quinta-feira, 15 de fevereiro, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 15 de fevereiro, 2024

RN amplia matriz energética em 2023

- Publicidade -

Rosalie Arruda

[email protected]


O RN foi o estado brasileiro que mais ampliou a matriz energética em 2023, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Dos 19 estados analisados ao longo do ano, o RN registrou 1.957,1 MW, seguido da Bahia (1.934,0 MW) e Minas Gerais (1.815, 7 MW). Só em outubro, quando houve o maior salto, foram 161,4 MW.


Nesse mês, o Brasil teve uma expansão de 7.799,1 megawatts (MW) de energia. Duas fontes, a eólica e a solar centralizadas, responderam por 89,8% desse avanço.

Petróleo e Gás na pauta do dia
O ex-CEO da 3R Petroleum, Ricardo Savini, volta ao RN para proferir palestra inaugural no Fórum Mossoró Oil & Gas Expo (Moge), maior evento do onshore do Brasil, com abertura nesta terça-feira (21) no Expocenter da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa). Ricardo Savini abordará o tema: Visão de futuro do setor de petróleo no Brasil.
As discussões contarão, também, com a participação das empresas operadoras Eneva e Mandacaru Energias, além da 3R Petroleum e PetroReconcavo, detentoras de ativos terrestres na Bacia Potiguar, especialmente na Região de Mossoró, anteriormente operados pela Petrobras.

Fogo amigo
Quer dizer que Jean Paul Prates, presidente da Petrobras, está na corda bamba como anunciou a imprensa paulista?
Duvideodo que caia “pra baixo”.


Diga lá que vou chegar mais tarde…
Para o leitor atento desta coluna, não foi nenhuma surpresa a intenção do deputado Luiz Eduardo de postular uma candidatura a prefeito de Natal pelo Solidariedade. Estava explícito nas suas falas e movimentações.
A ousadia é uma atitude bacana e o futuro político do parlamentar nem Mãe Dinah está mais aqui para opinar. Mas, o deputado convida para o pré-lançamento de sua candidatura na quinta-feira (23), no Plenarinho da Assembleia.

Cartas à mesa
A intenção dos membros do Instituto Conservador do Rio Grande do Norte de lançar o nome do deputado General Girão (PL) à Prefeitura de Natal, em evento na ZN, no último sábado, 18, foi aceita de bom grado pelo parlamentar.
Muito embora, os partidos representantes da direita no RN só devem mesmo anunciar um nome definitivo na 1ª semana de dezembro. Com o apoio do Instituto Conservador, Girão sai na dianteira mas deve enfrentar outro candidatos também pré-lançados.

Padrinho
O deputado federal João Maia acompanhou o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Eraldo Paiva, em visita ao superintendente da Caixa Econômica Federal, Tiago Pereira Neto, na manhã desta segunda-feira (20) em Natal.
Na pauta administrativa do prefeito, recursos para projetos já elaborados pela equipe do município visando o desenvolvimento da cidade.

Não chores por mim, Argentina!!!
O ultraliberal Javier Milei ganhou as eleições na Argentina. Só resta acreditar que o Papa Francisco, seu conterrâneo, tem forças com Deus e Los Hermanos consigam sobreviver. Do contrário, siga o conselho de Mario Quintana: “Se a tua vida não puder ser uma tragédia grega – por amor de Deus! – não a faças um tango argentino…”


Por do Sol do Potengi
O artista Flávio Freitas, velho parceiro da Paroquia do Bom Jesus, na Ribeira, se esmerou na criação da gravura que acompanha o convite de Padre Francisco Fernandes para apreciar o “Pôr do Sol do Potengi”, sob as bençãos da Paróquia.
O encontro anual acontecerá no sábado (25), às 15h30, na Rampa. Os cantores Diogo das Virgens, Preto no Branco, Kevin Ndjana e Pedro & Érick são os responsáveis pela música da tarde.
A renda do evento será revertida para as obras de evangelização da Paróquia.

Negócio lucrativo
Multiempreendedora e especialista em beleza, Natalia Beauty vem a Natal palestrar sobre inovação e empreendedorismo. Vale salientar que a profissional cobra R$ 8 mil para fazer sobrancelha – não é plástica – segundo release do Fórum Negócios Experience 2023, festival de empreendedorismo e networking do Brasil. O evento, em sua oitava edição, acontece entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro, no Centro de Convenções de Natal.

Colégio de Presidentes
O desembargador Eridson João Fernandes Medeiros, presidente do TRT-RN – 21ª Região, será o novo coordenador do Colégio de Presidentas, Presidentes, Corregedoras e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor). Ele foi escolhido nesta segunda-feira (20) pelos integrantes do colegiado, reunidos no TST, em Brasília, para mandato até novembro de 2024.

TURMA DE MEDICINA DE 70
A médica Marione Cortez Pessoa lança livro “Medo, Dor e Morte – os desafios da medicina que não são ensinados em sala de aula”, neste sábado (23), no Iate Clube – Foto: Gustavo Farache
AMIGO DA MARINHA
Diretor da Escola da Assembleia, José Bezerra Marinho recebe do vice-almirante Alexander Reis Leite a “Medalha Amigo da Marinha” – Foto: Assessoria

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas

Guardando as máscaras