terça-feira, 18 de junho, 2024
27.1 C
Natal
terça-feira, 18 de junho, 2024

Copa

[email protected]

Aos poucos algumas luzes vão surgindo em relação a ausência de Natal entre as sedes da Copa do Mundo Feminina 2027. Todas as cidades/estados que estão no projeto aprovado pela FIFA em votação foram CONVIDADAS pela Confederação Brasileira de Futebol – CBF e aceitaram. O Rio Grande do Norte/Natal não receberam o convite.

No entanto, faltou a todos os envolvidos, a proatividade em busca dessa vaga, ou, acreditaram que o projeto brasileiro naufragaria ante a concorrência da candidatura europeia e, por isso, preferiram não buscar esse espaço.
Para se ter uma ideia, Recife recebeu o convite oficial da CBF no dia 27 de setembro de 2023. O anúncio foi feito pelo secretário-geral da CBF, Alcino Rocha, durante evento na Federação Pernambucana de Futebol (FPF-PE).
Em entrevista coletiva, na capital pernambucana, o representante da CBF revelou o detalhe da quantidade de sedes e o que a entidade estava pedindo como garantia para inclusão da cidade. Nossa vinda aqui hoje é pra convidar a cidade do Recife a fazer parte do nosso projeto de candidatura pra Copa de 2027 feminina da Fifa. Nós vamos apresentar um projeto com dez sedes, e Recife será uma delas. Nós já tivemos de representantes da Prefeitura e do Governo a aceitação. O próximo passo é entregar as garantias governamentais”, disse Alcino.
Saindo de Recife o secretário-geral da CBF tomou o rumo de Fortaleza, ou seja, sobrevoou o Rio Grande do Norte e, lá de cima deve ter visto nosso belo Estado, carente de investimentos, mas que, não merecia a atenção da entidade naquele momento.
No dia 28 de setembro de 2023 Alcino Rocha entregou o convite ao governador Elmano de Freitas (FOTO ACIMA). O governante garantiu apoio total do Governo do Ceará para receber um evento de tamanha magnitude como a Copa do Mundo Feminina. “Nós temos todo o interesse para fazer o que for necessário para receber esse evento. O futebol pode ser um ótimo propulsor para que nossas mulheres sejam protagonistas. Como movimento cultural, acredito que isso tenha um valor importante”, disse na oportunidade à imprensa local.
Ao site oficial do Governo do Ceará a vice-governadora Jade Romero, afirmou que o estado receber tal convite é algo simbólico para um governo estadual que luta pela equidade de gênero. “Esse convite é visto por nós com grande alegria. Nosso estado já tem toda uma estrutura pronta para receber a Copa. Para além do futebol, o país sediar este evento é uma ação afirmativa buscando a equidade de gênero. É importante também destacar e promover o protagonismo feminino por meio do esporte”, comentou.
De acordo com o site da gestão cearense, participaram da reunião o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão; a secretária da Igualdade Racial, Zelma Madeira; a secretária da Diversidade, Mitchelle Meira; o presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio; entre outras autoridades.
Salvador, outra sede nordestina da Copa do Mundo feminina recebeu o convite da CBF primeiro. No dia 26 de setembro a entidade formalizou a proposta em encontro com representantes do Governo da Bahia na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Já em fevereiro deste ano a FIFA, junto com membros da própria CBF visitou as 10 cidades e seus referidos estádios, elaborando o relatório que foi votado pelos membros do comitê. A votação elegeu o Brasil.
Um fato interessante é que a FIFA exigiu que os estádios com capacidade superior a 40 mil pessoas tivesse o público reduzido para, no máximo, esse número. Os 10 escolhidos: Beira Rio (Porto Alegre), Arena do Corinthians (São Paulo), Maracanã (Rio de Janeiro), Mineirão (Belo Horizonte), Fonte Nova (Salvador), Arena Castelão (Fortaleza), Arena de Pernambuco (Pernambuco), Arena Pantanal (Cuiabá), Mané Garrincha (Distrito Federal), Arena da Amazônia (Manaus) quase todos precisarão se adequar. A Arena das Dunas, no entanto, já estaria pronta, pois tem capacidade de 31.375 espectadores.
Além disso, an Arena das Dunas possui um dos melhores gramados do Brasil e Natal tem a tradicional localização perfeita para receber um evento internacional, estrutura turística superior aos concorrentes entre outros atributos.
Neste momento, o RN corre atrás para tentar corrigir a falha histórica de ficar de fora de uma oportunidade única com custos baixos. A governadora Fátima Bezerra divulgou, em suas redes sociais, uma conversa telefônica com o presidente da CBF, Ednaldo Bezerra onde ele garante que enviará uma equipe de análise ao Estado. É torcer para que ainda haja solução.

Fim de semana
Mais um fim de semana com jogos difíceis e importantes para ABC e América. Em Natal, o Alvinegro pode reatar o namoro com seu torcedor caso vença, no domingo, à partir das 19h, o Floresta. Diferente de fora de casa, no Frasqueirão, onde não vence há muito tempo, o time de Natal terá que propor o jogo. Já o Alvirrubro pega o invicto Treze, em Campina Grande. A “saúde” dos atletas americanos preocupa, mas, a diretoria trouxe um pacote de reforços e podem aparecer novidades em campo. Força aos times natalenses.

Bases
QFC e Santa Cruz de Natal disputarão o título da categoria Sub-15 nesta quinta-feira (30) às 14h40 no Estádio Juvenal Lamartine. O jogo terá transmissão ao vivo no canal da TV FNF no YouTube. A fase final é disputada em jogo único. Não há vantagem, em caso de empate a decisão será nos pênaltis. No ano de fundação do time, o Quinho Futebol Clube (QFC) chega à final.

Últimas Notícias
Notícias Relacionadas