segunda-feira, 17 de junho, 2024
23.4 C
Natal
segunda-feira, 17 de junho, 2024

Previdência dá canseira…

Natal está relacionada para o mutirão de perícia médica do INSS. O Ministério da Previdência Social iniciou nessa segunda-feira (23), por Maceió (AL), o que chamou de “maior mutirão de perícia da história da Previdência”. A etapa de Natal está prevista para o mês de novembro, junto com outras capitais nordestinas. O segurado que desejar adiantar a perícia pode ligar na Central 135 ou acessar o MEU INSS.

… nos segurados e na justiça
Mas, nem só de perícia médica vive o INSS. O órgão previdenciário dá canseira até na justiça. Segurados que tiveram causa ganha contra o instituto esperam por meses a implantação de seus direitos. A justiça aplica multas, mas nem sempre são suficientes para acelerar a implantação dos benefícios.

Senado quer proibir venda de cigarros em pontos específicos
Supermercados, bancas de jornais e lojas de conveniência são algumas das categorias de estabelecimentos comerciais que não poderão mais vender cigarros e outros produtos de tabaco, caso seja convertido em lei um projeto (PL 4.605/2023) que começou a tramitar na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), do Senado federal.


O senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) espera que a restrição de vendas contribua para o desestímulo ao consumo de tabaco.


Divórcio no STF
Os ministros do Supremo Tribunal Federal – STF decidirão nesta quarta-feira (25) se a separação judicial é requisito para o divórcio e se ela subsiste como figura autônoma no ordenamento jurídico brasileiro. A Emenda Constitucional nº 66/2010 que alterou a redação do art. 226, § 6º, da Constituição Federal, não mais se exige prévia separação de fato ou judicial para o pedido de divórcio.

Fruticultura em destaque
A chegada do diretor técnico do Idema, Werner Farkatt, à diretoria geral do Órgão, garante ao setor de hortifruticultura um importante defensor. O novo diretor comemorou recentemente a escolha do Brasil para sediar a Feira Mundial de Hortifruticultura em 2024. “E o RN estará, mais uma vez, presente com todo seu protagonismo na fruticultura!”, disse alertando que o RN é destaque no Brasil na produção de frutas. “O setor é o mais pujante do agronegócio potiguar. O estado produziu, em 2022, cerca de 350 mil toneladas de frutas. Desse total, cerca de 260 mil foram exportados”, lembra.

Agilizando o licenciamento
A propósito, o Idema festeja o sucesso do mutirão de dispensa de licença para a agricultura irrigada que ocorreu semana passada no município de Felipe Guerra-RN. Uma equipe do órgão esteve no local em atendimento ao público-alvo na sede do Sintraf-FG, garantindo a agilidade no processo de licenciamento.

Eita Camarão Gostoso!!!
Lançado para a imprensa no último sábado, o Festival Eita Camarão Gostoso vai realizar sua 3ª edição de 09 a 19 de novembro de 2023, em São Miguel do Gostoso. Serão mais de dez dias de muita gastronomia, tendo o camarão como elemento principal. “Eita Camarão Gostoso!” é uma iniciativa das empresas AEGostoso, Camanor e Potiporã, com o apoio da Prefeitura de São Miguel do Gostoso, do Condomínio VELA – Santo Cristo e da Adega São Cristóvão.

Fernando de Noronha
O Conselho Distrital dos moradores da ilha de Fernando de Noronha aprovou mudanças nas normas para residentes e familiares. Uma delas altera de 10 para 25 anos o tempo para concessão da carteira de morador permanente. Também está se criando uma nova categoria de frequentadores da ilha: “a serviço”. Foi alterada para 30 dias por ano a isenção da Taxa de Preservação Ambiental (TPA) para parentes de segundo grau de moradores.
O texto será submetido à gestora da ilha para que as regras entrem em vigor.

Memórias afetivas
O arcebispo emérito Dom Jaime Vieira Rocha celebrou a missa de corpo presente de Iêda Gurgel, filha do saudoso Salviano Gurgel. “Nossa homenagem à sua memória. A sua vida muito nos marcou nos tempos da Fazenda Cruzeiro, em Tangará”, relembrou Dom Jaime que nasceu na fazenda.

Caso Joaquim
Em Júri popular na cidade de Ribeirão Preto/SP, padrasto do menino Joaquim, morto em 2013 com uma superdosagem de insulina, foi condenado a 40 anos de prisão. A mãe foi absolvida.

Stopover
As companhias aéreas Gol e Latam lançaram um serviço de paradas gratuitas em viagens com conexões no Aeroporto de Brasília. O “stopover” deve ser solicitado na hora da compra da passagem e não tem nenhum custo adicional. A permanência mínima é de 12 horas ou até três dias se o voo for Latam.

EITA CAMARÃO GOSTOSO
Emanuel Neri, Umberto Montalto, Suzy Leal, Suzano Motta, Anne Medeiros e Gustavo Farache no lançamento do festival em São Miguel do Gostoso – Foto: Cedida
MEIO AMBIENTE
Novo diretor Geral do IDEMA Werner Farkatt foi anunciado ontem pela governadora Fátima Bezerra – Foto: Sandro Menezes

Artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor

Últimas Notícias
Notícias Relacionadas