quinta-feira, 15 de fevereiro, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 15 de fevereiro, 2024

Racismo não!

- Publicidade -

Esportes de Primeira

[email protected] (Itamar Ciríaco)

Uma medida importante foi tomada para tentar vencer a guerra contra o racismo aqui no Rio Grande do Norte. A Lei Nº 11.613, que determina a implantação da Política Estadual “Vini Jr.” de combate ao racismo nos estádios e nas arenas esportivas foi sancionada. Entre as ações, está a interrupção da partida em andamento quando houver denúncia ou reconhecida manifestação de conduta racista por qualquer pessoa presente.

Para isso, deverá ser implantado um protocolo com as seguintes normas: Qualquer cidadão poderá informar a qualquer autoridade presente no estádio acerca da conduta racista de que tomar conhecimento; Ao tomar conhecimento, a autoridade obrigatoriamente informará imediatamente ao plantão do juizado do torcedor presente no estádio, ao organizador do evento esportivo e ao delegado da partida, quando hou-ver, e, logo que for possível, ao Ministério Público, à Defensoria Pública, à Comissão de Defesa do Consumidor, dos Direitos Humanos e Cidadania da ALRN e à Delegacia Especializada responsável pela Repressão aos Crimes de Racismo; O organizador do evento ou o delegado da partida solicitará ao árbitro ou ao mediador da partida a interrupção obrigatória de que trata a alínea “c” do inciso I do art. 3º desta Lei; A interrupção se dará pelo tempo que o organizador do evento ou o delegado da partida entender necessário e enquanto não cessarem as atitudes reconhecidamente racistas; Após a interrupção e em caso da conduta racista praticada conjuntamente por torcedores ou de reincidência de conduta reconhecidamente racista, o organizador do evento esportivo ou o delegado da partida poderá informar ao árbitro ou mediador da partida quanto à decisão de exercer a faculdade de encerrar a partida nos moldes da alínea “c” do inciso II do art. 3º desta Lei.

Dia de rei

A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados discute a criação do Dia do Rei Pelé. O Projeto de Lei 3928/23, que sugere a criação da data, a ser comemorada no dia 19 de novembro, é de autoria do deputado Felipe Carreras (PSB-PE). O parlamentar cita no requerimento o “legado eterno” deixado pelo jogador por causa de sua contribuição ao Brasil e para o esporte em geral. A pauta ainda será levada ao plenário da casa. A data faz referência ao dia em que Pelé marcou o seu milésimo gol. O lance histórico foi alcançado em cobrança de pênalti na partida entre Vasco e Santos, válida pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa, no Maracanã, em 1969. Após mandar a bola para o fundo das redes do goleiro Andrada, o gramado foi invadido por jogadores que estavam no banco de reservas, torcedores e jornalistas, com o Rei do Futebol sendo carregado nos ombros.

Estadual
Tudo certo para a primeira rodada do Campeonato Estadual, faltando confirmar apenas locais e horários dos jogos, uma vez que algumas equipes ainda não determinaram os locais onde mandarão seus jogos. Mais uma vez, alguns estádios estão sem os laudos obrigatórios para funcionamento. Algo que se repete ano pós ano no futebol potiguar e que parece não ter uma solução imediata em vista. A Resolução 032/2023 da Federação local estabelece o prazo de 22 de dezembro para os clubes oficializarem os estádios onde irão mandar seus jogos. Após a confirmação, a FNF irá detalhar as datas e horários dos confrontos.

Estadual 1
Na primeira rodada quem tem o “osso” mais duro para roer é o ABC. O clube joga fora de casa contra o Potiguar de Mossoró. Já o América recebe o Santa Cruz, enquanto o Baraúnas enfrenta o Força e Luz e o Potyguar encara o Globo. O início da competição está marcado para o dia 10 de janeiro, seguindo até o dia 7 ou 14 de abril. No primeiro turno, os jogos são de ida e volta, e acontecerão durante a semana e nos finais de semana. Após as seis rodadas e semifinal, a final do primeiro turno está prevista para os dias 17 ou 18 de fevereiro. Segundo o calendário, o Campeonato Potiguar 2024 se encerrará antes do início do Campeonato Brasileiro Séries C e D, marcado para o dia 21 de abril. Com 15 datas previstas para o Estadual, o calendário entra em consonância com os calendários da Copa do Nordeste e Copa do Brasil. Uma nova reunião será marcada com os clubes para a realização de um sorteio que definirá os mandos de campo do segundo turno.

Feminino

A final do Campeonato Potiguar Feminino será no próximo domingo (10) entre União e Alecrim, no Estádio Juvenal Lamartine. O União venceu o Potyguar Seridoense por 5 a 2 e garantiu sua vaga na grande final. Gols de Day, Thays, Yasmin (contra), Mirla e Dani para o União. Wanessa marcou duas vezes para o Leão. No segundo confronto, o Alecrim venceu o ABC e garantiu a segunda vaga na final da competição. O jogo terminou o tempo regulamentar empatado em 1 a 1. Vitória abriu o placar para o Verdão, e Laura empatou para o Alvinegro. Nos pênaltis, o Alecrim levou a melhor por 5 a 4.

Melhores

Começou a votação para o Prêmio Brasileirão 2023. Até o dia 8 dezembro, profissionais de imprensa, capitães de clubes, treinadores e treinadoras de todas as regiões do Brasil vão eleger os melhores do Brasileirão Assaí e Brasileirão Feminino Neoenergia. Entre as categorias estão: Seleção do Campeonato; Craque; Melhor Treinador e Revelação. A festa de premiação acontecerá no início da temporada de 2024, para que não haja interferência nas férias dos jogadores. A data da premiação será anunciada em breve. No plano local, muita polêmica devido à má qualidade dos times de ABC e América na temporada. Ainda assim, a Jovem Pan News Natal elegeu os 11 do ano e o craque da temporada ficou com Matheus Anjos, ex-meia do Alvinegro.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas

Guardando as máscaras