sexta-feira, 23 de fevereiro, 2024
25.1 C
Natal
sexta-feira, 23 de fevereiro, 2024

Improvável

- Publicidade -

Esportes de Primeira

[email protected] (Itamar Ciríaco)

O futebol só é apaixonante por transformar, em realidade, situações improváveis. A vitória do ABC, por 3 a 2, sobre o Guarani, em campinas é um desses exemplos. Para comprovar a teoria, vou listar alguns fatos curiosos desse jogo. Primeiro, o Alvinegro fez um gol aos 25 segundos, o mais rápido, até o momento na Série B do Campeonato Brasileiro. Segundo, esse gol foi feito por Maycon Douglas, que há tempos não marca e estava jogando improvisado, como centro-avante. A sequência de acasos continua. O segundo tento foi anotado por Welliton. O atacante tem apenas dois gols na carreira e quase 70 jogos no currículo. Criticado pela torcida e pela crônica esportiva, o jogador virou uma posta de Argel Fuchs, que insiste em colocá-lo como titular.

O terceiro gol do jogo em Campinas saiu dos pés de Anderson Cordeiro, que, desde que chegou ao clube potiguar, ainda não havia balançado as redes. No lance, um contra-ataque no final da partida, ele opta por fazer o mais difícil, chutar ao invés de dar ao passe para o meio, onde quatro atletas abecedistas apareciam livres. Mas deu certo. A bola foi para o fundo das redes.


Se não bastassem as questões com os atletas/heróis improváveis, os números chamam atenção. O ABC não fez, até este jogo, três gols em nenhuma partida atuando pelo Campeonato. A última vez que o time tinha marcado tanto foi em março de 2023, contra o Náutico, pela Copa do Nordeste.


Com a bola rolando, no Brinco de Ouro da Princesa, o ABC sofreu 27 conclusões e tomou dois gols. Já o Alvinegro chutou apenas quatro vezes e fez três gols. Em resumo, não há roteiro que se adapte a essa vitória abecedista sobre o Guarani.

Situações improváveis

Como citei o caso do ABC contra o Guarani, lembrei outros casos improváveis do futebol mundial.

Éder – Portugal x França – Eurocopa de 2016 O atacante fez o gol mais importante da história da Seleção de Portugal, que deu o título surpreendente da Eurocopa, em 2016, diante da França.

Mario Gotze – Alemanha x Argentina – Copa do Mundo de 2014 e Mario Gotze que entrou durante a partida, fez o gol do título da Copa do Mundo da Alemanha por 1×0, diante dos argentinos, na prorrogação.

Mineiro – São Paulo x Liverpool – Mundial de Clubes de 2005 – O volante, que raramente aparecia no ataque, recebeu um lançamento incrível de Aloísio, dominou e bateu na saída do goleiro do Liverpool. O gol deu o título para o Tricolor Paulista, que venceu por 1×0.

Adriano Gabiru – Internacional x Barcelona – Mundial de Clubes de 2006 – Gabiru entrou na vaga do ídolo Fernandão no 2o tempo do jogo e, aos 36 minutos, em sua primeira participação, marcou o gol que garantiu o troféu colorado, contra um gigante europeu.

Beletti – Barcelona x Arsenal – Champions League de 2006 – Em 2006 Barcelona e Arsenal disputaram o troféu da Champions League. Com um elenco recheado de craques, Beletti foi quem se imortalizou como herói naquele ano: o lateral brasileiro saiu do banco de reservas e marcou o gol da virada e do título do time espanhol na maior competição de times do mundo.

Calendário

Confira o Calendário do Campeonato Potiguar 2024: Com 15 datas previstas para o Estadual, o documento entra em consonância com os calendários da Copa do Nordeste e Copa do Brasil. O início da competição local será em 10 de janeiro, seguindo até o dia 7 ou 14 de abril. Neste turno, os jogos são de ida e volta, e acontecerão durante a semana e nos finais de semana. Após as seis rodadas e semifinal, a final do primeiro turno está prevista para os dias 17 ou 18 de fevereiro. O segundo turno se inicia a partir de 24 de fevereiro e segue até o dia 7 de abril, com jogos preferencialmente nos finais de semana, para acomodar competições que acontecem nas quartas e quintas-feiras. Nesta fase, o sistema de disputa prevê jogos só de ida.

Calendário 1

Caso o time campeão do segundo turno for diferente do primeiro, a final geral decidirá o grande campeão no dia 13 ou 14 de abril. Segundo o calendário, o Campeonato Potiguar 2024 se encerrará antes do início do Campeonato Brasileiro Séries C e D, marcado para o dia 21 de abril. “A Federação tem uma responsabilidade junto aos filiados de facilitar o planejamento dos clubes, entregando o calendário o quanto antes. Estamos entregando nosso calendário com a máxima eficiência, assim que saiu o calendário nacional e com diálogo aberto com os filiados. Estamos bastante ansiosos quanto ao início da competição, e esperamos um campeonato muito competitivo, como tivemos um Estadual Série B neste ano bastante competitivo e esperamos que a Série A em 2024 seja mais ainda”, comentou o diretor de competição da FNF, Arnóbio Medeiros. Uma nova reunião será marcada com os clubes para a realização de um sorteio que definirá os mandos de campo do segundo turno. A tabela do Campeonato Potiguar 2024 será publicada em breve.

Escolinha

oi inaugurado o sexto núcleo de escolinha de futebol da SEL, no Conjunto Soledade II. As aulas estão disponíveis toda quarta e sexta, das 17h às 18h30, no Formigão, campo do Centro Desportivo do conjunto. O projeto recebe crianças e adolescentes de 7 a 17 anos da região.


Além dos seis núcleos de futebol, a Secretaria de Esportes e Lazer disponibiliza aulas de diversas modalidades na Estação Cidadania e no Palácio dos Esportes. Para se inscrever é necessário ir até a uma escolinha próxima de sua residência levando os seguintes documentos: declaração de vínculo escolar assinado pela escola, uma foto 3×4, RG e CPF dos responsáveis, comprovante de residência e RG do aluno.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas