sexta-feira, 21 de junho, 2024
25.1 C
Natal
sexta-feira, 21 de junho, 2024

Eleição no América

woden madruga

[ [email protected] ]

Na gaveta dos papéis desarrumados encontro uma carta do doutor Antônio Soares Filho (1914/1996), advogado, fundador, professor e diretor da Faculdade de Direito de Natal (UFRN); político, foi deputado estadual (chegou a presidir a Assembleia Legislativa) e chefe da Casa Civil do Governo Dinarte Mariz. Desportista, torcedor apaixonado do América F.C., fez parte do Conselho Deliberativo do clube. Foi imortal da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, onde ocupou a cadeira 24. A carta é datada de 22 setembro de 1972, já passando de meio século. Vamos lá:

“Prezado Woden,

Havendo sua crônica de hoje invocado meu nome, preciso esclarecer minha posição no caso das eleições para Presidente do América F.C.
Frequento assiduamente o que você chama de “terraço de Heriberto” e “terraço do América” e ignoro que haja surgido candidatos dos dois alpendres. Também não apresentei “fórmula” e sim lembrei a alguns amigos Conselheiros os nomes do Professor Manoel Benício, Carlos Silva e Luiz G.M. Bezerra para serem estudados pelo Conselho Deliberativo, órgão livre e soberano, a quem cabe escolher o Presidente do clube.
O Presidente do Conselho designou comissão para apresentar relação de 30 sócios, a fim de submete-la ao plenário. Na lista constava o nome do Dr. Jussier Santos e fui procurado por alguns Conselheiros (da velha e nova guardas) que me solicitaram consulta-lo e pedisse sua aquiescência para ser votado. Cumpri a missão com gosto, pois conheço bem a capacidade, a idoneidade, o equilíbrio e a vivência na sociedade de Jussier Santos que atende bem ao lema lançado no América: “Renovar para pacificar e salvar”.
O convidado alegou que só poderia dar resposta depois de conversar com seu amigo Dilermando Machado, que já estava lançado candidato. Dias depois, Jussier declarava-me que era candidato, em virtude do apelo haver partido de membros do Conselho.
O América precisa de pacificação e, sobretudo, de renovação. Considero o presidente Hugo Manso um “mártir”, pois recebeu a terrível herança de pagar 228 mil cruzeiros de dívidas da gestão anterior, além de encontrar o quadro social desunido, com o afastamento de dezenas de associados da melhor estirpe, inclusive de quatro dos seis membros da Comissão que construiu o gigantesco prédio do América. Acrescente-se eu o Presidente vive se queixando de que não é ajudado pela Diretoria atual.
Infelizmente, o América F.C. é o único clube do mundo onde não pode haver disputa democrática para a Presidência. Prova disso é que o Presidente do Conselho diz, aos Conselheiros, que abandonará o clube, se não for eleito outro candidato, por ele indicado. Tal ameaça é uma coação, pois o América também precisa dele.
Por outro lado, diz-se amiúdo que algumas dezenas ou centenas de sócios estão dispostos a não pagarem doravante as mensalidades, caso não haja “renovação para salvar”. É de se lamentar os dois extremos.
Em tudo isso, surge a figura humilde e despreendida de Jussier Santos, declarando que, se for derrotado, nem por isso deixará de ajudar ao América, caso seja convidado para ocupar algum cargo na nova Diretoria.
Finalmente, cabe ao Conselho Deliberativo decidir, dentro de sua livre escolha. Meus votos são para que Deus Salve o América.

Com um grande abraço,
Antonio Soares Filho. ”

Política Na pauta política o mote de destaque da semana, maio começando, foi a pesquisa do Instituto Agora Sei/96FM, no rastro da eleição para prefeito de Natal, divulgada dia 30 de abril. No cenário Estimulado, o quadro ficou assim: Carlos Eduardo Alves, do PSD, com 44,1% das intenções de voto, seguido de Natália Bonavides, do PT, 13,4%. Em terceiro lugar, Paulinho Freire, do União Brasil, com 6,6%, e em quarto lugar, Rafael Mota, do Avante, com 4,6%. Nenhum/Branco/Nulo, 16,6%; não respondeu, 13,2%.
A maioria de Carlos Eduardo é mais de vinte pontos sobre a soma dos outros três candidatos.

Auto da Compadecida Deu na coluna de Ancelmo Gois, de O Globo:

  • “O Auto da Compadecida”, uma das maiores obras da literatura brasileira, de Ariano Suassuna, será enredo do carnaval de 2025. A Unidos de Lucas levará para a Intendente Magalhães “As lambanças de dois cabras da peste, o testamento, alguns tostões e o livramento da Compadecida”.
  • “O Auto da Compadecida” representa o equilíbrio perfeito entre a tradição popular e a elaboração literária que, ao recriar para o teatro episódios registrados na tradição popular do cordel, foi capaz de envolver a nação brasileira com muita história e humor. ”

Vaca campeã O Rio Grande do Norte fez bonito na Expozebu que se encerra hoje em Uberaba, Minas Gerais. É a maior exposição de raças zebuínas do mundo. A vaca Garba Fiv Affu, da raça Gir Leiteiro, do criador potiguar Paulo Givago, fazenda no município de Caraúbas, venceu o torneio leiteiro com uma marca expressiva: produziu 215,62 quilos de leite em 10 ordenhas, uma produção média por dia de 71,87 quilos.

Do Sindi De Uberaba vem outra boa notícia: o criador norte-rio-grandense Orlando Cláudio Gadelha Simas Procópio foi reeleito presidente da Associação Brasileira de Criadores da Raça Sindi. Agora é esperar pela Festa do Boi de Parnamirim.

Mais boi Quinta-feira que vem, 9, noite de lua nova, começa na cidade de São Paulo do Potengi a 25ª ExpoPotengi, reunindo criadores de bovinos, caprinos e ovinos de várias regiões do Estado. Vai até o dia 12 e acontece no Parque Francisco Bezerra de Brito.

Chuva Maio começando com chuvas mais concentradas nas regiões Oeste e Leste. Segundo os números da Emparn, as maiores chuvas, do dia 1º (quarta-feira) até o dia 3 (sexta), no Oeste do Estado foram nos municípios de Caraúbas, 45 milímetros, Janduís e Portalegre, 32, Umarizal, 30, São Francisco do Oeste, 29, Francisco Dantas, 28. Em Mossoró, 20.
Na região Leste: Parnamirim, 59 mm., Ceará-Mirim, 43, Macaíba de Valério Mesquita, 40, Canguaretama, 32, Natal, 10 (duas lágrimas).

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.

Últimas Notícias
Notícias Relacionadas