sábado, 18 de maio, 2024
28.4 C
Natal
sábado, 18 de maio, 2024

Reforma Tributária e ZPE

- Publicidade -

Rosalie Arruda
[email protected] 

A Reforma Tributária (PEC45/19) aprovada no Senado e que tramita na Câmara dos Deputados poderá inviabilizar a implantação da Zona de Processamento de Exportação de Macaíba – ZPE Macaíba. A iniciativa de resgatar o antigo processo da ZPE foi do deputado estadual Kleber Rodrigues (PSDB), no mês passado, mas pode não prosperar.
Com a aprovação da reforma cairão os benefícios fiscais concedidos a empresas que se instalam em regiões mais remotas do país. O diferencial para atrair indústrias passará a ser o que os estados tem a oferecer em termos de infraestrutura, educação e capacitação.

Vulnerabilidade Social
Já em vigor a lei apresentada pela deputada Eudiene Macedo (PV) que propõe as empresas privadas acolherem em seus quadros de funcionários, cidadãos transexuais e travestis. A ideia da parlamentar é conceder respeito e dignidade a um grupo, com maior dificuldade em conseguir trabalhos formais, pelos preconceitos enfrentados.
A lei 11.587, sancionada pela governadora Fátima Bezerra (PT), foi publicada no Diário Oficial do Estado dessa quinta-feira (9) e instituiu reserva de 5% das vagas de emprego para aqueles em situação de vulnerabilidade social.

Parcelamento garante plantões em atrasos
Selado acordo entre o Governo do Estado e cooperativas médicas para o pagamento dos plantões médicos atrasados, prestados em diversos serviços da rede SESAP e SMS Natal. A medida foi conciliada pelo Ministério Público Federal no RN.
O valor total devido a Cooperativa Médica do RN e a SAMA soma R$ 16.537.297,48 e será pago em sete prestações que vai até abril/24, tendo os valores de outubro/23 já sido adimplidos.
O Estado do RN ainda se comprometeu a evitar novos atrasos.

Negociações salariais em stand by
A dúvida do governo quanto a manutenção da alíquota do ICMS em 20%, projeto em tramitação no Palácio José Augusto, tem servido de argumento para as negociações salariais entre secretaria de Ad-ministração do Estado e os sindicatos de servidores públicos. Só depois da votação final, o governo deverá se posicionar com relação a algumas reivindicações.

Servidores para o SUS
O Governo do RN renovou com o Ministério da Saúde o convênio de cessão de servidores para exercício junto à Secretaria Estadual de Saúde. O ônus pela remuneração dos servidores da pasta federal é do próprio ministério.

Segundo ano consecutivo
O Boticário, eleito “Top dos Tops” na premiação máxima do Top Natal 2023, levou à festa do Solar Bela Vista os franqueados da empresa em Natal, Glenia Gentil, Glauber Gentil e Filipi Gentil, além da Diretora Comercial de Franquias do Boticário, Fernanda Reis e colaboradores da Gentil Negócios (foto 2).

A organização
Acertaram os organizadores do prêmio Top Natal 2023 pela elegante festa. A escolha do Solar Bela Vista trouxe aconchego ao público, o jazz da Banda de Laís Ferreira, executado na belíssima voz de Sâmela Ramos, deu um tom de bom gosto à noite.

Os anfitriões
Os premiados e seus convidados foram recebidos e saudados pelo presidente do Sistema Tri-buna, Henrique Alves, e o superintendente Fernando Fernandes, além dos diretores e jornalistas da Casa.
Ausência justificada
Ausência notada do empresário e suplente de senador Flávio Azevedo, que se recupera de uma covid inoportuna.

A Revista Top Natal
Vale registrar a belíssima Revista Top Natal, editada pela competente jornalista Margareth Grilo com excelentes reportagens de Matteus Fernandes e Líria Paz. A publicação registra a história de sucesso de 26 das 29 empresas citadas pelos natalenses como a marca mais lembrada, “revelando os melhores do mercado há 21 anos”.
A fotografia ficou a critério do experiente Alex Regis, e a diagramação e infografia foi de Lara Barreto. A Revista é uma publicação da Tribuna do Norte e da Consult Pesquisa – Natal.

Padroeira de Natal
A imagem peregrina de Nossa Senhora da Apresentação foi recebida pelo prefeito Álvaro Dias, nesta sexta-feira (10), na sede da Prefeitura. A visita da imagem abre a programação em homenagem à Padroeira de Natal.
Na ocasião, Álvaro Dias assinou a ordem de serviço para reforma da Pedra do Rosário, às margens do rio Potengi.

Transporte público no ENEM
Neste domingo (12), acontece a segunda fase do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) montou uma operação especial para o transporte público.

PERFUMARIA
O Boticário eleito “Top dos Tops”, a premiação máxima do Top Natal 2023 representado por sua diretoria – Foto: Alex Régis
PRODUÇÃO
Aluênia Alves e equipe do Comercial e Marketing da TN mostrando que sabe fazer acontecer na entrega do Top Natal 2023 – Foto: Mark Vinicius
SESSÃO CLICK
de Heitor Gregório com o Dir JP News Natal Erasmo Magno, superintendente TN Fernando Fernandes, diretora DoisA Engenharia Karol Lobo e a jornalista Fernandinha Souza aniversariante deste domingo (12) – Foto: Heitor Gregório

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas