quarta-feira, 22 de maio, 2024
30.4 C
Natal
quarta-feira, 22 de maio, 2024

Notas e Comentários

[ [email protected] ]

Chuchu cobra entusiasmo

Se até Geraldo Alckmin (PSB), vice-presidente, cobra entusiasmo dos ministros do governo Lula 3 é porque a coisa está complicada no governo federal. Na cena política, Alckmim é conhecido como Picolé de Chuchu. Quem popularizou a expressão abraçada pelo próprio petismo foi o colunista José Simão, durante as eleições de 2002 para o governo de São Paulo. De acordo com Simão, “Picolé de Chuchu” se refere ao estilo “insosso” do ex-tucano. Ontem Alckmin pediu ‘entusiasmo’ a Rui Costa em reunião ministerial. O vice-presidente enviou um bilhete quando o ministro da Casa Civil fazia um balanço das ações do governo. O gesto gerou risos e confundiu o ministro da Casa Civil, que achou inicialmente ser uma ordem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “O presidente está pedindo para que eu fale com mais entusiasmo aqui. Vamos lá”, disse Rui Costa. Logo depois, ele foi avisado que o pedido havia sido feito por Alckmin. Rui Costa estava falando sobre os números das ações do governo. “Foi o Alckmin que pediu para que eu fale com mais entusiasmo aqui. Mas os gráficos e os números falam por si só”, completou.

MDB em SGA

O vice-governador, Walter Alves (MDB) anunciou no início das semana, o apoio ao prefeito de São Gonçalo do Amarante, Eraldo Paiva (PT). Walter anunciou união do grupo em reunião com Eraldo, vereadores Clóvis Júnior, Professor Tico e Getulio Maciel, o suplente Enilton, o pré-candidato a vereador Pedro Lira (filho de Dr. Lira); o ex-vereador Clóvis Barbosa; e Edson Andrade. Ao lado de Walter o ex-senador, Garibaldi Alves Filho. Em 2020, o MDB apoiou a chapa Paulo Emídio prefeito e Eraldo vice, que assumiu a gestão com falecimento de Paulo Emídio, aos 59 anos, em maio de 2022.

Perseguição

Entrevistada ao Podcast Conexão Oeste, apresentado pelo radialista Gilson Cardoso e pelo jornalista Ismael Sousa, a professora Ludimilla Oliveira falou sobre o momento de angústia, desespero e perseguição ideológica que passou após ser escolhida na lista tríplice como reitora da Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA. A professora conta que se não fosse pela intervenção de Deus, poderia ter morrido ou até mesmo cometido suicídio.


Partido

O superintendente Dnit/RN, Getúlio Batista, assumiu a presidência do recém-criado Partido Renovação Democrática (PRD 25), resultado da fusão entre o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e o Patriota. O novo partido já nasce com um prefeito (município de Canguaretama), quatro vice-prefeitos e mais de 50 vereadores no Rio Grande do Norte, e teve a fusão homologada por unanimidade pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no fim do ano passado.

Filiação

No próximo dia 23, a partir das 13h, o partido União Brasil, dirigido no RN pelo ex-senador José Agripino e que tem como pré-candidato a prefeito de Natal o deputado federal Paulinho Freire, receberá varias filiações, entre elas a do comunicador Luiz Almir. Será no Oásis Recepções. São aguardadas as presença dos senadores Rogério Marinho e Styvenson Valentim, prefeito Álvaro Dias e do presidente da Câmara, Ériko Jácome.

Podemos

O Podemos-RN promoveu no sábado (16) o Encontro Estadual da legenda e filiou novos membros. Agora, integram o Podemos os prefeitos Hudson Brito (Santana do Seridó); Amazan (Jardim do Seridó); Kerles Jácome (Marcelino Vieira); José Adolfo (Francisco Dantas); e Fernando Bezerra (Acari), que também tomou posse como presidente estadual do Podemos. Além dos prefeitos, o vereador de Natal Preto Aquino também passou a fazer parte da legenda para as eleições deste ano. O senador Styvenson Valentim diz que a chegada dos novos nomes reforça o partido para as próximas campanhas. O pré-candidato a prefeito de Natal, Paulinho Freire (União Brasil), esteve presente na cerimônia e reforçou a parceria com o senador Styvenson Valentim.

Abreu e Lima

A Andrade Gutierrez e a Novonor (antiga Odebrecht) estão de volta à refinaria que foi pivô da Operação Lava Jato. As duas empresas estão entre as vencedoras da licitação para as obras de complementação da Rnest. A construção deve ter início no segundo semestre deste ano. Procurada, a Petrobras não respondeu até a informação do Estadão.

Arena 10 Anos

Em relação a matéria sobre os 10 Anos da Arena das Dunas, publicada na edição da TRIBUNA DO NORTE deste domingo, a informação correta é que: “um estudo da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) constatou que os efeitos econômicos da Arena das Dunas em dez anos, desde o início de sua construção, representou, em média, 0,4% do PIB de Natal”.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.

Últimas Notícias
Notícias Relacionadas