (forma de representar ou de simbolizar) e a parte operacional (como calcular/aplicação rápida e eficiente). Se faltar um desses três itens, o aluno sentirá dificuldade em aprender.

Segundo Arrais, a disciplina se aprende exercitando, resolvendo problemas, equações, mas também é preciso saber a teoria. “Primeiro é importante entender a parte teórica para depois exercitá-la”, disse o professor.

Também não basta estudar a disciplina apena em casa ou na escola. Uma coisa complementa a outra. Durante as aulas procure participar, pergunte quando tiver alguma dúvida sobre a matéria ou sobre as resoluções dos exercícios.

Prestar atenção às explicações e correções, mesmo quando achar a matéria fácil, corrija todo o exercício com muita atenção, nunca copie do quadro sem ter entendido a resolução.

E como estudar matemática em casa? Faça os exercícios com atenção e sempre que tiver dúvida, consulte a matéria. Outra dica é estudar refazendo os exercícios dados em aula. Se errar, procure descobrir seu erro e repita o exercício até acertá-lo com segurança. É muito importante exercitar e aprimorar as operações fundamentais, sempre conferindo o resultado.

Provas medem a habilidade do candidato

Nas provas de vestibular, a matemática é contextualizada, ela mede o conhecimento específico e também as habilidades do candidato. “A prova da UFRN é 75% de aplicação da matemática no dia-a-dia e os outros 25% são conhecimentos específicos”, explica Fellipe Arrais.

O problema é que o programa exigido pela Comperve é muito extenso, enquanto que a prova é pequena, apenas 12 questões. “Só duas questões da prova são consideradas mais difíceis. O bom é buscar o equilíbrio, procurar estudar todo o conteúdo”, sugere o professor.

Mas nessa altura do campeonato, menos de um mês para a prova, estudar todo o conteúdo é praticamente impossível. Então o jeito é selecionar. Segundo Felipe Arrais, alguns assuntos tem cadeira cativa no vestibular da UFRN, entre eles, análise combinatória, trigonometria, probabilidade, funções, geometria plana e espacial.

Pegar prova de vestibulares anteriores e ver como cada conteúdo é cobrado pode facilitar o estudo. O aluno deve aprender além das fórmulas, pois a matéria será utilizada como instrumental para as outras disciplinas. é importante saber interpretar os enunciados, gráficos e tabelas. Muitas vezes a resposta está contida dentro do enunciado.

A leitura cuidadosa dos enunciados ajuda o aluno a não cair nas “pegadinhas”. O esquema é raciocinar de forma lógica e por dedução e eliminação chegará ao resultado. Para quem vai fazer a prova discursiva de matemática, a atenção e dedicação devem ser redobradas porque ela é decisiva para aprovação ou não do candidato.

Dicas para melhorar o aprendizado de matemática:

– Faça você mesmo os exercícios, nunca peça a outra pessoa para fazê-los, apenas peça explicações;

– Leia os enunciados mais de uma vez para compreender o que é pedido. Nem sempre compreendemos tudo na primeira leitura. Se for possível, destaque os dados mais importantes;

– Quando surgir alguma dúvida durante a resolução de exercícios, volte ao enunciado;

_ Ao resolver problemas, leia observando o que deve ser feito para solucioná-los, anotando os dados;

– Confira sempre as anotações;

– Procure relacionar as matérias com situações do dia-a-dia;

– Confira se está tudo feito de acordo como enunciado e se há questões sem fazer;

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