quinta-feira, 30 de maio, 2024
24.4 C
Natal
quinta-feira, 30 de maio, 2024

Nova fonte de renda

Todos concordam que o sistema de impostos deve reduzir as desigualdades na tributação. O governo está buscando outras fontes de recursos, apesar do sucesso no controle das contas públicas. Uma das razões para a urgência da reforma tributária é semelhante ao que motivou a da Previdência: as distorções, nos dois sistemas, acabam prejudicando quem ganha menos. Por isso, a criação de imposto sobre transações financeiras volta a ser debatida.  Uma das propostas é um imposto para transações digitais para compensar a desoneração da folha de pagamento das empresas.
Tributos 
A  inclusão do ICMS na fusão de impostos é fundamental para a  reforma obter resultado. O Congresso não pode se furtar de inserir o imposto estadual na unificação de tributos que está em discussão, segundo analistas. A reforma tributária também servirá para combater o contrabando e pirataria. 
Dificuldades
Mais de um quarto dos municípios brasileiros precisam de recursos extras para pagar salários e 13º a servidores. No Rio Grande do Norte, uma boa parte dos municípios conseguirá fechar o ano de 2019 com todos os salários pagos, incluindo o décimo terceiro. 
Futuro
O economista Ilan Goldfajn, alerta que o mais importante hoje é persistência nas reformas. Para o ex-presidente do Bando Central, “a ansiedade, que tem pipocado no mundo, pode nos levar ao maior risco, que é não insistir no caminho que começa a dar resultados”.
Previdência 
O presidente da França, Emmanuel Macron, não renunciará ao projeto de reforma da Previdência Social. Macron insistirá em reforma da previdência mas, aceita ceder em alguns pontos. Sem um equilíbrio nas contas da Previdência Social, a reforma é a saída, como aconteceu com o Brasil.
Brasil na contramão

A fuga de cérebros do país acende sinal de alerta. Para o megainvestidor  brasileiro  Paulo Lemann o “Brasil precisa investir mais em educação”. Em entrevista ao jornal “’O Globo”, o homem mais rico do país defende mais investimentos em educação para gerar oportunidades e impulsionar a economia. Para ele,  “o Brasil briga demais. Briga-se muito na política. Isso é ruim. Esse clima todo de divergência impede a produção de consensos”, observa o investidor. Entende que existe atalho para o país crescer no longo prazo se não oferecer educação de qualidade às criança.
Varejo 
O comércio vê o ciclo natalino mais forte, mas com presentes ainda modestos. Um revigoramenet do varejo fica pra 2020. O mercado de trabalho será o termômetro da aceleração do setor no ano que vem é quando a retomada do consumo deve voltar ao nível pré-crise em 2020.
A Caixa Econômica reduz as taxas cobradas no crédito imobiliário e outras instituições também, como o Banco do Brasil e o Itaú, O problema é que essa redução quase não é percebida pelos clientes. Altera muito pouco, pra menor o principal de uma dívida. A melhor solução é não usar o cartão por muito tempo, nem o cheque especial.
O  expediente bancário de fim de ano muda na próxima terça-feira, dia 24 (véspera do Natal) será de duas horas, das 9 às 11h. Na semana seguinte só haverá expediente no dia 30, a segunda-feira. No dia 31 não terá atendimento ao público, de acordo com o Banco Central. Os bancos só voltam a funcionar na quinta-feira, dia 2 de janeiro de 2020.  
O crescimento do PIB brasileiro é fundamental para o rating do país, aponta a agência de classificação de risco Fitch. As agências de classificação de risco reconhecem avanço fiscal, mas nota não deve subir apenas por isso. O Brasil registrou déficit de US$ 2,16 bilhões. nas transações correntes em novembro. Já o  juro menor, pela Selic, reduz o custo da dívida em R$ 69 bi neste ano.
Notificação 
Consumidores já estão sendo notificados sobre abertura do Cadastro Positivo. Cerca de 120 milhões devem ser impactados nesta  fase. Os consumidores têm recebido e-mail, SMS ou correspondência física com informações sobre inclusão automática de seus dados. Assim como em outros países, iniciativa deve expandir e baratear o crédito .O Cadastro Positivo é um banco de dados que reúne o histórico de pagamento dos consumidores.  
Estação
O verão no Hemisfério Sul começa hoje  (22) à 1h19 e terá chuvas dentro da normalidade, sem influência do fenômeno El Niño ou La Niña na estação, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 
Lançamento
A Seara Alimentos lança a Linha Incrível, destacando que  “dá para ser igual sendo diferente”, ao desenvolver ingrediente-chave para produtos de proteína 100% vegetal. primeiro projeto global da empresa conta com o Incrível Lab –hub de inovação totalmente focado em plant based. A novidade chega a todo o Brasil no início de 2020.
Campanhas 
A campanha de Natal do Boticário incentiva as pessoas a doarem amor. A iniciativa tem a participação de celebridades como Drica Moraes e Reynaldo Gianecchini e reforça o novo posicionamento da marca no território do amor, sob o conceito “Onde tem amor tem beleza”. 
Energia 
A Natura recebe a maior instalação do mundo de filmes solares de última geração. O projeto utiliza 1.800 m² de filmes fotovoltaicos orgânicos, uma tecnologia desenvolvida pela também brasileira Sunew, em prédio na sede da Natura, em Cajamar (SP). A instalação já evitou a emissão de mais de 7 toneladas de CO2. 
Animais
Inaugurada  em Natal, ao lado do hotel Residence, na avenida Salgado Filho, uma nova loja para pets. A Petz é de um grupo empreendedor de São Paulo, oferecendo mais de 20 mil produtos para cães, gatos, aquário, aves, roedores e jardins. Mais uma opção para os potiguares.
Últimas Notícias
Notícias Relacionadas