domingo, 14 de abril, 2024
29.1 C
Natal
domingo, 14 de abril, 2024

Miscigenando o homo sapiens

- Publicidade -

[Instagram @alexmedeiros1959]
Os denisovanos são, junto com os neandertais, os parentes extintos mais próximos dos seres humanos, segundo ficou comprovado numa pesquisa feita em 2018 na Alemanha após análises dos restos de um indivíduo que teria sido fruto da relação entre ambas as espécies. O estudo foi publicado na revista Nature.

Os cientistas envolvidos naquela investigação dos restos mortais já sabiam por estudos anteriores que os neandertais e os denisovanos teriam tido filhos em algum momento histórico, mas nunca imaginaram que poderiam ter a sorte de encontrar elementos apontando uma descendência real dos dois grupos.


De acordo com as reportagens publicadas em 2018 após a divulgação da Nature, a descoberta se constitui na primeira prova direta do encontro sexual entre os dois remanescentes do homo sapiens. O achado foi graças a um pequeno fragmento de osso, com dois centímetros de largura.


Isso permitiu aos pesquisadores do Instituto Max Planck de Antropologia Evolutiva, situado na cidade alemã de Leipzig, analisar parte dos restos mortais. “O fragmento fazia parte de um osso e por ele podemos estimar que o indivíduo tinha 13 anos de idade”, dissera um dos cientistas envolvidos.


O osso, que foi encontrado em 2012 numa caverna de Denisova, na Sibéria, por cientistas russos, foi levado até Leipzig para ser submetido a uma análise genética, que comprovou se tratar de um hominídeo. O local siberiano é único do mundo onde se achou restos de denisovanos, por isso o nome.


“Um aspecto interessante deste genoma é que nos permite aprender coisas sobre as populações: os neandertais por parte da sua mãe e os denisovanos por parte do seu pai”, explicou o professor Fabrizio Mafessoni, do instituto alemão e coautor do estudo que foi publicado na revista científica.


De acordo com aqueles pesquisadores, a mãe se encontrava geneticamente mais perto dos neandertais que viviam na Europa Ocidental do que dos que residiam nas cavernas de Denisova. Isto mostra que os neandertais migraram entre as Eurásias ocidental e a oriental, dezenas de milhares de anos antes do seu desaparecimento.


O pai denisovano, por sua parte, tinha ao menos um antepassado neandertal em sua árvore genealógica. “Desde este genoma podemos detectar múltiplas interações anteriores entre neandertais e denisovanos”, disse Benjamin Vernot, um dos investigadores.


“É surpreendente que tenhamos encontrado este menino”, reconheceu Svane Pääbo, o diretor do departamento de genética evolutiva do Instituto Max Planck. “Quiçá os neandertais e os denisovanos não tiveram muitas oportunidades para se conhecer, mas quando o fizeram, devem ter se encontrado com mais frequência do que já tínhamos pensado”, sentenciou.


Lembrei agora daquela pesquisa por causa dos cruzamentos políticos entre o governo Lula e alguns parlamentares de partidos conservadores e liberais no Congresso Nacional. Num exame científico por “carbono 13”, é possível achar seres híbridos que surgem das relações espúrias entre o governo socialista e políticos liberais. Produtos da Denisova eleitoreira.

Perseguição
O jornalista português Sergio Tavares postou nas suas redes que a PF mentiu sobre sua detenção no aeroporto de Guarulhos. E prometeu provas documentais sobre o ato ilegal de que foi vítima ao desembarcar no Brasil.

Carro novo
Em sendo verdade que o pissolista Guilherme Boulos sofreu ameaça, ele deve agradecer aos criminosos por faze-lo abandonar o Celta e passar a usar um possante carro-blindado. A PF abriu inquérito para apurar as tais ameaças.

De Giba Um
“Os conservadores não querem o que Lula tenta lhe impingir até com certa arrogância. A esquerda tem de se conformar que não foi ela que elegeu Lula e também não foi a extrema direita. Em 2026, um direitista moderado leva”.

Internet
O presidente Javier Milei feriu mortalmente as companhias telefônicas com um decreto autorizando a Starlink, de Elon Musk, e a Amazon, de Jeff Bezos, a oferecer internet via satélite em toda a Argentina, desmantelando o monopólio.

Guerra
Tudo que a OTAN não queria: a Rússia está vencendo a guerra com a Ucrânia, que já perdeu mais de 30 mil soldados. Um grupo militar dos EUA confirmou que no último fim de semana as tropas russas avançaram em três regiões.

Música
Nas plataformas digitais, a canção de Macedoc e Carol Porto: “doce é o coco desse amor / bem de lá de onde nasceu / alumiou tirou do peito todo ar / ê-laiá-laiá / mas se tentar explicar / um quarto de amor / um por inteiro vou lembrar”.

Literatura
O jornalista Osair Vasconcelos lança no sábado, às 9h, no Sebo Vermelho, o livro “Das Mãos de Seu Fausto para as Mesas do Brasil”, fruto de uma reportagem especial que ele fez sobre a tradição da carne de sol do Seridó.

Jornalistas
Até o fim da tarde de ontem, já eram 54 os jornalistas confirmados no grande encontro no sábado, a partir das 11h, no Iate Clube. Uma antiga ideia da colunista Salésia Dantas, o evento reunirá diversas gerações dos jornais locais.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas

PERSE