domingo, 14 de abril, 2024
32.1 C
Natal
domingo, 14 de abril, 2024

Indústria do roubo na rede preocupa governo e Cosern

- Publicidade -

Cassiano Arruda Câmara

O volume de roubos de fios da rede elétrica da Cosern, no RN, subiu de 130 ocorrências em 2023 para 185 só nos dois primeiros meses de 2024. Em 2023, foi responsável por 889 faltas de energia prejudicando mais de 800 mil consumidores. Naquele ano foram furtados 35 quilômetros de cabos (distância de Natal a Ceará Mirim). No último dia 8, os ladrões de cabos quebraram um poste de alta tensão paralisando várias indústrias entre Guamaré e Macau, na véspera do último Natal prejudicando 40 mil consumidores de energia. Esses números justificaram uma reunião da governadora Fátima Bezerra com a presidente da Cosern, Fabiana Lopes, nesta semana, para tomar medidas capazes de conter o ímpeto dessa verdadeira indústria do crime.

RN cultiva projeto contra a memória

Mesmo sem existir de direito, de fato, vez por outra aparece: – o projeto contra a preservação da memória do Estado. A última vítima é o governador Aluízio Alves que bancou a primeira experiência do educador Paulo Freire. O nome de Aluízio sumiu do CEMURE (Centro Municipal de Referência de Educação), localizado no bairro de Nazaré, sem nenhuma explicação. Desapareceu. E ninguém protestou. Vai ver que o burocrata que teve esta iniciativa achou que Aluízio não tem nada a ver com Educação ou qualificação de professores.


O pior é que tem. E como tem. Foi o seu Governo o primeiro a adotar o método Paulo Freire (hoje padroeiro da esquerda que atua na área de ensino). E a nossa Câmara Municipal não tratou como devia do assunto, de mais uma “deshomenagem” a um dos nossos vultos do passado. E lá tem um Vereador sobrinho de Aluízio, cuja maior credencial para conquistar o voto popular foi, justamente, ser sobrinho dele.

Eleição vai revelar nova força política

O envolvimento de facções criminosas na atividade política brasileira começa a ser denunciada nos meios de comunicação. São Paulo, Bahia e Ceará já estão nas páginas, abrangendo malfeitos em tudo que é papel do Estado.

  • E o Rio Grande do Norte?
    Apesar das evidências (inclusive assassinato da agentes políticos), as diferentes organizações fiscalizadoras, muito atentas sobretudo com o cumprimento de prazos, ainda não se pronunciaram sobre essa nova força política que é referida pela primeira vez.

Serquiz quer sindicatos executores da FIERN

Neste início de mandato, o empresário Roberto Serquiz já consegue mostrar uma mudança na lógica de atuação da Fiern. Ele pretende que a atuação da federação seja executada pelos seus 30 sindicatos.
E já está conversando com eles; esperando atender a todos neste primeiro semestre, mas já com um exemplo a apresentar. É o Sindimóveis, do presidente Ney Robson.


Serquiz está oferecendo a cada sindicato um estudo detalhado do segmento industrial que representa, espaço físico e assessoria técnica.


Natalense, Serquiz , 64 anos, é empresário dos setores de água mineral e de reciclagem. Tem formação universitária na área de Administração de Empresas pela UFRN, com especialização em Finanças e MBA em Meio Ambiente. É sócio proprietário da Água Mineral Santa Maria e da RS Reciclagem.

Agua de coco ganha uma fábrica no Assu

O RN está ganhando uma nova indústria de envasilhamento de água de coco, no município de Alto do Rodrigues, no Vale do Assu.
A indústria terá numa capacidade de beneficiamento de 300 frutos/dia.
No envasilhamento da água de coco, todas as etapas devem ser realizadas sem atrasos e sob condições higiênico-sanitárias que impeçam a possibilidade de contaminações, deteriorações ou o desenvolvimento de microrganismos patogênicos. Daí a necessidade de equipamento de adequado e controle de qualidade irreparável.

Reitor faz parceria com a Universidade cubana

Na sua viagem a Cuba, o Reitor da UFRN, José Daniel Diniz de Melo, firmou um acordo de cooperação com a Escola Superior do Estado e do Governo, em Havana.
A entidade cubana foi representada pela sua Reitora, Mercedes Delgado Fernandez. O objetivo da parceria entre as duas instituições será desenvolver ações de interesse mútuo, nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.
Foram assinadas cartas de intenção entre a UFRN e a Univerdidad de la Habana (Cuba) e a Universidad de Ciencias Médicas de la Habana.

Repórter da Tropical tem convite da Record

O bom trabalho desenvolvido pela repórter Mara Godeiro, nos seis primeiros dias de cobertura da fuga de dois prisioneiros do Presídio Federal de Mossoró, lhe valeu um convite da “cabeça da rede” para se mudar para São Paulo.
Por ora, a família está pesando mais do que a carreira da jornalista.

UFRN ainda tem mais duas mil vagas em 2024 para seus cursos

Depois de matricular 4.909 estudantes convocados na primeira chamada do SISU (Sistema de Seleção Unificada), número que representa 68,9% das vagas de 2024, a Universidade Federal do RN anuncia a existência de mais duas mil vagas residuais a serem enviadas pelo Ministério da Educação.
A UFRN dispõe de oferta total de 7.186 vagas via SISU, distribuídas em 4.902 para o primeiro semestre e 2.284 para o segundo, nos campi de Natal, Macaíba, Santa Cruz, Currais Novos e Caicó.

Encontro Internacional confirmado pela UFRN

A UFRN confirmou a realização do IX Encontro Internacional de Estudos Literários (EIEL) nos dias 13, 14 e 15 de março, em Natal. Com o tema Memória, trânsitos, convergências, o evento acontece nas dependências do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA).
A programação inclui mesas-redondas e conferências que visam reunir acadêmicos de graduação e pós-graduação, além de professores da educação básica e do ensino superior, para discutir literatura e outras línguas.
O tema escolhido para o IX EIEL, Memória, trânsitos, convergências, destaca a importância da língua e da literatura como meios de interação cultural entre o Brasil e a América Latina. Nesse sentido, exploram-se diversas vozes, falares e posicionamentos ideológicos, proporcionando uma reflexão sobre os caminhos da teoria e da crítica literária como ferramentas para avaliar a diversidade do objeto literário na contemporaneidade.

MI-MI-MI

  • O senador Rogério Marinho e os deputados General Girão e Sargento Gonçalves confirmaram presença hoje com Bolsonaro.
  • A governadora Fátima Bezerra fará mais uma “penosa travessia do Atlântico”, quinta-feira, para a Bolsa de Turismo de Lisboa.
  • O Partido da Solidariedade anuncia que não dará legenda ao deputado Luiz Eduardo acusado de surrar o prefeito de Ceará Mirim.
  • Faz 120 anos, hoje, que o Território do Acre foi incorporado ao Brasil
  • Neste domingo, o prefeito Álvaro Dias assume o comando do Partido Republicanos no RN.
  • Natal será uma das 30 cidades do roteiro “Festa de Ivete” para marcar 30 anos da carreira de Ivete Sangalo. Aqui, 31 de agosto.
  • Hoje, completa 116 anos que a Intendência de Natal mudou o nome de Belo Monte para bairro de Petrópolis.
  • Quinta-feira se realiza, em Natal, o Simpósio de Avanços em Ciências e Inovação Tecnológica da UFRN.
  • A restauração da Praça Almirante Tamandaré (praça do Baldo) entrou na prioridade da Prefeitura de Natal.
  • Confirmado para 13 de março, o 9º Encontro Internacional de Estudos Literários da UFRN.
  • Hoje é o Dia da Criação do Ministério das Comunicações.
  • “Impulsionadores de Carreiras”, livro de Adriana Cavalcanti, tem noite de autógrafos, quarta-feira, na Academia de Letras.
  • O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros convoca eleição para 18 de março.
  • Estado contrata construção de novo pavilhão para a Penitenciária Estadual do Seridó.
  • A Ufersa firmou convênio para fazer análise das sementes curiolas produzidas pelo programa de Agricultura Familiar.
  • Em busca dos votos do bolsonarismo, o deputado Paulinho Freire assinou o pedido de impeachment do presidente Lula.
  • A UFRN realiza consulta, até 1º de março, para discutir o Plano Diretor de Logística Sustentável.
  • Rogério Marinho tem novo endereço para política: a Casa do PL, rua vereadora Maria Queiroz, 2346, Lagoa Nova.
  • O ano letivo nas escolas públicas do RN tem início dia 4 de março.

Feira de Madri atravessa o Atlântico e vem para SP

Considerada uma das maiores exposições de frutas do mundo, a “Feira de Madri”, realizada em outubro, vai ter uma edição brasileira, em abril.
Produtores locais estão sendo contactados e o RN terá uma expressiva presença nesta nova edição da Fruit Attraction que se realiza de 8 a 10 outubro de 2024. Tratava-se de uma feira anual que só acontecia em Madrid.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas

PERSE