domingo, 14 de abril, 2024
29.1 C
Natal
domingo, 14 de abril, 2024

Notas e Comentários

- Publicidade -

[ [email protected] ]

Xô patinho feio
A expressão “Sul Global”, usada com freqüência pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e outros integrantes do governo, refere-se a países localizados majoritariamente no hemisfério sul e que possuem desafios semelhantes de desenvolvimento econômico e social a despeito de contextos culturais heterogêneos entre si. O termo ganhou popularidade entre líderes políticos globais em meados de 2010. Em novembro de 2023, durante o Fórum Brasil de Desenvolvimento, Lula disse ser “muito chique” dizer que preside um país do Sul Global, e que não se sentia um “patinho feio” em reuniões com líderes europeus. A fala se deu porque, por muitos anos, países que não eram considerados grandes potências eram classificados como de “Terceiro Mundo”, “subdesenvolvidos” e “em desenvolvimento”. Ou seja, termos que remetem a uma inferioridade ante nações “desenvolvidas”. Para pesquisadores, o uso do termo tem o objetivo de projetar força política ao “reforçar a posição desses países a partir de um lugar fora do – ou até contrário ao – eixo de um ‘Norte’”. Por meio dessa postura, líderes de países do “Sul Global”, que antes estavam à margem das discussões políticas, conseguem conquistar espaço e relevância no cenário internacional.

Segue o baile

As buscas por Rogério da Silva Mendonça, 36 anos, conhecido como Tatu, e Deibson Cabral Nascimento, 34 anos, chamado de Deisinho, entraram para o 17º dia e não foi registrada nenhuma movimentação deles nesta semana por Mossoró e região. O Ministério da Justiça e Segurança Pública informou que a operação de captura segue integrada com outros órgãos de segurança federais, do RN e de outros estados, com mais de 600 agentes de segurança procurando os dois.

Denúncia

O parlamento natalense aprovou em segunda discussão, o Projeto de Lei de autoria da vereadora Nina Souza (PDT), que cria o Canal de Denúncias no Município de Natal, por meio do qual o cidadão poderá, de forma anônima ou não, levar ao conhecimento da administração pública a existência de fato ou ato ilegal praticado por pessoa física ou jurídica que seja beneficiada por recursos públicos. Para tanto, será obrigatória a divulgação de cartaz informando a disponibilidade do canal de denúncias em todas as repartições públicas da capital potiguar.

Advogado

Projeto de Lei do deputado estadual Hermano Morais (PV) propõe o Dia Estadual de Conscientização e Combate à Violência contra a Advocacia. O parlamentar lamentou mais um assassinato de uma advogada no Estado. “Um acontecimento triste que se repete nesse início de ano. Mais uma advogada morta de forma violenta, executada, pelas características do crime”. Hermano se referiu à Andrea Teixeira, de 44 anos, que foi assassinada na madrugada da quarta-feira (28) dentro do condomínio onde morava, em Nova Parnamirim, ao lado do namorado Lenivaldo Castro, de 52 anos, que também perdeu a vida.

Estrada Será nesta sexta-feira (1), a audiência pública convocada pelo deputado estadual Adjuto Dias (MDB) para discutir a recuperação da malha rodoviária da região do Seridó. O debate vai acontecer em Caicó, a partir das 9h, na sede da Câmara Municipal, centro da cidade.

Desvio

O deputado estadual José Dias (PSDB) denunciou em pronunciamento na ALRN que destinou emendas para os municípios de São Miguel do Gostoso, Monte das Gameleiras e Guamaré. Destinou também para o Hospital Varela Santiago, para a Paróquia dos Mártires de Cunhaú e Uruaçú, além da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras. “O Governo do Estado simplesmente substituiu o destino dessas emendas. Destinaram R$ 300 milhões para pagamento do Tribunal de Justiça do RN e excluíram R$ 400 milhões referentes às emendas de 2023, desrespeitando a palavra dada e prejudicando esses municípios e essas instituições que aguardavam receber esses recursos”, denunciou.

Carência

A Prefeitura do Natal realizou na quarta-feira 28 o sorteio para definir quais crianças poderão ser matriculadas em creches da rede municipal de ensino para o ano de 2024. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, 1.208 crianças ficaram sem vaga. Ao todo, 4.957 crianças foram inscritas para participarem do sorteio. Mas só foram disponibilizadas 3.749 vagas. Natal continua sem conseguir garantir a todas as crianças a oportunidade de ingressar em creches, problema que se arrasta há anos.


A Mood, empresa da Moura Dubeux com produtos voltados para a classe média, inaugurou o “Espaço Mood” para clientes e corretores na “Casa Jardim”, zona Sul de Natal.

A Câmara Municipal de Natal deu parecer favorável ao Projeto de Lei apresentado pelo vereador Aroldo Alves (PSDB), que dispõe sobre a criação e implantação do Programa “Jovem Financista” nas escolas do município.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas

PERSE