domingo, 14 de abril, 2024
29.1 C
Natal
domingo, 14 de abril, 2024

Notas e Comentários

- Publicidade -

[ [email protected] ]

Cortaram a cerca
Os dois bandidos que fugiram de um presídio federal de “segurança máxima”, pela primeira vez na história, não é cena de Missão: Impossível 7, um dos maiores lançamentos dos cinemas em 2023, a aventura absurda de espionagem estrelada por Tom Cruise. O absurdo da fuga no Presídio Federal de Mossoró chama mais atenção pela fanfarrice, pela fragilidade do sistema, intitulada pelo ministro Ricardo Lewandowski, de “série de coincidências negativas”. Vejamos: Defeitos na construção do presídio, saíram pela luminária de cela, ultrapassaram um tapume de um obra na área do presídio e depois com alicate – que estava sendo utilizado na reforma das instalações – que corta arame, os bandidos cortaram as grades que os separavam do mundo exterior. Agora é esperar a apuração da saga destes dois detentos por parte do governo federal, que nunca antes na história deste País, vivenciou tal tipo de ocorrência. Detalhe: nem tudo foi filmado.

Sem traquejo

“Aconteceu numa terça-feira de carnaval e as pessoas estavam mais relaxadas”, disse o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, sobre a fuga de Mossoró. Lewandowski obedeceu ordem do presidente Lula, que do Egito, ligou para Lewandowski botar a cara na crise de Mossoró. O presidente Lula ligou e orientou o ministro a dar uma coletiva sobre fuga de presos de penitenciária em Mossoró (RN). Deu no que deu.

Luz no descaso

Com menos de 15 dias no cargo, o ministro Lewandowski, amarga o descaso do governo Lula com a segurança pública. Sem traquejo com a imprensa, em sua primeira coletiva falou demais e expôs falhas da gestão anterior, do então ministro Flávio Dino, futuro ministro do STF. “Algumas câmeras não estavam funcionando adequadamente. Assim como algumas lâmpadas, que poderiam detectar uma fuga”, disse o ministro. Vale salientar que o monitoramento por câmeras é visto em Mossoró e em Brasília.

Presença

O deputado federal, Paulinho Freire (União Brasil) prestigiou o prefeito, Álvaro Dias (Republicanos) na leitura da última mensagem anual do prefeito à Câmara Municipal de Natal. Paulinho é pré-candidato a prefeito de Natal e busca o apoio de Álvaro Dias para o pleito deste ano. Secretários municipais e pré-candidatos à prefeitura Rafael Motta e Joanna Guerra, acompanharam a leitura das galerias da CMN.

Coletiva

O secretário nacional de Políticas Penais, André Garcia, concedeu entrevista coletiva na manhã da quinta-feira (15) para falar sobre a primeira fuga de um presídio federal do Brasil, que ocorreu na madrugada da quarta-feira (14), na penitenciária de Mossoró. Falou o óbvio. “É muito provável que os procedimentos de segurança não foram empregados como deveriam ser”. André Garcia disse que o foco do Ministério da Justiça e Segurança Pública é a recaptura dos presos e garantir que uma nova fuga não volte a ocorrer.

Posse O sétimo bispo da Diocese de Mossoró, o carmelita Dom Francisco de Sales Alencar Batista, tomará posse no sábado (17), no adro da Catedral de Santa Luzia. A programação iniciará às 17h. O novo pastor será acolhido na praça da Catedral pelos familiares, autoridades, convidados e a comunidade em geral.

Movimento

Um levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) indica que o faturamento do setor de bares e restaurantes na capital potiguar chegou a 20% no período do Carnaval. O presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, destacou a organização dos shows nos sete Polos carnavalescos espalhados nas quatro regiões da cidade sem problemas graves que pudessem atrapalhar o funcionamento dos bares e restaurantes.

Silêncio

O prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira (Republicanos), prometeu mas não cumpriu. Ele disse que anunciaria logo após o carnaval quem ele apoiaria para a sucessão à prefeitura da cidade. O silêncio aumenta a tensão entre o secretário-chefe do Gabinete Civil, Homero Grec Sá, e demais pré-candidatos, como Kátia Pires, Wolney França, Vavá Azevedo, Irani Guedes e Salatiel de Souza, que inclusive marcaram presença em Pirangi, praia onde a folia de Parnamirim acontece.

Chuva
O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu uma alerta de chuvas intensas que engloba quase todo o RN. O alerta está ativo desde as 10h da quinta-feira (15) até as 10h da sexta-feira (16). A previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). De acordo com o alerta há “risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas

PERSE