sexta-feira, 24 de maio, 2024
25.4 C
Natal
sexta-feira, 24 de maio, 2024

Puro-sangue

Itamar Ciríaco
[email protected]

Quando uma chapa eleitoral é formada por candidatos de um mesmo partido, dizem que está é: “Puro Sangue”. A origem do termo vem da raça de cavalo puro-sangue inglês, também conhecida como “Thoroughbred”, criada na Inglaterra no século XVII. O objetivo original dos criadores era criar um cavalode corrida mais rápido e forte. Eles alcançaram isso cruzando cavalos de raças árabes e espanhóis com cavalos ingleses de trabalho.

Pois bem, assim como na história do cavalo inglês, ou da chapa eleitoral, o ABC parece estar em busca de uma identidade “puro sangue”, fora das quatro linhas, para tentar se recuperar na temporada, dentro das quatro linhas.
A aposta na dupla de origem “puro sangue” potiguar: Francisco Diá e Álvaro Brito, coordenador de futebol e vice-presidente de futebol, respectivamente, apontam para a escolha desse perfil por parte da presidência de Bira Marques.
O “trauma” gerado pela passagem pouco proveitosa do “estrangeiro” Marcelo Segurado parece ter deixado marcas e, depois da negociação frustrada com o potiguar Gustavo Cartaxo, que retornaria ao clube, já com essa marca da solução local, a ideia da “prata da casa” foi mantida e dividida entre Diá e Brito.
Dessa forma, inclusive para seguir a tradição da formação do “puro sangue” cuja criação necessitou da inserção do DNA de raças originárias de outros locais, o técnico Marcelo Cabo, que é carioca, complementa o tripé do comando do futebol abecedista que disputará o Campeonato Brasileiro da Série C.
Hoje, o puro-sangue inglês é considerado um dos cavalos de corrida mais prestigiados do mundo. Resta saber se, no ABC, a ideia renderá frutos no futebol. A torcida não aguenta mais “cavalos paraguaios”.

SAF x Associação

A Nota Oficial da Associação América, em resposta ao vazamento de um documento com possíveis valores a serem cobrados pela SAF, referentes a rescisões contratuais de atletas e da comissão técnica de 2023 foi muito bem escrita em termos jurídicos. Nela, há a negação do débito não afirmando que este não possa existir, mas sim dizendo que não existem notificações oficiais à respeito do assunto, nem documento assinado que comprove uma possível dívida. Para arrematar com “chave de ouro”, dentre outras coisas, a Nota Oficial cita que está preocupada com o vazamento de documentos que seriam protegidos por contrato de confidencialidade e que deveriam, em tese, estar sob proteção da SAF. Dessa forma, caso haja a comprovação de vazamento intencional estaríamos diante de uma evidente quebra de contrato, motivo jurídico suficiente para rescisão unilateral e cobrança de multa por parte da Associação em relação à SAF.

Sub-17

A edição 2024 do Campeonato Potiguar Sub-17 já tem participantes e sistema de disputa. Os detalhes da competição foram definidos no segundo Conselho Técnico, realizado na sede da Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol. Quinze times confirmaram participação, e foram divididos em dois grupos, um com sete clubes e outro com oito equipes, determinados em sorteio.

Sub-17 1
A data prevista para o início do torneio é dia 25 de maio. Os clubes se enfrentam dentro do grupo. Os quatro melhores classificados de cada grupo avançam para as quartas de final. Os vencedores se classificam para a semifinal e final. Todas as fases serão em jogo único, sem vantagem.
Sub-17 2
Os Estádios indicados para jogo são an Arena América, Barrettão, Frasqueirão, Pascoal de Lima, além do Juvenal Lamartine. Assim como acontece no Potiguar Sub-15, os jogos no Estádio Juvenal Lamartine terão transmissão ao vivo no canal da TV FNF no YouTube.

Sub-17 3 Os grupos e confrontos da primeira rodada foram definidos por sorteio.. GRUPO A: ESTRELA POTIGUAR X QFC, AMÉRICA X PARNAMIRIM, CENTENÁRIO X FÁBRICA DE CRAQUES e MONAMY X SANTA CRUZ // GRUPO B: ALECRIM X MONTE LÍBANO, RIACHUELO X POTIGUAR DE MOSSORÓ e POTYGUAR SERIDOENSE X ABC. O Globo folga na primeira rodada.

Baixinho

Romário foi inscrito na noite desta terça-feira (16) no Boletim Informativo Diário (BID) e oficializou o retorno aos gramados. Presidente do America-RJ, ele atuará por seu clube do coração para disputar a Segunda Divisão do Campeonato Carioca. Campeão com a Seleção Brasileira da Copa de 1994, ele tem 58 anos e estava fora do futebol desde 2009, quando se aposentou pelo mesmo America, time do qual seu pai Edevair era torcedor e de quem herdou o amor pelo clube. Ele assumiu a presidência do clube em fevereiro deste ano.

Baixinho 1

Romário perdeu muito peso recentemente e, nas redes sociais, ficaram famosos os vídeos com suas belas jogadas e gols nas disputas de campeonatos amadores e peladas no Rio de Janeiro, além de sua presença constante e tradicional nos jogos de futevôlei pelas praias cariocas. A Segunda Divisão do Carioca começa no dia 18 de maio. Ele pode formar dupla com o filho, Romarinho, que reforçará o América na competição.

Futsal
A A Seleção Brasileira vai disputar a Copa do Mundo de Futsal no Uzbequistão, entre os dias 14 de setembro e 6 de outubro. O Brasil busca o sexto título da Copa do Mundo FIFA.

Últimas Notícias
Notícias Relacionadas