Ligação
Era só o que faltava. O ministro das Comunicações, Paulo Pimenta, afirmou que o presidente eleito da Argentina, Javier Milei, deveria “pedir desculpa” ao presidente Lula da Silva por tê-lo ofendido de “forma gratuita”. O ministro cobrou que uma ligação seja realizada como condição para o início das relações entre os dois governantes. Pimenta esquece, porém, do esforço de Lula para derrotar Milei, um desrespeito ao direito dos argentinos de escolher seu líder livremente.
Xingamento
Durante a campanha presidencial, Milei chamou Lula de “comunista”, disse se recusar a encontrar o petista caso fosse eleito e se referiu ao governo brasileiro como “um regime que não está de acordo com as ideias de liberdade”.Milei já se referiu ao petista como “ladrão”, “comunista furioso” e “ex-presidiário”. As primeiras críticas são de 2021, quando se fortaleceram os rumores de que Lula seria candidato à Presidência.
Posse O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, irá à posse de Javier Milei, presidente eleito da Argentina. O convite partiu do ex-presidente Jair Bolsonaro, que já confirmou a Milei que estará na cerimônia. O evento será no dia 10 de dezembro em Buenos Aires.
Dino
O ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou durante visita ao Ceará, que não irá demitir assessores secretários do ministério da Justiça que receberam e realizaram audiências com a mulher do líder do Comando Vermelho (CV) na sede do ministério do governo Lula. “Eu tenho o comando da minha equipe, confio na minha equipe e eu não demito secretário de modo injusto. Se eu fizesse isso, quem iria ser desmoralizado não ia ser o secretário, era eu”, afirmou Dino.
Agro
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, foi convocada por deputados federais para debater ações do governo que, segundo eles, estariam prejudicando o setor agrícola do país. A audiência pública foi marcada para esta terça-feira, dia 21. O requerimento foi apresentado pelos deputados Rodolfo Nogueira (PL-MS) e Zé Vitor (PL-MG), ambos da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).
Enem
Uma audiência pública organizada por três comissões da Câmara dos Deputados vai ouvir o ministro da Educação, Camilo Santana, na próxima quarta-feira, 22. Os parlamentares pedem esclarecimentos sobre a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os cortes no orçamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares.
Árvore
Antes marcado para esta segunda (20), o acendimento da Árvore de Ponta Negra foi adiado pela Prefeitura do Natal. O Executivo informou que, devido a instabilidade da rede elétrica na cidade nos últimos dias. A nova data para início da programação oficial do Natal em Natal 2023 será a próxima quarta-feira (22), às 18h, na Av. Praia de Ponta Negra, quando o prefeito Álvaro Dias acenderá a árvore de 30 metros de altura, além do túnel natalino com 60 metros de extensão.
Protesto
Policiais e bombeiros militares saíram em caminhada pela avenida Salgado Filho, em Natal, da altura do shopping Midway Mall em direção à Governadoria. O protesto é um ato das categorias em cobrança pela atualização da Lei de Promoção e reajuste salarial. Policias e Bombeiros esperam ter uma reunião com a governadora Fátima Bezerra para avançar nas pautas exigidas pela categoria desde o dia 7 deste mês.
Contas
Na segunda-feira, 27 de novembro, às 9h30, no Holiday Inn Natal, o senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) realizará um evento para prestar contas de cinco anos de seu mandato. “Transparência, especialmente quando envolve dinheiro público, vai ser sempre uma das prioridades do nosso mandato”, disse o parlamentar. O senador potiguar informa que já destinou cerca de R$ 258 milhões em recursos, de 2019 a 2023, para todo o estado (alcançando os 167 municípios).
TCE A Câmara Municipal de Mossoró, após a nota máxima conferida pelo Ministério Público (MPRN), agora foi a vez do Tribunal de Contas do Estado (TCE) certificar o Poder Legislativo de Mossoró, com o Selo de Qualidade em Transparência Pública.
Doações O diretor-presidente da Companhia Brasileira de Transporte Urbanos (CBTU), José Marques, confirmou à governadora Fátima Bezerra, na segunda-feira (20), a doação de locomotiva, vagões, trilhos e dormentes no valor estimado de R$ 2 milhões. A doação vai atender a pleitos das secretarias de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e da Fazenda (Sefaz) e das prefeituras de São Fernando, na região Seridó e Patu, no Oeste.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.