sexta-feira, 24 de maio, 2024
25.4 C
Natal
sexta-feira, 24 de maio, 2024

Deputado Betinho Rosado

Ney Lopes
Jornalista, advogado e ex- deputado federal

Faleceu inesperadamente, o ex-deputado federal Betinho Rosado. Fomos colegas, durante várias legislaturas na Câmara Federal. Dedicado aos temas agropecuários, era formado em Agronomia e Economia, com mestrado em Economia Rural. Pertencia ao quadro de docentes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).


Betinho pertencia a uma das mais longevas oligarquias políticas do RN. Desde 1986, primeira eleição com o Brasil redemocratizado, sempre um nome com sobrenome Rosado foi o candidato a deputado federal mais votado em Mossoró.


Por mais de sete décadas, os “Rosados” lideraram a política municipal. Em 1950, partiram para a disputa do governo do estado e elegeram governador Dix-Sept Rosado Maia (pai de Betinho Rosado), empresário, que ocupou o Palácio Potengi. Morreu logo depois, de trágico acidente aéreo.


Coube ao então governador José Agripino convocar Betinho Rtosado para a vida públcia, o que fez dando-lhe total prestígio no governo.Entregou-lhe a secretária de Trabalho e Ação Social do Rio Grande do Norte, entre 1991 e 1994. Em 1994, foi eleito deputado federal pelo PFL, sendo reeleito em 1998, 2002 e 2006.


Em 2014, o deputado Betinho Rosado afastou-se da disputa e o PP lançou Betinho Rosado Segundo, seu filho, à vaga na Câmara Federal. Beto foi até foi bem votado, mas o seu PP não atingiu as condições mínimas para disputar uma das sobras para deputado federal. Em 2022 os grupos familiares tradicionais foram reduzidas a um mandato de vereadora em Mossoró (outro em Natal) e o mandato mais importante o de Walter Alves, como vice de Fátima. Roslaba Ciarline à época, de volta ao cenário político, apoiou a reeleição de Fátima Bezerra (PT) como governadora, em 2022.


Atualmente, não são fáceis os espaços políticos para o grupo rosaldista. O ex-deputado Betinho Rosado era bom articulador e se mantinha meio incógnito. O que ficará em jogo é o destino político do seu filho Carlos Alberto de Souza Rosado Segundo (Beto Rosado, ex-deputado federal), que se revelou parlamentar atuante.
Um caminho natural para o grupo será apoiar o PT, pelo precedente de Rosalba em 2022. A governadora é muito criticada, por ter tido no passado um discurso de combate as oligarquias, para depois juntar-se a elas. Porém, o mesmo caminho é trilhado pelo prefeito Allyson Bezerra, que venceu os Rosados com discurso ante oligarquia e hoje fez aliança com partidos conservadores, como União Brasil e Solidariedade.


Na convivência parlamentar com Betinho, podemos ajudar o RN, Como relator na Câmara dos Deputados da Emenda Constitucional n° 56 (modernização da economia brasileira), introduzi alteração, assegurando ao proprietário rural, em cujas terras seja descoberto petróleo, gás natural e outros hidrocarbonetos fluídos, a participação, sob a forma de “royalties” permanentes nos resultados econômicos das lavras dessas jazidas.
O jornalista mossoroense Carlos Santos, em seu blog, caracterizou Betinho como “uma voz e um violão”!

Confesso que não conhecia esse estilo do ex-colega de Câmara. Carlos diz, que entre amigos, ele tinha a voz e o violão dedicados a clássicos da MPB para ornamentar um pago inteligente, carregado de conhecimento e bom humor Era bonachão, mas sabia, ser torrão com poucos. Aliás, a característica de “torrão”, sabia que ele tinha. Mas, não ofendia ninguém. Era só teimosia! Deus o tenha na Eternidade!

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.

Últimas Notícias
Notícias Relacionadas