segunda-feira, 19 de fevereiro, 2024
29.1 C
Natal
segunda-feira, 19 de fevereiro, 2024

ABC de verdade

- Publicidade -

Rubens Lemos Filho

[email protected]

Rostand Medeiros é farejador memorial. Pesquisador do primeiro time nordestino. Biógrafo de ninguém menos do que Manoel de Medeiros Brito, memória da Velha Política. Rostand é meu amigo e ostenta a capacidade generosa dos gordos (alguns).

Comigo, Rostand Medeiros, seridoense das melhores tradições, guarda infeliz semelhança: somos crédulos. Gosta de, gratuitamente, presentear os amigos. Telefona para conversar bobagens ou revelar descobertas importantes para a história do Rio Grande do Norte. Igualzinho a mim, é iludido por sabidos que reconhecem nele o talento de ourives da captação de informações vitais e tentam se aproveitar.


Rostand Medeiros me fez uma surpresa. Mandou por e-mail uma edição da ancestral Sport Illustrado, do Rio de Janeiro da fase pré-Maracanã. Há 85 anos, na edição de 19 de agosto de 1938, a revista exalta o ABC em reportagem de meia página, exaltando quase todo o decacampeonato de 1932 a 1941(O ABC, quando saiu a reportagem era sete vezes campeão consecutivo)


O título: “Um modelar Gremio Sportivo do Nordeste Brasileiro”. E segue: “Sport Illustrado, que surgiu com o propósito de cooperar para o maior desenvolvimento do sport nacional, não pode se furtar em trazer ao conhecimento de seus innúmeros(com dois enes) leitores, as realizações sportivas de qualquer cidade do Brasil.”
A reportagem vai fluindo: “Deste modo, neste momento, faz conhecido de todo o paiz,modelar grêmio sportivo do Nordeste.”


Sport Illustrado mostra aqui um resumo das realisasões(sem z nem cedilha no original) e da vida cheia de glorias do ABC Foot Ball Club, de Natal, Rio Grande do Norte. O ABC Foot Ball Club, a mais antiga agremiação sportiva da terra potyguar, foi fundado em 25 de junho de 1915.


O nome do clube surgiu da lembrança de homenagear o tratado de A B C, formado pela juncção das três maiores potencias do continente americano: Argentina, Brasil e Chile. Em 1916, em Natal, jogava o seu primeiro encontro estadual com o Santa Cruz F. C. de Recife, sendo vencido.


Em 1920, excursionou à Parahyba. No decênio que vae deste anno a 1929, realizou vários encontros interestaduais com clubs de João Pessôa e Recife, tendo as suas cores sido vitoriosas em todas as refregas. Em maio de 1929, fez uma excursão ao Ceará e, em Fortaleza, reafirmou(com dois efes), a bravura dos seus defensores, pelejando, no curto espaço de uma semana, quatro vezes, sagrando-se victorioso em três e empatando uma.


No amno(está escrito assim), graças aos seus triumphos sobre os valorosos campeões pernambucanos Sport Club de Recife, na própria capital pernambucano e Santa Cruz F.C. em Natal, o seu esquadrão foi considerado o melhor e mais technico de todo o Nordeste brasileiro.


A sua esquadra principal tem sustentado pygnas com o Sport Club de Recife, Santa Cruz F.C, Traways, Club Náutico Capibaribe e Encruzilhada Sport Club, de Recife; Cabo Branco S.C, Botafogo F.C., de João Pessôa; Sport Club Maguary e Ceará Sporting Club, de Fortaleza.


É o campeão da terra potyguar, tendo vencido os campeonatos de 1928, (amno da organização da entidade mentora dos sports terrestres), 1929,1932 e 1937, sendo vencedor de todos os campeonatos de segundo e terceiro teams em Natal. Quase todos os torneios inícios das temporadas têm sido levantados pelo campeão potyguar.


Para a formação de todas as representações potyguares nos campeonatos brasileiros de foot ball tem contribuído o ABC F.C. com 60% dos que as compuseram.” São citados nomes lendários da vida alvinegra: O presidente de hnra , desembargador Silvino Bezerra, o orador Nestor Lima, o secretário Ciro Aranha.


Menção ao presidente efetivo, José Tavares, ao vice, Gentil Ferreira de Souza, a imagem e semelhança abecedista Vicente Farache, então primeiro secretário, o segundo, Solon Aranha, o orador, Luiz Antônio dos Santos Lima e o vice-orador, Manoel Varela de Albuquerque, derrotado na eleição para governador de 1950 para Dix-Sept Rosado.
Eis o verdadeiro ABC nas velhas páginas do Sport Illustrado, presente da bondade de Rostand Medeiros. Reler a reportagem é mostrar o quanto o ABC, grandioso, conseguiu ser posto na vala trágica dos afogados na grama, agora em 2023.

Transição Tão logo seja formada a comissão de transição dos novos dirigentes do América, é fundamental adotar uma linha de pensamento: quem hoje está por cima, amanhã pode ir ao chão. O exemplo do Presidente Souza, poderoso e depois derrotado, é emblemático.

Otimista É otimista a projeção do ABC de reagrupar o time com 14 jogadores. Catorze é muito pelo que de mal foi feito. Talvez uns cinco fossem ideais. E olhe lá.

Ideal Trazer uma base de jogadores – ela sim, de referência, para que os remanescentes de 2023 sirvam como peça de reposição, exceto Matheus Anjos, no máximo outros dois. Com uma campanha calamitosa, é tão difícil assim admitir que o time do ABC é mais do que fraco?

Ex-ABC O técnico Márcio Fernandes, ex-ABC, é objeto de desejo do Botafogo(PB). Márcio treinou o Sampaio Corrêa(MA), substituído por Fernando Marchiori.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas