sábado, 2 de março, 2024
33.1 C
Natal
sábado, 2 de março, 2024

Notas e Comentários

- Publicidade -

[ [email protected] ]

Lula incomodado
Não é a única, mas a principal razão pela qual Lula não vai à posse de Javier Milei é o convite feito pelo presidente eleito da Argentina a Jair Bolsonaro. Muito mais do que os ataques feitos pelo argentino durante a campanha ou a (pequena) possibilidade de ser vaiado, foi esse o incômodo que realmente contou para a ausência do presidente brasileiro.

Dino dentro

Mesmo dentro da oposição, senadores dão como certa a aprovação de Flávio Dino para ocupar a vaga de Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal. A quem pergunta, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Davi Alcolumbre (União-AP), estima que Dino pode superar os 60 votos. O relator, Weverton Rocha (PDT-MA), espera 53. Voz solitária, Eduardo Girão (Novo-CE) prevê dificuldades para chegar aos 50. Plínio Valério (PSDB-AM) arrisca 55 votos favoráveis no Plenário do Senado.

Sem guerra
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) expressou sua crescente preocupação com a situação em Essequibo, região disputada entre Guiana e Venezuela, durante a abertura da 63ª reunião de cúpula do Mercosul, no Rio de Janeiro. O regime de Nicolás Maduro ameaça anexar uma parte do país vizinho. Lula reforçou a posição do bloco como zona de paz, propondo uma declaração sobre o assunto e oferecendo a mediação do Itamaraty. Ele ainda disse que o bloco formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai não pode ficar “alheio” à situação.

Bolsonaro empolgado

Quem conversa com Jair Bolsonaro na sede do PL, do qual é presidente de honra, sai com a impressão de que o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) terão de se esforçar muito mais para abater o seu ânimo. Essa é a análise de Cláudio Humberto, do Diário do Poder: “Ao contrário, o ex-presidente parece ainda mais motivado. Recebido por multidões aos gritos de “volta, Bolsonaro”, como na semana passada no Rio Grande Norte, ele está convencido de que o PT será derrotado nas municipais de 2024 e nas presidenciais de 2026. Ao analisar cenários, Bolsonaro parece respaldado por três décadas na política. Considera-se o mais importante “eleitor” da política brasileira”, comentou.

Escola
Em alusão aos 88 anos da Escola Estadual Isabel Gondim, segunda instituição de ensino mais antiga do RN, fundada em 1935 no bairro das Rocas, a Câmara Municipal de Natal realizou, nesta quarta-feira (06), sessão solene para homenagear ex-professores e ex-alunos, por proposição da vereadora Margareth Régia, que também estudou na escola.

Sem quórum

O presidente da ALRN, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), abriu a sessão desta quinta-feira (7) só com dois deputados presentes, e pela terceira vez seguida, não houve quórum de pelo menos oito deputados para abertura dos trabalhos. O recurso que trata sobre o parecer terminativo do projeto de aumento do ICMS para 20% no estado precisa de quórum de 13 deputados para ser votado. A próxima sessão foi marcada para a próxima terça-feira (12).

Black Friday
O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, dos Direitos Humanos e Cidadania (CDCDHC), deputado estadual Ubaldo Fernandes (PSDB), apresentou na quinta-feira (7) relatório referente às principais atividades realizadas pelo colegiado ao longo do ano de 2023. Entre os destaques citados pelo parlamentar, a recente atuação da Comissão em parceria com o Procon estadual e legislativo durante a Black Friday. “Nosso objetivo foi assegurar que os cidadãos do RN estivessem plenamente informados sobre seus direitos e evitassem práticas abusivas, reforçando assim a defesa do consumidor”, frisou.

Adeus
O futebol amanheceu na quinta-feira (7) de luto: morreu Erandy Pereira Montenegro, ex-jogador e ex-treinador, de passagens marcantes por Natal e Fortaleza. Foi campeão potiguar com o ABC em 1983. Natural de Bananeiras-PB, Erandy tinha 77 anos, morava em Natal com a família e travava uma luta contra o câncer.


Crise
Para um terço dos consumidores brasileiros, o vermelho do Natal tem um outro significado. Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), nas 27 capitais do país, aponta que 33% das pessoas que planejam ir às compras neste fim de ano estão com contas em atraso, sendo que 69% estão com o nome sujo.

Metropolitana
Vereadores dos municípios que compõem a Região Metropolitana de Natal estão se unindo para a retomada do Parlamento Metropolitano. A reativação do projeto foi proposta no plenário da Câmara Municipal de Natal pelo vereador Hermes Câmara e nas demais Casas Legislativas pelos vereadores: Thiago Fernandes,de Parnamirim; Igor Targino, de Macaíba, e pelo vereador de Extremoz, Rafael Correia.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas