sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Notas e Comentários

- Publicidade -

[ [email protected] ]

Que crime?
A “minuta de golpe”, peça central para a operação contra Jair Bolsonaro (PL) e aliados por suposta tentativa de golpe de Estado para mantê-lo na Presidência da República não foi levada adiante; tanto que Lula assumiu e houve a transição de governo. Inclusive com medidas tomadas antecipadamente à posse. O próprio presidente Lula reconheceu isto ao afirmar na quinta-feira (22/dez/2022): “É a 1ª vez que um governo começa antes da posse presidencial”. Ele deu a declaração ao agradecer deputados e senadores pela aprovação da PEC fura-teto, que permitiu ao governo eleito cumprir promessas de campanha. Em 2016 políticos de esquerda sondaram a assessoria parlamentar o Exército brasileiro, para saber como o alto comando receberia uma decretação do estado de defesa. Este fato foi revelado pelo general Eduardo Villas Bôas, então comandante do Exército: “políticos de esquerda fizeram a consulta nos dias que antecederam o impeachment de Dilma Roussef”. Não houve até aqui nenhuma investigação sobre isto. Por que não aconteceu nada. Mas, na mesma entrevista a VEJA, publicada em 21 de abril de 2017, o comandante do Exército também manifestou preocupação com o “perigo” de surgir no país líderes populistas com discursos “politicamente incorretíssimos, mas que correspondem ao inconformismo das pessoas”.

Santa Teresinha

A sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebeu desde o dia 6/2 as relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus. A visita acontece no contexto do aniversário de 150 anos de nascimento de Santa Teresinha (1873), celebrado em 2023. Na programação, as relíquias serão levadas a 70 cidades brasileiras. No início de maio as relíquias de Santa Teresinha estarão em Natal. Santa Teresinha não só descobriu que no coração da Igreja sua vocação era o amor, como também sabia que o seu coração – e o de todos nós – foi feito para amar. A beatificação dela foi em 1923, a canonização em 1925, será celebrado o centenário de canonização em 2025.

Fuga

O secretário André Garcia, da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), está a caminho da Penitenciária Federal de Mossoró, aqui no Rio Grande do Norte, onde na quarta-feira (14) dois detentos são ligados a facção Comando Vermelho fugiram. Essas foram as primeiras fugas registradas no sistema penitenciário federal desde a criação dos presídios administrados pela União, em 2006.

Crise

No cargo há menos de um mês, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, enfrenta sua primeira crise. Caso inédito leva o governo Lula ao centro da crise sobre o apagão da segurança nacional; ministro da Justiça vai ser cobrado pela capacidade de reação e se depara com o constrangimento de não poder fazer críticas à gestão anterior.

Histórico

O RN não registra fugas nas unidades prisionais desde 2021. Alguns anos antes, em 2017, o Estado assistiu a uma rebelião generalizada na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, na Grande Natal, em ofensiva que deixou ao menos 26 presos mortos.

Sempre Mossoró A cidade de Mossoró e seus ineditismos. A mesma Mossoró do primeiro voto feminino é a mesma cidade do País onde ocorreu a primeira fuga em presídio federal.

Ibama

O professor Rivaldo Fernandes (PV) foi nomeado nesta quarta-feira (14) para comandar o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Rio Grande do Norte. A nomeação ocorre quase um ano após o presidente de honra do PV potiguar ser preterido para ocupar o comando do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Rio Grande do Norte.

Folia “Mostramos que é possível sim, realizar uma festa bonita, com shows gratuitos e com a participação popular, inclusive dos turistas, que abrilhantaram ainda mais o sucesso do Carnaval de Natal. Agradeço também as parcerias e, quero parabenizar todas as secretarias municipais que trabalharam incansavelmente durante os sete dias de folia para que tudo fosse realizado da melhor forma possível. O Carnaval de Natal só foi possível graças ao empenho de todos. Estou muito feliz. Superamos as expectativas. Podemos dizer, sem dúvida, que esse foi o maior carnaval de todos os tempos realizado na nossa capital”, avalia o prefeito de Natal, Álvaro Dias, sobre os dias de Carnaval na cidade.

Rejeição A desaprovação do presidente Lula entre evangélicos é de 57,1%, segundo levantamento Paraná Pesquisas. Só perde para a desaprovação do petista entre moradores da região Sul: 57,7%. Brasileiros que avaliam a terceira administração Lula como “péssima” (a pior avaliação) atingiu o maior nível desde o início de 2023: 29,8%, diz o Paraná Pesquisas. Em março de 2023 o número era de 22,9%.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas